De acordo com a última pesquisa "Digital AdSpend 2023 H1", desenvolvida pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, o Brasil lidera os investimentos em marketing digital na América Latina. Dos gastos totais com mídia, 24,4% são destinados ao marketing digital, representando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior e movimentando R$ 16,4 bilhões. Foi de olho nesse mercado em expansão que os amigos Hector Muniz e Murilo Souza decidiram trocar a engenharia pelo marketing digital, no final de 2015.

A ideia de tocar uma agência é fruto de um projeto criado pela dupla de cariocas na empresa júnior do CEFET/RJ, quando eles ainda estavam na faculdade.  E o que começou com uma microempresa de apenas dois colaboradores, os próprios fundadores, com faturamento de R$ 12 mil no primeiro ano, hoje se tornou a Agência Koko. Considerada a 3ª empresa mais engajada no país no seu setor, o negócio carioca hoje soma mais de 40 colaboradores e faturamento de R$ 3.8 milhões.

"Desde a época da faculdade de engenharia tínhamos um grande desejo de empreender. Foi por isso, inclusive, que entramos na empresa júnior. Queríamos aprender, do desenvolvimento até a parte prática, como funcionava um negócio. No meio do caminho fomos pegando gosto pelo marketing digital e nos envolvendo cada vez mais no projeto. Naquela época, oferecíamos na Agência Koko, basicamente, serviços de designer gráfico. Hoje, com um leque bem maior de serviços e produtos, atendemos de pequenas a gigantes do ramo farmacêutico”, conta Hector.

O empreendedor lembra que o 1° contrato da Agência Koko foi no valor de R$ 300, 00, que foi dividido igualmente pela dupla. Para Muniz, o lucro tinha um único objetivo a curto prazo: conseguir pagar a fatura do seu cartão de crédito universitário, no valor de R$ 150,00. Hoje, oito anos depois, a Agência Koko expandiu sua atuação no mercado, oferecendo também serviços de produção de conteúdo, social media e anúncios digitais, além de infoprodutos em um braço de educação com cursos profissionalizantes. Esse último, inclusive, vem ganhando cada vez mais corpo na empresa, chegando a representar 12% do faturamento.

“Viemos do subúrbio do Rio de Janeiro e nenhum dos sócios tem um currículo com universidades top de linha, então alcançar essa expressividade no mercado não é apenas um marco pessoal para nós, como também uma oportunidade de romper com padrões e estereótipos. Inclusive, esse é um dos motivos pelos quais decidimos apostar em um braço educacional. Além de ter uma outra fonte de receita, nosso compromisso é ter responsabilidade social, sendo uma empresa que se põe como um agente transformador no mercado. Ao compartilharmos expertise e conhecimentos, nós contribuímos para o desenvolvimento profissional de outros profissionais, fortalecendo o setor como um todo, seja para a captação de talentos mais qualificados ou para uma concorrência de igual para igual”, ressalta Murilo.

Em 2017, o publicitário carioca Gabriel Dias se uniu à dupla de engenheiros na sociedade da Agência Koko. De lá para cá, o negócio entrou em uma crescente exponencial com o acréscimo do Head de Operações. Isso porque, embora Murilo e Hector dominassem a operação do negócio, a dupla reconhecia a ausência de um olhar mais técnico e estratégico para impulsionar o crescimento da empresa. Amigo de infância de Murilo, Gabriel conta com formação em publicidade e propaganda e passagem por várias agências. “A gente sabia como gerenciar um negócio, mas por não termos formação e nem vivência dentro de agências, víamos alguns gargalos na operação. A sociedade com o Gabriel foi fundamental para ajustar isso na Koko”, explica Hector.

E a operação da Koko, que nos primórdios disputava espaço na sala das matriarcas dos fundadores, passou a compartilhar espaço em um coworking na Zona Norte do Rio de Janeiro. “Quando começamos a agência, em 2015, ainda não existia essa cultura do home office disseminada no pós-pandemia, mas também não tínhamos dinheiro para um espaço próprio. O jeito era trabalhar na sala da minha mãe ou na sala da casa da mãe do Murillo. Com o crescimento da empresa e a entrada do Gabriel na sociedade, passamos para estações individuais em um coworking. Com o crescimento do time, chegamos a ocupar uma garagem externa ao coworking, que ficava no quintal do casarão do estabelecimento. Hoje, temos um escritório próprio para chamar de nosso, em São Cristóvão, que utilizamos para reuniões de time, estação de trabalho para quem desejar e para encontro com clientes e prospects. Somos a única agência de médio/grande porte, fora do eixo Zona Sul/Barra da Tijuca, duas áreas nobres no Rio de Janeiro – e temos muito orgulho disso”, reforça o sócio Gabriel Dias.

Hoje, além de negócios de pequeno e médio porte, a Agência Koko é a responsável pela estratégia e conteúdo de marketing de grandes empresas da indústria farmacêutica. Não à toa, com a entrada da empresa nesse nicho de mercado, a expectativa do trio de sócios é fechar o ano de 2024 com faturamento de R$ 7MM.

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