“No mundo dos negócios a gente não vende ou comunica para todo mundo!”, essa é uma lição muito importante para todo empresário e o primeiro passo para trilhar o caminho certo. O marketing da sua empresa ou negócio precisa partir dessa premissa, identificando para quem comunicar e como transmitir a mensagem.

Saber definir bem o seu público-alvo é fundamental para todo negócio, para traçar as melhores estratégias de comunicação. Você sabe dizer a diferença entre “DE GRAÇA” e “GRATUITO”? Elas são expressões sinônimas, ou seja, têm a mesma definição, mas o público da classe A não gosta do uso da expressão “de graça”. Se você sabe que esse é seu público, por que utilizar uma frase que não se comunica bem com ele?

Com essa consciência, identificamos melhor quem é nosso público e através das classes realizamos um filtro melhor:  Na Classe A é o público que consome 20% do que a Classe B consome e 0% do que a Classe C consome,  a Classe B é o público que consome 15% do que a Classe C consome e 20% do que a Classe A consome e a Classe C é público que consome 15% do que a Classe B consome e 0% do que a Classe A consome.

Em uma situação como um restaurante voltado para o público da Classe A, quem é da Classe A está lá toda semana, pessoas da Classe B frequentam, às vezes, 1 vez por mês (e olhe lá) e pessoas da Classe C, no máximo uma vez por ano para uma ocasião muito especial. Você precisa conhecer ao máximo o perfil do seu cliente, não basta você saber que a maioria dos seus clientes é da terceira idade, por exemplo, existem idosos em todas as classes sociais, então a comunicação para um senhor da Classe A será totalmente diferente da comunicação para um senhor da Classe C.

Quer saber como identificar com clareza o perfil do seu cliente? CONVERSE COM ELES! Observe quem entra em contato com você, identifique suas dores, seus desejos, saiba a idade, o sexo, o poder aquisitivo, enfim; descubra o maior número de detalhes possível.

Lembre-se de uma lição muito valiosa: “Você escolhe para quem você vai vender. Depois disso, quem manda é o seu público e, por isso, sua estratégia precisa ser toda direcionada para ele!”. A maioria das empresas quebra porque não sabem para quem elas realmente vendem.

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