O desenvolvimento e desempenho de líderes dentro de uma organização está diretamente ligado ao sucesso dos negócios, resultados e também no trabalho dentro de uma equipe.  Segundo o estudo “People Management: Pros, Cons and Development Opportunities”, da Gallup, as lideranças possuem influência de até 70% no engajamento de seus times. Diante desse papel estratégico, quais habilidades são relevantes para que esses altos cargos estejam preparados para as demandas que se apresentam? 

Mariana Achutti, CEO da Sputnik , uma das maiores escolas corporativas do Brasil, levantou algumas questões a respeito das competências que são  apontadas como necessárias para todo profissional que deseja liderar uma equipe de sucesso. Confira a seguir:

1) Estimular e promover a aprendizagem ativa

Segundo relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, “The Future of Jobs Report 2020”, metade dos funcionários precisarão se requalificar até 2025. Hoje o universo corporativo vive uma escassez de talentos, justamente porque as pessoas não estão preparadas para os desafios organizacionais — que mudam constantemente — e é aí que entra a aprendizagem ativa. 

Não cabe mais dizer que a educação se limita a ambientes e lugares específicos. Toda experiência faz parte de um processo de aprendizagem constante, trocar experiências e buscar novos conhecimentos são os melhores caminhos para se manter atualizado. O líder que está no centro da aprendizagem, como agente principal do desenvolvimento de novos conhecimentos, consegue orquestrar melhor suas demandas e adotar abordagens mais analíticas durante as tomadas de decisão. “É sobre estimular e promover a aprendizagem ativa entre funcionários, mas também não deixar seu próprio processo de lado”, ressalta Achutti.

2) Ser motivador

Segundo estudo realizado pela Edelman Trust Barometer em 2019, funcionários que depositam confiança em seu empregador têm mais chance de se engajar. Motivar uma equipe a desempenhar o seu melhor, influenciar as pessoas por um objetivo em comum pode transformar a narrativa corporativa da sua empresa. As pessoas gerenciam melhor o seu tempo e organizam com maior facilidade suas ideias quando se sentem realizados onde trabalham. Sem mencionar a retenção de talentos em empresas que sabem valorizar as melhores habilidades de cada profissional.

3) Repensar os estilos de trabalho

Quando falamos do ambiente corporativo podemos encontrar diferentes formas de trabalho sendo colocadas em prática em uma mesma empresa. Definir metas que estejam alinhadas aos objetivos, organizar recursos e ferramentas para que uma equipe se destaque são formas de definir um estilo de trabalho coerente. “Hoje o curso que a gente mais vende chama-se Híbrido , e a procura vem justamente dessa necessidade que as empresas sentem de contar com ferramentas e metodologias que tornem a operação mais orgânica para esse novos modelos de trabalho” reforça a CEO.

4) Liderar pelo exemplo

Os líderes são o coração de uma organização e sua influência no desenvolvimento e no desempenho de equipes é fundamental. Aquele que lidera pelo exemplo influencia os outros a agir diante das adversidades e desafios, torna as relações profissionais mais fortes facilitando a colaboração entre as pessoas.

5)  Colaboração

Trabalhar em equipe é uma qualidade fundamental para qualquer profissional que deseja crescer na sua área e os líderes e profissionais de RH têm se atentado a novas estratégias, focadas nas pessoas, exatamente para mantê-las cada vez mais próximas. Habilidades de escuta também influenciam em um ambiente mais colaborativo. Ser capaz de ouvir e entender a melhor forma de se comunicar com alguém que impacta o trabalho de todo mundo. O líder que demonstra que entende e aprecia o valor de unir forças, constrói equipes mais comprometidas.

Atualmente, grande parte dos investimentos em desenvolvimento são destinados à liderança, mas nem sempre isso reflete em resultados para as empresas. Segundo Achutti, para que o investimento em jornadas de conhecimento traga retorno aos envolvidos, é preciso estar alinhado com três perspectivas: o que a empresa necessita desse líder, o que o os funcionários esperam dele e o que o líder precisa para se desenvolver plenamente. “A liderança do futuro é aquela que enxerga que apenas as habilidade técnicas aprendidas não dão conta do mercado, e mais do que isso, é uma liderança que incentiva os funcionários a continuarem aprendendo e compartilhando conhecimentos entre si”, finaliza a CEO. 

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