Alçar as mulheres para cargos de liderança dentro do mercado corporativo é sinônimo de resultados mais sustentáveis. Isso porque os benefícios são inúmeros como, por exemplo, a transformação do relacionamento interpessoal entre as equipes, maior habilidade para lidar com conflitos no ambiente de trabalho, assim como a empresa amplia a capacidade de tomar decisões ousadas e sábias. Apesar disso, as mulheres ainda são minoria em cargos de liderança no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada recentemente pela Grant Thornton, uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos, elas atualmente ocupam 38% desses cargos no país.

Uma das companhias que têm contribuído para elevar a presença de mulheres em posições de liderança é a Todas Group , principal plataforma de aceleração de carreiras femininas do Brasil. Por meio de uma metodologia própria baseada em tecnologia, a startup atua com a meta de potencializar a presença delas nesses cargos no país e, consequentemente, ajudar a elevar o modelo de negócio de seus parceiros a partir dos benefícios proporcionados pela equidade de gênero e empoderamento das mulheres.

De acordo com Tati Sadala, CEO da Todas Group, quando as mulheres se tornam líderes, elas fornecem um conjunto diferente de habilidades, perspectivas imaginativas e, o que é mais importante, diferenças estruturais e culturais que conduzem a soluções eficazes. “Atuar para que mais mulheres estejam em cargos de liderança ajuda as companhias a aumentarem seu nível de responsabilidade social corporativa. Organizações que já estão trabalhando as questões de equidade de gênero internamente, provavelmente vão expandir suas realizações para ações mais concretas e com mais perenidade”, destaca a empreendedora. 

Para entender quais ações as empresas estão tomando a fim de ajudar na conquista de equidade de gênero na alta liderança, selecionamos abaixo três empresas que estão investindo na ampliação de lideranças femininas no Brasil. Confira:

Vogel Health

Um exemplo de empresa composta por mulheres no alto escalão é a Vogel Health , agência especializada em publicidade healthcare no Brasil, fundada por Marcela Bianchin, CEO da companhia.

Antes de se tornar empreendedora, Marcela atuou em diversas áreas da comunicação. Foi locutora de rádio, trabalhou com comunicação interna, comunicação externa e atendimento de contas. Em 2007, sentiu a necessidade de criar seu próprio negócio e fundou a Vogel. Nos anos seguintes, decidiu se especializar na indústria farmacêutica e tornar a empresa referência em propagandas no segmento healthcare.

Desde então, ela soma mais de 15 anos de experiência em comunicação e propaganda médica, atendendo gigantes como Libbs, Abbott, EMS e Apsen. “A Vogel tem muito de mim e do que eu acredito”, destaca Marcela. “Toda a minha trajetória contribuiu para que a Vogel se tornasse como é, e poder compartilhar e incentivar outras mulheres dentro de um mercado tão exigente como o de publicidade health é sempre gratificante”, explica.

Marcela percebe que a participação feminina no ambiente de trabalho é de extrema importância, uma vez que acredita que a sensibilidade aplicada, a organização e a visão 360 que as mulheres possuem elevam o nível das entregas.

Para ela ainda, conciliar vida pessoal, como a maternidade, e profissional, são desafiadoras, mas importantes para manter o equilíbrio entre os diversos campos da vida. "Sou uma empreendedora de sucesso e isso está muito ligado à minha fé", define.

Mark Up

Em uma das principais empresas de live marketing do Brasil,  a liderança feminina é incentivada e fomentada através de treinamentos, desenvolvimento e mentoria. Na Mark Up , além de todo suporte dado para as colaboradoras como pessoa, a empresa estabeleceu processos para entender como pode auxiliá-la para que elas se desenvolvam.

