Com um público cada vez mais conectado à vida de influenciadores digitais, o formato IRL se tornou uma tendência em 2023 no universo de produtores de conteúdo. A sigla, que significa In Real Life, consiste em realizar uma transmissão ao vivo com a câmera posicionada de maneira que represente os olhos do espectador, provocando na audiência a sensação de estar no mesmo ambiente do criador de conteúdo. Durante a transmissão ainda é possível fazer comentários e mandar perguntas para quem está transmitindo, aproximando ainda mais o público daquela realidade. 

Luan Kovarik, o influenciador ‘Jon Vlogs’ e fundador da Hypebud , agência de marketing de influência, é dos principais precursores da IRL na Twitch, plataforma de streaming do mundo gamer, e viu nesse formato de gravação uma oportunidade para marcas também aproveitarem esse espaço para divulgarem seus produtos. “Em épocas como a Black Friday, em que empresas disputam a atenção dos consumidores, o que vai ser determinante é  a forma como cada player vai divulgar seu conteúdo, produtos e serviços. O formato IRL permite que a marca mostre o produto de uma forma mais transparente e genuína, ficando mais fácil de se conectar com o cliente”, comenta o influenciador. 

O executivo e precursor traz três motivos do porquê uma empresa deve usar IRL para divulgar produtos na Black Friday e em outras datas comemorativas.

Maior alcance e engajamento

Diferentemente das lives, as IRLs podem durar por horas e alcançam milhares de espectadores simultâneos e visitantes únicos, visto que muitas plataformas notificam os seguidores quando você está ao vivo. Além disso, o engajamento é mais orgânico e autêntico, pois para o espectador é como se ele estivesse no mesmo ambiente que o influenciador, gerando a sensação de urgência, de que ele também quer ter o produto. 

Demonstração do produto de forma autêntica

O influenciador pode inserir o produto ou serviço durante a IRL e mostrar como ele funciona com naturalidade e de uma forma verdadeira e humana, evitando que o consumidor seja enganado. Para a marca, a ferramenta mostra credibilidade, o famoso “quem sabe faz ao vivo”, além de permitir que o influenciador responda e dê dicas sobre o produto instantaneamente. 

Mensuração de resultados

As análises e métricas em tempo real durante as transmissões permitem avaliar a eficácia da estratégia de divulgação e ainda receber comentários do que o público está achando do produto, ficando mais fácil ajustar o serviço, caso seja necessário. 

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