Celebrado em 15 de setembro,  o Dia do Cliente tem como objetivo estimular as compras e movimentar o varejo  durante o mês de setembro. Seja através de descontos, ofertas exclusivas ou brindes, a data atrai interessados em comprar de eletrodomésticos, roupas, sapatos, acessórios entre outros itens, que no impulso de aproveitar as ofertas, pode acabar sendo vítima de fraudes. É necessário que o consumidor esteja atento. Em 2022, o Brasil registrou 208 golpes por hora, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

Para o Vice-Presidente de Cibersegurança da Clear It, empresa de proteção de dados, nuvem híbrida e cibersegurança, Longinus Timochenco, eleito TOP Global Chief Information Security Officer, em 2022, os ataques virtuais aumentam em datas sazonais porque existe um número maior de pessoas buscando comprar ou contratar serviços e produtos com bom custo-benefício. Isso possibilita que golpistas sejam ainda mais ambiciosos ao aplicar golpes.

“De um lado, as empresas precisam reforçar a segurança online, protegendo os consumidores de caírem em golpes a partir da invasão de seus sites ou por meio de sites falsos, além de vazamento de dados. De outro lado, os consumidores também precisam estar alertas aos riscos que correm buscando as ofertas mais atrativas, sem considerar a veracidade dos anúncios e vendedores”, explica Longinus.

Para que o consumidor possa se proteger de possíveis ataques virtuais, o especialista listou 7 dicas para comprar com segurança e aproveitar as promoções no Dia do Cliente. 

1. Cheque o site

“Checar o nome da empresa em sites de reclamação parece óbvio, mas muitas pessoas ainda negligenciam esse passo inicial antes de realizar uma compra”, explica. O especialista também recomenda que o cliente verifique o domínio da empresa e nome do site, que não deve possuir nenhum erro de escrita ou caracteres especiais na página inicial.

2. Cuidado com phishing

Centenas de e-mails com promoções serão enviados para clientes nos próximos dias, assim como os famosos “phishing”, e-mails similares ao de empresas conhecidas que os golpistas utilizam para atrair a atenção de vítimas e roubar dados através de links, mensagens de texto ou ligações. “Os criminosos persuadem os clientes a fornecer informações de cartões de crédito, dados pessoais, através de formulários falsos ou números de telefone que imitam a central oficial da marca que o cliente já conhece”, afirma Longinus.

3. Ative a autenticação de 2 fatores 

A autenticação em dois fatores adiciona uma camada de proteção extra para as contas. Esse fator de segurança exige duas formas de checar a identidade do usuário antes de liberar o acesso à conta, diferente de quando o usuário tem apenas login e senha para acesso.

4. Use senhas fortes 

Outro método de proteção recomendado pelo especialista é usar senhas fortes, principalmente em logins de lojas online. É importante evitar o uso de datas de aniversário, nomes de familiares e palavras comuns. Além disso, o usuário deve utilizar números (não sequenciais) alternado com letras e caracteres especiais. 

5. Evite depositar valores em conta de desconhecidos

Empresas confiáveis utilizam métodos de pagamento seguros, por meio de sites criptografados, jamais solicitam que o cliente realize o depósito em contas de terceiros. Antes de realizar o pagamento, o cliente deve verificar todas as informações solicitadas no site, caso desconfie de algum dado é recomendado não prosseguir com a compra. 

6. Desconfie de promoções urgentes 

Uma característica comum entre os cibercriminosos é despertar a sensação de urgência nos consumidores com promoções imperdíveis, aquelas em que restam apenas 5 ou 10 unidades de um produto. Longinus alerta “O cliente deve desconfiar também de promoções com valores muito abaixo dos concorrentes, apesar de ser uma época de promoções, alguns ofertas devem ser vistas com cuidado quando parecem muito atrativas”. 

7. Faça backup das suas informações pessoais

Com regularidade, o usuário deve realizar cópias de segurança de arquivos importantes e colocar em um dispositivo interno ou serviço de armazenamento em nuvem. É importante também que o cliente evite deixar senhas salvas em seus navegadores e dispositivos, sobretudo em época de promoções, para em caso de tentativas de acessoos criminosos não tenham acesso às informações. 


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