Atualmente, mais da metade (57%) do quadro de colaboradores da empresa são mulheres, além de que, nesse cenário, 67% das mulheres ocupam um cargo de liderança na Mark Up. Esses números ocorrem porque a empresa adota, desde sua fundação, estratégias de recrutamento e seleção que, através de entrevista de fit cultural, priorizam mulheres na contratação para garantir que a representatividade seja cada vez maior dentro da corporação.

Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, fundou a empresa há 29 anos, com o propósito de revolucionar o mercado de brand experience. Ao longo dos seus anos de experiência, a empresária já recebeu os prêmios de profissional de marketing do ano, personalidade do ano, pelo Prêmio Caio, além de ser considerada uma das 10 executivas mais importantes da década. Com cases de sucesso como Electrolux, PepsiCo e Grupo Boticário, a Mark Up já é referência quando o assunto é marketing e publicidade no país.

A empresária avalia que, mesmo o mercado tendo avançado no quesito representatividade nos últimos anos, ainda existe um longo caminho para percorrer. "Nos últimos anos, temos acompanhado uma transformação histórica no mercado de trabalho, cada vez mais as mulheres estão conquistando o seu espaço, ocupando cargos de liderança nas empresas. Acredito que estamos evoluindo nesse sentido, mas ainda existe um longo caminho para percorrer quando o assunto é igualdade e equidade”.

Professora e especialista em Marketing Promocional pela ESPM, a presidente da Mark Up conta que na sua trajetória profissional, sempre defendeu a representatividade feminina. "Eu levanto a bandeira do empoderamento feminino desde muito tempo. Sempre fui envolvida com isso, sempre tive a sororidade como fonte de inspiração. O empoderamento feminino, por mais que seja um termo “clichê”, está longe de ser um modismo para mim. Eu, na posição de líder de uma empresa, sinto um privilégio trabalhar com tantas mulheres de diferentes trajetórias e estilo de vida. Poder proporcionar oportunidades para que elas se desenvolvam e avancem profissionalmente, tenham voz e sejam realizadas, é muito gratificante.", finaliza a executiva da Mark Up.

Company Hero

Na Company Hero , plataforma que já ajudou a simplificar a jornada de mais de 25 mil autônomos, profissionais e sócios de pequenos negócios no Brasil, dos quase 100 colaboradores, 61% são mulheres. Nos cargos de liderança, elas ocupam 52% dos postos.

Na startup, que foi eleita como uma das 100 Startups To Watch 2022, a diversidade e pluralidade fazem parte da formação de cultura. “Os valores culturais direcionam todas as nossas ações de employer branding. Áreas como Marketing, Financeiro e Operações, que geralmente são dominadas por homens, contam com lideranças femininas na Hero. As mulheres conquistaram espaço desde o início, e essa equidade tem nos garantido excelentes índices de satisfação interna e resultados para o negócio”, explica Mariane Pereira, Sócia-diretora de Branding da Company Hero.

AG7

A incorporadora de alto luxo com foco em bulding wellness, a AG7 , recentemente contratou Marcela Pfeiffer, como a nova Diretora de Operações da empresa. 

A movimentação contribuiu com o objetivo da corporação de promover cada vez mais mulheres no alto escalão dos negócios. Atualmente, 68% da equipe é composta por mulheres, sendo que 80% estão em cargos de liderança, um número em constante aumento, principalmente porque a empresa já sinaliza a abertura de novas vagas de trabalho voltadas para o público feminino.

Para Marcela Pfeiffer, COO da AG7, o mercado da construção já é desafiador por natureza para mulheres: “O mercado na área de engenharia voltada para a Incorporação é bem desafiador e competitivo, seja por seus objetivos de sempre inovar com produtos melhores a cada lançamento ou pela concorrência crescente”, mesmo assim a executiva avalia que as dificuldades continuam. "Apesar disso, eu tenho que diariamente comprovar a minha competência e capacidade. Pois não basta estar à frente, liderando, com muitos empreendimentos entregues com sucesso, toda hora a nossa competência é colocada a prova”, explica.


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