Você sabia que 78% dos brasileiros enfrentam níveis moderados ou graves de sobrecarga no ambiente profissional? Segundo uma pesquisa da Bee Touch, realizada em 2024, esse dado escancara um cenário preocupante. Entre os empreendedores, não é diferente, pois lidam com decisões constantes, alta carga de responsabilidade e prazos apertados.

Nesse contexto, manter o equilíbrio emocional deixa de ser um luxo e passa a ser uma necessidade estratégica. Ignorar os sinais de estresse pode comprometer a saúde, a produtividade e até os resultados do negócio. Por isso, criar momentos para recarregar a mente e o corpo tem sido uma prática adotada por líderes que desejam mais clareza e energia para tomar decisões acertadas.

A seguir, confira as rotinas e estratégias de executivos que priorizam o bem-estar e mostram que é possível conciliar alto desempenho com qualidade de vida.

Rotina com propósito

Vanessa Vilela, CEO da Kapeh Cosméticos e Cafés Especiais, rede atua no modelo loja 2 em 1, unindo uma cafeteria especializada em cafés especiais a uma loja de cosméticos exclusivos, sabe que o segredo está em uma sequência diária equilibrada.

À frente de uma empresa que usa o grão verde do café em seus cosméticos, sua gestão é sustentada por três pilares: estabilidade mental, cuidado físico e conciliação entre trabalho e família. “Minha fé é o alicerce para enfrentar os obstáculos diários, além de buscar constantemente conteúdos de autodesenvolvimento para me inspirar”, comenta Vilela.

Pausas conscientes para a mente 

A agenda da dra. Mirelle José Ruivo, CEO da Mulherez, rede pioneira de cirurgia íntima, é intensa. “Quando tenho dores musculares, dores nas costas e crises de labirintite, foco em pensamentos positivos, resolvo primeiro as prioridades e vivo cada situação e momento sem misturar com os demais”, afirma.

Ela ressalta que  quando estamos menos tensos, conseguimos pensar com racionalidade, analisar cada situação antes de tomar decisões.

Disciplina como aliada 

Já para Priscila Aguiar, CEO da Academia Gaviões, rede tradicional no cenário paulista com 50 anos de atuação, a organização começa com metas claras e horários fixos, evitando jornadas longas e improdutivas. Sua rotina inclui frequentar a academia cinco vezes por semana e reservar três horas diárias para leitura, lazer, orações e convivência familiar. “Minha agenda planejada garante não só serenidade para lidar com os impasses cotidianos, mas também o rendimento necessário para conduzir com excelência” relata.

Desconexão planejada

Edson Ramuth, fundador do Emagrecentro, rede de emagrecimento saudável e estética corporal, reforça que preservar o equilíbrio interior é necessário para uma liderança efetiva.

Em sua sequência de atividades, inclui práticas que ajudam a aliviar a pressão do cotidiano, como jogar tênis três vezes por semana, manter uma alimentação balanceada e garantir ao menos sete horas de sono por noite. “Durante as refeições, desligo o celular para estar completamente presente com as pessoas que amo, reforçando a importância de momentos de desconexão para restaurar a disposição”, destaca. 

Excesso de estímulo rouba clareza

Leonardo dos Anjos, diretor de franquias da Anjos Colchões & Sofás, rede especializada em colchões e sofás com mais de 30 anos no mercado, comenta que o estresse pode ser maior quando há acúmulo de decisões estratégicas somado a urgências operacionais.

Para o empresário, quando a agenda aperta e as cobranças aumentam, é que o equilíbrio emocional é colocado à prova e, assim, aprendeu a valorizar a rotina diante do cargo de liderança. “Pode parecer simples, mas dormir bem, ter um sono restaurador, treinar, tomar café da manhã em silêncio e ter momentos de oração e reflexão me colocam no eixo. Além disso, tento evitar compromissos que viram madrugada, respeito o descanso como parte da minha performance. Acredito que o excesso de estímulo rouba clareza”, reforça. 

“Resete o sistema”

Já Vítor Vasconcellos, sócio e CEO da Social Express, rede de aluguel de trajes finos masculinos, revela que para driblar o estresse a prática de esportes é seu principal escape mental — correr, jogar tênis ou até uma simples caminhada já muda o estado. “Também valorizo muito os momentos em família, principalmente longe das telas. Além disso, aprendi a respeitar pequenas pausas ao longo do dia, como um café da manhã sem tanta pressa ou um fim de tarde sem compromissos. Esses rituais me ajudam a ‘resetar’ o sistema”, pontua o empresário.

