O networking é parte fundamental da vida profissional e empreendedora. O mundo dos negócios é altamente competitivo, por isso é necessário desenvolver e fomentar relacionamentos duradouros que resultem em futuras e contínuas possibilidades para sua empresa.

Mentor de negócios do hub InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no país, Lawton Benatti considera o networking um dos principais pilares da jornada de um empreendedor bem-sucedido. Com trinta anos de experiência, o profissional afirma que eventos são oportunidades de ouro para esse exercício.

Lawton afirma que a vida é feita dos contatos que cultivamos. O primeiro núcleo é o familiar. "Se alguém sofre com relações familiares disfuncionais, essa pessoa provavelmente terá dificuldade com networking profissional", diz. Segundo ele, os contatos da universidade são os primeiros com o potencial de influenciar a vida profissional.

No entanto, uma vez que uma startup é fundada, nada mais assertivo do que participar de eventos do ecossistema de inovação para cultivar e fazer novos contatos. "Durante os eventos, todos estão dispostos a conversar sobre novas oportunidades e, além disso, é onde acontecem aqueles 'milagres'. O profissional que tentamos por meses marcar uma reunião e não conseguimos agenda pode estar na área do café", explica.

O profissional afirma que, mais importante que a agenda do evento em si, é a área de convivência. Nesses momentos, o tato, bom senso e sua capacidade de iniciar uma boa conversa é fundamental. Não é interessante segurar a pessoa por mais de quinze minutos. Essa é a hora de se apresentar, criar relações e trocar informações de contato. Se for o caso, pode ser marcada uma reunião no futuro.

"As portas são abertas à medida que os relacionamentos são criados", diz o mentor que se autodeclara um fã de eventos e do networking. Em parceria com Tiago Bispo, também mentor do hub InovAtiva, fundou a House of Startups, uma comunidade de empreendedores, investidores e mentores para facilitar a troca de conversa entre esses agentes e propiciar negócios.

Segundo ele, não existe uma "receita de bolo" para abordar pessoas em eventos, mas existem atitudes que podem ser contraproducentes. Tentar ser demasiado formal no contato é uma delas. Lawton explica que o ambiente de um evento e sua área de convivência são momentos informais, então devem ser tratados como tal. Ser afobado e não planejar sua movimentação no espaço também são atitudes negativas. "Olho no olho e aperto de mão transmitem confiança, o primeiro passo para a realização de qualquer negócio."

Por fim, Lawton afirma que eventos são espaços para descobertas, mas é preciso ir preparado. "Sempre que se vai a um evento, é importante chegar direcionado, sabendo o mínimo de resultado que você quer tirar dessa experiência. Quais empresas estarão por lá, quem você quer conhecer, e por aí vai. Não fique perdido pelo espaço, porque as pessoas costumam observar o comportamento das outras", finaliza o mentor.

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