Existem conceitos como ‘lifelong learning’ e ‘cultura de aprendizagem’ que defendem que, ao investir no desenvolvimento dos colaboradores, uma empresa está investindo também nela própria, pois o crescimento passa a ser coletivo.
Isso porque quando o funcionário aumenta seu conhecimento e adquire novas habilidade, se torna mais apto para lidar com desafios, propor estratégias, criar soluções e desenvolver novos negócios. Sua produtividade aumenta e, portanto, pode impactar positivamente nos resultados financeiros da Companhia. Mais do que isso, a satisfação e o bem-estar do colaborador também contribuem para os resultados, afinal, o investimento faz com que se sintam mais motivados e valorizados.
A Midea Carrier, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo e líder em equipamentos de climatização, oferece há mais de 20 anos para seus colaboradores o Programa Educação, com o objetivo de garantir a qualificação e o desenvolvimento constantes de suas pessoas. Além de ser um benefício, faz com que a empresa se mantenha cada vez mais atualizada e competitiva no mercado.
A companhia investe cerca de R$ 1.5 milhões anualmente na educação de seus mais de 1.500 colaboradores, estabelecidos em todo o Brasil. Cerca de 33% deles aderiram a algum dos cursos de formação disponíveis - graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e idiomas. A maioria opta por formações na área de Engenharia (Automação, Elétrica, Manutenção e Produção). E há também uma alta procura por Logística, Qualidade, Eletrotécnica, Processos Gerenciais e idiomas.
A partir do Programa de Educação, a Midea Carrier separou quatro benefícios que observou ao investir no desenvolvimento de seus colaboradores:
Aumento da motivação e da produtividade
O investimento no desenvolvimento dos colaboradores gera um efeito cascata. Eles se sentem mais motivados e valorizados, além de ampliarem conhecimento em suas áreas de atuação. A capacidade de performar com eficiência e de propor novas soluções aumenta e, consequentemente, a produtividade e o rendimento da organização crescem ao ser impactada por esses aspectos.
Atração, recrutamento e retenção de talentos
Se os colaboradores trabalham com mais motivação ao se sentirem valorizados pelas empresas, eles tendem a permanecer na mesma, mitigando o volume de turnover (rotatividade de funcionários). Assim, um programa sólido, que fomenta o desenvolvimento profissional é algo que tanto atrai talentos, como também evita que os já contratados busquem outras oportunidades no mercado.
Melhoria do clima organizacional
O clima organizacional é um reflexo de como os colaboradores de uma empresa estão se sentindo e que medidas precisam ser tomadas para melhorá-lo. Muitas vezes, se o ambiente de trabalho está prejudicado, pode ser sinal de que o sentimento geral das pessoas é de falta de oportunidades. Como evidência de como o investimento no desenvolvimento dos colaboradores pode ser uma solução para aumentar os índices internos de satisfação, na última pesquisa Great Place to Work, 81% do público interno da Midea Carrier afirmaram que a empresa oferece treinamento ou outras formas de desenvolvimento para o crescimento profissional.
Aumento do potencial de inovação
Colaboradores mais desenvolvidos aumentam o capital intelectual da empresa. Eles passam a questionar processos, a resolver problemas de formas criativas e a buscar melhorias e soluções para otimizar o dia a dia no trabalho. Os produtos e serviços oferecidos pela empresa podem ser impactados positivamente por meio desse processo, aumentando seu potencial de inovação e, como consequência, a experiência do cliente é aperfeiçoada.