A importância dos momentos de descompressão

O fundador e CEO da 3i Residencial Sênior, referência em atendimento humanizado e residenciais sênior para idosos lúcidos e não lúcidos, Fábio Thomé Alves adotou práticas em sua rotina para momentos de descompressão diante de um negócio que funciona 24/7. "Leitura, devocional, esportes são algumas das atividades que gosto de fazer para desestressar. Além disso, costumo quebrar minhas férias em quatro períodos diferentes para distribuir no calendário anual e, assim, programo algumas viagens no decorrer do ano. Mas, sem dúvidas, estar na presença de Deus é o que mais acalma minha alma e me direciona", revela o CEO. 

Canalizando o estresse e transformando em energia positiva

Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker, primeira franquia brasileira de armários inteligentes, sempre viu os exercícios físicos como uma ferramenta não só para o corpo, mas também para a mente. “A musculação, alternando entre treinos de força e aeróbico, funciona como um 'reset' mental para mim. São atividades que me ajudam a canalizar o estresse e transformar em energia positiva, enquanto o aeróbico me dá clareza mental e disposição. Depois de um treino, me sinto mais focado e produtivo, além de dormir melhor. Também sou apaixonado por leitura. É um momento em que consigo me desconectar, aprender algo novo e, ao mesmo tempo, relaxar”, explica.

Aventura e novidades 

Organizar o tempo por etapas e criar um planejamento básico do ano sobre os projetos que serão realizados, incluindo as principais viagens de trabalho e de férias são as estratégias que funcionam para a Rosane Argenta, sócia-fundadora e CEO da Saúde Livre Vacinas, rede de clínicas de vacinação para todas as idades. “Uma coisa que sempre fizemos, foi conciliar viagens de trabalho com microférias em família, às vezes por coincidência já que as viagens de trabalho e estudo acabam sendo muitas vezes em locais turísticos. Ou então vamos mesmo para conhecer lugares novos e explorar mais cidades já bem conhecidas, como por exemplo São Paulo, que oferece sempre muitas novidades em cultura, gastronomia e lazer”, aponta.

A empresária reforça que sempre reserva um tempo para fazer atividades físicas também, segundo ela, são essenciais para seu bem estar e equilíbrio emocional, como andar de bicicleta e colocar a leitura em dia. 

Equilíbrio em movimento

Mesmo com a agenda cheia, Giordania Tavares, CEO da Rayflex, referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e na América Latina, faz questão de manter a saúde física e mental em dia. Nos momentos de folga, ela investe em atividades ao ar livre e práticas que promovem bem-estar. “Tenho uma personal que me acompanha nos treinos e também me ajuda a relaxar com boas conversas. Gosto muito de estar em contato com a natureza, cuido das minhas plantas em casa, vou à praia nos fins de semana e caminho ouvindo música ou só o som do mar”, conta.

A executiva revela ainda que seu verdadeiro hobby é viajar. “Adoro explorar novos lugares, tanto no Brasil quanto no exterior. Já conheço vários e quero conhecer muitos mais”, completa.

Muito além dos negócios

Henrique Galvani, CEO da Arara Seed, primeira plataforma de equity crowdfunding voltada exclusivamente para startups do agronegócio no Brasil, encontrou nos hobbies um caminho eficaz para manter a mente sã e o corpo ativo. Adepto do aquathlon, modalidade que une corrida e natação em águas abertas, Galvani vê no esporte uma oportunidade de reforçar sua disciplina e testar seus limites.

Mas ele também reserva espaço para a leveza: é integrante de uma banda com amigos, onde toca ukulele. “Além de me ajudar com a consistência da disciplina, os hobbies auxiliam com a distração e a colocar as energias no lugar”, afirma.

Para ele, esporte e música não são apenas válvulas de escape, são práticas complementares que ajudam a manter o foco e o ritmo. Todo empreendedor precisa disso para continuar entregando o seu melhor. Galvani é exemplo de que, para sustentar o ritmo exigido pela liderança, é essencial manter o bem-estar como prioridade. Afinal, empreender também é sobre saber equilibrar paixão, propósito e autocuidado.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes