O ENEJ - Encontro Nacional de Empresas Juniores, maior evento de empreendedorismo jovem do mundo, acontece de 14 a 17 de setembro, na capital do Rio de Janeiro, no centro de convenções Riocentro, na Barra da Tijuca. Com uma previsão de atrair mais de quatro mil jovens de todo o Brasil, a edição 2023 do festival será realizada 100% presencial. A programação contará com mais de 60 palestras magnas e roda de conversas sobre inovação, carreiras, mercado de trabalho, entre outros, ministradas pelo time da Brasil Júnior, apoiadores e parceiros. 

No palco principal, estarão presentes nomes de peso como a especialista em finanças e fundadora da Me Poupe!, Nathalia Arcuri, as jornalistas Fátima Bernardes e Mari Palma, e os empresários e influenciadores Bianca Andrade (Boca e Rosa), KondZilla e Breno Perrucho, que vão falar sobre educação e negócios. Além das palestras, ainda terá a apresentação de uma escola de samba. Para mais informações sobre o evento, acesse a página do ENEJ no Instagram

 Promovido pela  Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) desde 1993, em 2023 é organizado em parceria com a RioJúnior (Federação das Empresas Juniores do estado do Rio Janeiro). A federação possui 76 empresas juniores, dois mil empresários juniores, cerca de 2,4 mil projetos e soluções vendidas e já movimentou R$ 12 milhões na economia fluminense até o momento. 

O ENEJ tem como objetivo difundir e reforçar a importância da cultura empreendedora no Brasil, reunindo jovens para reconhecer os avanços e resultados já atingidos pelas empresas juniores, assim como capacitar e debater soluções inovadoras para o restante deste ano.

Cultura empreendedora no Brasil

No Brasil, o jovem, tradicionalmente, ainda empreende muito pouco. Um estudo realizado pelo SEBRAE mostra que a faixa etária entre 18 e 24 anos é a que menos se arrisca a abrir um negócio próprio, representando apenas 6,8% dos empreendedores do país. Mas, de acordo com uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios (NuBe), a postura empreendedora construída a partir das experiências nas empresas juniores é algo que se destaca e permanece na formação pessoal e profissional dos jovens, sendo um potencializador para a carreira e um diferencial para que eles encontrem espaço no mercado de trabalho. 

Segundo o Presidente Executivo da Brasil Júnior, Pedro Casé, é importante provocar nos jovens a vontade de empreender as mudanças que eles querem ver no país. “Fortalecer a cultura empreendedora é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil. E a nossa missão é formar, por meio da vivência empresarial, lideranças que vão transformar o nosso país nos próximos anos”, diz. 

O estudo mostra que, entre 2019 e 2020, 52,98% dos estudantes que fizeram parte do movimento de empresas juniores conseguiram uma vaga de emprego em até três meses depois de formados, contra apenas 14,87% dos recém-formados que não passaram por essa experiência. 

O ENEJ23 terá ainda a presença de grandes empresas, como IFood, Bradesco, Ambev, Lojas Renner, Alpargatas, Azul, Bridge & Co, Algar Telecom, Integration, Prudential, Raízen, Agência Kottler, Ternium, Stone, Academia do universitário, Schneider Eletric, Vivo, XP, Visagio, Reserva, Supergasbras,  Grupo boticário, Itaú, Vale, Icatu, cheers, Uma Penca, Academy Abroad, Sebrae, Fundação Estudar.

SERVIÇO

ENCONTRO NACIONAL DE EMPRESAS JUNIORES 

Quando: de 14 a 17 de setembro

Horário: das 9h às 23h

Local: RIOCENTRO -  Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!