A Bossanova, uma das mais ativas empresas de venture capital da América Latina, anuncia hoje (31) sua nova marca e novo posicionamento no mercado. Agora como Bossa Invest, a empresa terá um novo CEO, Paulo Tomazela,  que comandará a Bossa com o apoio de João Kepler, que se torna CVO (Chief Visionary Officer), reforçando o seu papel de relacionamento com os empreendedores e investidores. 

Empresa terá um novo CEO, Paulo Tomazela,  que comandará a Bossa com o apoio de João Kepler, que se torna CVO
Divulgação
Empresa terá um novo CEO, Paulo Tomazela, que comandará a Bossa com o apoio de João Kepler, que se torna CVO


Além disso, a Bossa anuncia outras novidades: a Clubb.vc, uma plataforma de educação, informação e investimento para ampliar o conhecimento sobre Venture Capital; uma área de Dados & Reports para trazer mais qualidade, assertividade e tendências; e mudanças na gestão do relacionamento com os co-investidores e startups investidas, incluindo novo app de acompanhamento dos investimentos, plataforma de mentoria e aceleração das startups, gerando mais valor para toda a rede e fortalecendo a missão de tornar o ecossistema da empresa ainda mais  interligado. 

Paulo Tomazela é um executivo com ampla experiência no mercado de Venture Capital, que já foi sócio e conselheiro de múltiplas companhias, executivo da Fiat por 7 anos e Head de Fundos da KPTL. Seu papel será de agregar ao novo momento da Bossa sua experiência em gestão, reforçando o planejamento e a qualidade nos investimentos e liderando o time interno que dá sustentação a este ambiente. 

“Assumir o cargo de CEO da Bossa é algo muito desafiador, muito apaixonante, e estou muito feliz de participar desse sonho de tornar a empresa referência de uma plataforma completa para o mercado, indo além do Venture Capital e agregando cada vez mais educação, tecnologia e dados em todo ecossistema, proporcionando mais qualidade, transparência e credibilidade. A Bossa teve um crescimento muito acelerado e eu entro com a missão de estruturar ainda mais os próximos passos. Há um planejamento em desenvolvimento para este novo momento, sendo que ele já se inicia com as novidades que estamos lançando hoje”,  afirma Tomazela.  

Depois de conduzir a Bossa por oito anos e pavimentar o caminho que a tornou uma das maiores empresas de venture capital da América Latina e a oitava maior do mundo em número de aportes realizados, e alcançar mais de 1500 startups investidas e mais de 100 exits, João Kepler segue com um importante papel na empresa. Além de reforçar  sua proximidade com investidores e fundadores, ele vai cuidar de outros negócios da Bossa, ficando sob sua responsabilidade a criação de novas vias e estratégias de crescimento da empresa e de seu ecossistema, incluindo produtos como a Platta, Bossa Bank e Academy.

“A Bossa responde ao amadurecimento do Venture Capital no Brasil. Desejamos promover acesso e investimento em negócios inovadores que transformam a sociedade, como sempre fizemos, e sentimos que era o momento de trazer para a linha de frente da empresa um CEO com um perfil de gestão como o do Paulo, dando suporte de planejamento e agregando sua experiência a esse novo momento, para que a empresa continue se fortalecendo como um ecossistema, e sempre agregando aos parceiros e contribuindo para o crescimento do setor de inovação. Nosso modelo é de uma empresa perene, de jogo infinito”, comenta Kepler. 

Para Eduardo Dominicale, presidente do conselho da Bossa e CEO do Grupo BMG (sócio da empresa), este é um momento importante de evolução. “Vivemos uma nova era e, como uma empresa com a inovação em sua veia, a Bossa também se transforma para manter sua missão de grande contribuição ao ecossistema de inovação e continuar o grande trabalho iniciado por João Kepler”, diz.

Educação para fomento do ecossistema

A Bossa também anunciou novidades para o ecossistema, como uma plataforma com o objetivo de levar mais conhecimento e educação sobre Venture Capital, tanto para startups como para investidores e gestores de inovação de empresas. Ela também vai incluir  boas oportunidades de negócios em Venture Capital em diversos setores. 

“Essa é uma forma de aumentar ainda mais a colaboração com o ecossistema de inovação  e o ecossistema Bossa, gerando mais conexão entre a comunidade de investidores, startups e profissionais de inovação, com o objetivo de fomentar negócios”, acrescenta Kepler. 

Mais tecnologia, mais dados e informações

Fortalecendo sua atuação no ambiente digital e de dados, a Bossa amplia seu time de tecnologia e cria uma área de Dados & Reports. O objetivo é levar tendências, insights e análises para investidores, founders e ecossistema. Na esteira destes produtos,  está o lançamento de um novo aplicativo para  investidores Bossa, para que possam melhorar o acompanhamento de suas posições nos mais diversos veículos de investimentos que a empresa mantém. 

Também será implantada uma ferramenta para mentoria online, conectando de forma mais inteligente os mentores e investidores da Bossa com os founders, visando o fortalecimento do Smart Money. Ainda haverá o Conselho Semestral de Investidores e de Founders, com insights para aplicação de melhorias e evolução constante. 

Para ampliar a gestão do portfólio de startups investidas, foi criado um dashboard de controle de crescimento, divisão de carteiras por setor e estágio e iniciativas de aceleração das startups. Ele também proporciona maior apoio para conexão com outros VCs e Corporações. 

Perfil 

Paulo Tomazela tem grande experiência em Venture Capital e empreendedorismo, além de  um histórico de sucesso na indústria automobilística, Tomazela já possui um relacionamento consolidado com a Bossa por meio de projetos conjuntos e colaborações, que serão reforçados entre as duas gestoras a partir dessa transição.

Engenheiro mecânico de formação, o novo CEO da Bossa Invest passou por empresas como a Stellantis (ex-Fiat) e a Plascar. Além disso, ele tem vasta experiência como  empreendedor, tendo fundado e liderado diversas empresas. Nos últimos 14 anos ele tem se destacado no mercado de Venture Capital, impulsionando o crescimento e a venda de mais de 40 negócios. Sócio fundador da Inseed Investimentos, que se fundiu com a A5 Capital Partners para criar a KPTL, Tomazela foi Head dos fundos Criatec 1 e 3 e tem reconhecida habilidade no desenvolvimento de startups.

Ele expressa sua gratidão à KPTL e vê com entusiasmo os próximos passos. “Sou grato por todos os anos de aprendizado e colaboração que vivenciei na KPTL. Agora, estou empolgado com o desafio e as oportunidades que se apresentam à frente da Bossa Invest. Continuarei a aplicar minha paixão por impulsionar empresas inovadoras e trabalhar em prol do crescimento de nossos parceiros e do ecossistema empreendedor”, destaca.

Para Renato Ramalho, CEO da KPTL, a contribuição de Paulo Tomazela para a KPTL é inestimável. “Oportunidades são boas para todos e não foi diferente com o Tomazela, a quem agradecemos a enorme contribuição. E não estará tão distante da KPTL, uma vez que mantemos projetos em conjunto com o time Bossanova”, afirmou Ramalho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!