
Thiago Godoy, educador financeiro na Rico, plataforma de investimentos da XP Inc
No atual cenário brasileiro, saber lidar com o dinheiro é um diferencial fundamental para equilibrar as finanças de maneira saudável, eficiente e com autonomia. Com o propósito de levar mais conhecimento e consciência sobre como as emoções refletem e interferem no comportamento financeiro das famílias, o educador financeiro Thiago Godoy, lança o livro “Emoções Financeiras”, da Editora Gente, onde aborda, de forma didática e simples, a compreensão sobre importância e a correlação das emoções com o comportamento econômico das famílias. “A relação da inteligência emocional e financeira é muito forte, ambas estão interligadas e são fundamentais para o sucesso financeiro pessoal. No livro, trago uma abordagem inovadora sobre o assunto, que considera as emoções como alavanca para a mudança de mentalidade e comportamento financeiro”, explica. A obra será lançada no dia 12 de abril na Livraria Travessa Iguatemi, em São Paulo, com previsão, também, de apresentação em Miami, nos Estados Unidos, ainda neste mês.
“O livro direciona o leitor para entrar no processo de autoconhecimento, autoresponsabilidade e autocontrole, que eu costumo chamar de “Montanha dos 3 Autos”. Com essa metodologia trago ferramentas práticas para que as pessoas tenham mais clareza sobre seus objetivos de vida e como conquistá-los”, conta o educador que é head de educação financeira na Rico, plataforma de investimentos da XP Inc. Segundo ele, a ideia de lançar a obra surgiu durante uma pesquisa para seu mestrado na Fundação Getúlio Vargas, em 2018, quando estudou cerca de 400 pessoas endividadas no país. “Meu objetivo era ampliar a compreensão sobre quais elementos, para além da renda, levam as pessoas ao endividamento, abordando, também, quais motivos levam pessoas com rendas similares a apresentarem situações financeiras completamente diferentes”, complementa o especialista.
De acordo com ele, a inteligência emocional, que corresponde à capacidade de compreender e gerenciar as emoções, exerce relação direta com a inteligência financeira, a habilidade de administrar as finanças pessoais. “O objetivo do livro é acessar pessoas que ainda não haviam despertado sobre a importância da educação financeira e abrir um diálogo sobre como as emoções refletem diretamente nas tomadas de decisões econômicas. Isso abrange desde a lidar com o mercado até a capacidade de criar um orçamento, investir, poupar e lidar com dívidas e decisões erradas em relação às finanças", revela Godoy, que é conhecido como “Papai Financeiro” nas redes sociais, onde compartilha dicas e conteúdos, de forma criativa e didática, com mais de 165 mil seguidores no Instagram e 6,7 mil no Linkedin.
O primeiro contato com o universo da educação financeira começou em 2014, quando Godoy teve a oportunidade de liderar um grande projeto na Associação de Educação Financeira do Brasil, o qual ajudou a formar jovens e adultos em todo o país. “Ainda que essa temática seja fundamental na formação e na vida da população, a educação financeira só entrou na matriz curricular brasileira em 2020, sob decreto do Ministério da Educação para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, esclarece o empreendedor que é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). “Minha missão é levar mais conhecimento sobre a vida financeira para as famílias, para que, além da escola, as crianças e jovens também aprendam sobre o tema em casa”, finaliza.
Ficha Técnica “Emoções Financeiras”
Título: Emoções Financeiras
Editora: Gente
Preço: R$ 59,90
Tiragem: 6.000 exemplares
Ano: 2023