Em uma história inspiradora de empreendedorismo, a oportunidade e o acaso foram quesitos fundamentais para que o capixaba, Rodrigo Ressurreição, hoje com 37 anos, se tornasse o fundador e CEO de uma empresa de serviços de limpeza e higienização de estofados.

Tudo começou quando, devido à crise de 2016, sua irmã perdeu o emprego. Nesse período, Rodrigo já tinha o desejo de empreender, mas por trabalhar integralmente em uma empresa, não poderia estar à frente do negócio. Com o desemprego da irmã, enxergou a oportunidade de ter uma pessoa de confiança junto com ele no negócio, então fez a proposta para que ela tocasse o operacional, enquanto administrava e cuidava das questões burocráticas, e ela aceitou. Hoje comanda uma rede com 153 unidades que fatura R$21 milhões com limpeza de estofados.

Visão empreendedora

O próximo passo era criar o modelo de negócio. Como trabalhava durante o dia, Rodrigo usava as madrugadas para pesquisar qual seria o melhor nicho para atuar.  Foi quando, em uma das noites, notou que o sofá da sua casa estava sujo, e não sabia como poderia limpar. Então, surgiu a ideia de prestação de serviço, levando em conta que todo mundo tem sofá, mas não sabe como limpar, e que o custo-benefício da limpeza seria menor do que a troca do móvel. Assim nasceu a Total Clean, em outubro de 2016.

O empreendedor que começou a vida profissional aos 15 anos como estagiário, e por volta dos 30 anos, já com formação em administração, logística e MBA em Gestão empresarial, atuava como supervisor de vendas em uma empresa de construção civil. Rodrigo tinha como hobby, a venda e compra de carros, e acumulou a quantia de R$ 20 mil, com esse valor deu o pontapé inicial do negócio. 

Os primeiros clientes foram dentro do próprio condomínio, um atendimento porta a porta, que passou a ter a sua divulgação através de panfletos pelo bairro. Com cerca de três atendimentos diários, em três meses o faturamento bruto foi de R$10 mil. Em oito meses de atuação, Rodrigo já recebeu de volta o valor investido.

Hora de alavancar

Já em 2017, sua irmã conseguiu recolocação profissional em sua área de atuação, e Rodrigo assumiu 100% da Total Clean. Foi para São Paulo fazer um curso de limpeza de estofados para aprimorar o negócio, quando encontrou outros investidores, entre eles, dois jovens chamaram a sua atenção, pois iam abrir o negócio em Curitiba, e estavam com dificuldades para montar a empresa.

Durante uma conversa com eles, percebeu que seria uma oportunidade de licenciar a marca, e ter uma nova fonte de lucro, feito isso, o sucesso de operar em outros estados, permitiu que alcançasse a marca de 32 licenciados.

Então, Rodrigo reconheceu que era a hora de alavancar, e deu o próximo passo, que era formatar o negócio no modelo de franquia. Certeiro desde o início, a rede de franquias atua em formato Home Based, e oferece treinamento de três dias, dividido entre gerencial e operacional. O valor de investimento inicial é de R$29 mil, com faturamento médio mensal de R$15 mil. Atualmente possui 156 unidades e teve um faturamento de R$21 milhões em 2022, e prevê um faturamento de R$30 milhões em 2023. A Total Clean se tornou uma referência na limpeza de estofados no Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!