Impulsionar as vendas do varejo desde o início do ano é importante para manter uma boa constância. E quando se trata do varejo físico, a experiência do cliente é essencial para a tomada de decisão da compra. “O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos dois anos. Com a pandemia, as vendas online se fortificaram e, para manter o sucesso das vendas físicas, as lojas tiveram que se reinventar e trazer soluções atrativas”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline , empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Confira algumas dicas do especialista para o varejo físico atrair consumidores e se destacar dos concorrentes:

Invista no omnichannel:  a convergência entre o online e o físico promete ser o caminho mais promissor para os resultados do varejo. O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais.

“Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online, compra online com retirada na loja e vendas pelo Whatsapp, por exemplo”, explica Juliano Mortari.

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Ofereça diferentes formas de pagamento:  hoje em dia, pagamento por cartão de crédito ou dinheiro nem sempre são as primeiras opções. Pagamentos por Pix e QR Code estão cada vez mais popularizados. “Sua facilidade de uso torna as compras mais rápidas, logo o fluxo da loja fica mais fluído. As transações via pix também oferecem taxas menores comparadas a outras formas de pagamento, sendo mais vantajoso para os lojistas”, esclarece Mortari. Apesar do Pix ainda não ser muito popular no varejo físico, a expectativa para este ano é de alto crescimento desse meio de pagamento no setor.

Fique de olho no estoque:  ao visualizar os produtos disponíveis, é possível criar ações promocionais mais assertivas, saber quais produtos estão parados e fazer uma ação direcionada e também identificar os produtos em destaque para atender a demanda dos clientes. A gestão dos estoques é uma vantagem competitiva e pode ser decisiva para os resultados de qualquer negócio.

Aproveite o PDV de forma inteligente:  é nele que ocorrerá toda a experiência de compra. Nesse momento, é importante levar em consideração tudo que o consumidor passa dentro de uma loja e percebe nela: vitrine, disposição dos produtos, atendimento, estoque, formato de compra, fila dos caixas, forma de pagamento, etc.

“Antes de pensar em grandes experiências, é fundamental simplificar as etapas básicas da jornada de compra e facilitar essa experiência”, orienta o CEO.

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