O Dia dos Pais se aproxima e os brasileiros já estão se preparando para homenagear aqueles que ocupam um lugar especial em suas vidas. Uma pesquisa realizada pela MField, especializada em economia da influência e construção de reputação de marcas, trouxe à tona dados reveladores sobre as intenções de consumo para esta data comemorativa, que é a quarta mais importante do comércio anualmente.
O levantamento, feito no Instagram, contou com a participação de mais de 2.200 participantes, sendo em sua maioria mulheres (79%) e mais de 50% entre a faixa etária de 18 a 24 anos e residentes da região sudeste, revelou que 35,5% dos entrevistados admitem deixar para comprar os presentes de última hora, demonstrando uma tendência de procrastinação nas compras. Essa falta de planejamento pode ser impulsionada por diferentes fatores, sendo o financeiro o principal deles, já que 37,6% admitiu não comprar presentes anualmente por conta disso.
Mas em contraponto a esses resultados, as intenções de investimento ainda são expressivas, com 43,4% dos entrevistados indicando interesse em adquirir algo para celebrar o dia, e 25% considerando a possibilidade, estando abertos a serem convencidos.
Quando a pergunta é quanto o consumidor pretende gastar, a MField levantou que:
- Mais de 46% investirá entre R$ 50 e R$ 100;
- 28% de R$ 100 a R$ 200;
- 17,3% menos de R$ 50;
- Na faixa dos R$ 300 aps R$ 500, 7% dos entrevistados;
- 0,7% gastará de R$ 500 à R$ 1 mil;
- E menos de 1% mais de R$ 1 mil;
Para Flávio Santos, CEO e cofundador da MField, os dados que formam o perfil do consumidor também estão relacionados às estratégias de marketing adotadas pelas marcas, que precisam ser mais agressivas e focadas no custo benefício de seus produtos, já que mais de 75% leva em consideração na hora da compra, os preços e promoções desenvolvidos para as datas.
“Além de redes sociais que comportam os mais diferentes público, seja baseado em idade, gênero e preferências, e isso falando de publicidades mais tradicionais, temos a expertise dos criadores de conteúdo, que tem exercido uma forte influência no poder de compra em diferentes datas sazonais”, conta o executivo. “As marcas precisam se utilizar melhor da propriedade e conteúdo que esses creators podem promover”, completa Santos, com base no dado da pesquisa que diz que 53,3% quer que os influenciadores falem mais sobre promoções de Dia dos Pais.
Após convencidos a comprar algo, os mais de 59% dos respondentes que seguiam em dúvida investem principalmente em:
- Roupas e acessórios - 58,61%
- Perfumes e cosméticos - 20,62%
- Calçados - 13,88%
- Artigos esportivos - 8,09%
- Eletrônicos - 7,20%
- Bebidas Alcoólicas - 6,68%
- Utilidades domésticas - 6,16%
- Livros - 4,23%
- Decoração - 3,18%
- Já os principais meios de compra são a internet (25,5%), lojas físicas (18,3%) e ou em ambos meios (48,2%).
Com base nestes resultados, fica evidente que o Dia dos Pais é uma oportunidade importante para movimentar o varejo físico e digital, e estratégias bem elaboradas podem não apenas impulsionar as vendas, mas também fortalecer a conexão entre as marcas e os consumidores durante essa data especial.