As mulheres estão empreendendo cada vez mais no Brasil, sobretudo as mães. É o que aponta os dados recentes de um levantamento do Sebrae. Segundo a instituição, elas representam cerca de 52% das mulheres que têm negócios próprios no país. Os motivos são diversos: seja pelo desejo de ter mais flexibilidade e estabilidade financeira, pela sensibilidade em ajudar outras mães ou por insights obtidos através de episódios durante a gravidez e a maternidade.
Apesar de cercado de desafios, o maternar tem um grande benefício a favor das empresárias: o desenvolvimento da habilidade de lidar com múltiplas funções e responsabilidades, em que elas ocupam diferentes papeis sociais. O mesmo acontece no mercado do franchising brasileiro, onde elas têm sido destaque como sócias fundadoras e CEOs de grandes redes de franquias. Conheça três empresárias que lideram em um dos setores que mais cresce no Brasil:
Karla Gomes, da Posê:
A empresária Karla Gomes Lima, da rede Posê Beleza, é um exemplo de como a maternidade e o empreendedorismo caminham lado a lado. A goiana, que atuava como executiva de contas em uma grande empresa de Telecom, teve o insight de criar a Posê, rede de clínicas de beleza, saúde e bem-estar especializada em depilação e design de sobrancelhas sem hora marca, durante a gravidez.
Há 15 anos, a cientista de dados lidava com uma agenda apertada por conta da coordenação de um time com mais de 100 funcionários, o que dificultava a marcação de alguns procedimentos de estética e autocuidado. Somada a isso, Karla passou por uma experiência traumática com 7 meses de gestação, quando uma profissional despreparada a fez desmaiar na maca depilatória. “Como eu não tinha tempo para ir às clínicas, minha mãe me indicou uma conhecida que depilava a domicílio. Na época, eu estava com sete meses de gravidez e a posição deitada de barriga para cima que a profissional me colocou para depilar acabou baixando a minha pressão. E como eu não consegui depilar antes do parto, peguei uma inflamação nos pontos. Coloquei na minha cabeça que foi por conta da depilação, o que deixou com um grande trauma disso”, relembra.
Foi assim que, há 15 anos, nasceu a Posê, rede de clínicas especializadas em beleza, estética e bem-estar, que hoje conta com 40 franquias em 11 estados do país e fatura mais de R$ 15 milhões ao ano. E a meta para 2024 é ainda mais audaciosa, com previsão de receita de R$ 30 milhões. Hoje, o negócio, que conta com 60% de mães na cadeira de franqueadas, tem como objetivo facilitar o dia a dia das mulheres oferecendo serviços de beleza sem hora marcada, além de contar com um time de profissionais especializados e capacitados, para que as clientes não passem pelo trauma que ela passou.
Aline Soaper, da Efinckids e Health Money:
Já no caso da carioca Aline Soaper, empreendedora e mãe de um casal de adolescentes, o insight de ajudar outras mães com educação financeira não só alavancou sua carreira como especialista, como abriu portas para uma escola digital e duas redes de franquias financeiras low cost.
Empresária dede os 17 anos, a carioca que veio do Complexo do Alemão, começou na área de educação como proprietária de uma escola de Educação Infantil, no Rio de Janeiro. Ao perceber a dificuldade dos pais em pagar as mensalidades por conta de falta de organização financeira, Aline decidiu se aprofundar nos estudos de finanças pessoais e se aprofundar na consultoria para famílias. Em 2015, ela iniciou sua atuação como educadora, oferecendo atendimentos individuais, palestras, treinamentos e cursos para o público-final (empresários, analistas etc).
No final de 2018, criou o Instituto Soaper de Treinamentos de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (Efinc), que já impactou mais de 10 mil alunos em mais de 20 países, e leva a educação financeira para o mundo. No final de 2023, Soaper ingressou no mercado de franchising com a criação de duas redes de microfranquias home based na área de finanças: a Efinckids, especializada na educação financeira para crianças dentro de escolas; e a Health Money, direcionada para a consultoria, gestão estratégica e financeira das pequenas e médias empresas. Em 2023, o grupo Soaper faturou R$ 5 milhões e alcançou 40 franquias. Neste ano a expectativa é chegar à meta de 60 franquias, com faturamento de R$ 10 milhões.
“O objetivo de formatar no modelo de franquias surgiu por conta de uma demanda latente dos profissionais de educação financeira, que após a formação profissional demonstravam interesse em ter seu próprio negócio de educação financeira e precisam investir em adquirir novas habilidades para estruturar um negócio nessa área. Após a capacitação oferecida pelo Instituto Soaper, o aluno está pronto para iniciar suas atividades de forma autônoma, mas muitos não querem se adequar a uma rotina independente em que precisam estabelecer suas próprias metas e fazer o autogerenciamento. A franquia é uma oportunidade de ter um negócio estruturado, com processos definidos, formatado para funcionar de forma 100% remota, o que possibilita que o franqueado tenha liberdade geográfica, mas que tenha um gerenciamento profissional por parte da franqueadora, reduzindo o trabalho e oferecendo mais profissionalização.”, explica a empreendedora.
Francielle Faria, da American Cookies:
Em 2015, diante de uma grande crise econômica que assolava o país e que havia deixado seu marido desempregado, a brasiliense e mãe da pequena Antônia de 10 anos, Francielle Faria encontrou na produção de cookies artesanais a oportunidade de uma renda extra.
Francielle e seu marido, Rafael Macedo, haviam experimentado o doce em uma loja, em 2012, e foi amor à primeira mordida. Com testes e produção caseira, dentro da cozinha do apartamento da família, em Águas Claras, no DF, nasceu a American Cookies.
Hoje, nove anos depois, a rede conta com 57 unidades espalhadas por 11 estados brasileiros (DF, MG, GO, SP, SC, PE, PA, PR, BA, PB e TO) e fechou o ano de 2023 faturamento de R$ 39 milhões. Além de lojas próprias e franquias, a rede conta com uma fábrica na capital do Brasil e logística própria, por onde investiram mais de R$ 3 milhões em uma frota de caminhões refrigerados para levar os cookies por todo o Brasil.
Mas a ex-servidora pública com formação em jornalismo garante que o caminho do zero ao topo foi marcado por altos e baixos e recheado de aprendizados. “Acredito que a minha maior desde com o crescimento da marca foi o conhecimento. Além de não ter formação na área administrativa, ou seja, não tive o conhecimento prévio em gestão ou finanças, eu também não fazia ideia de que o mundo do franchising era permeado por particularidades. Além dos desafios de conciliar maternidade, casa e família com o trabalho e vencer todos os desafios de ser uma mulher no mundo dos negócios, para ser uma empresária bem-sucedida, você precisa de educação. Não adianta ter uma equipe afiada, se você não sabe conduzir ou avaliar o desempenho dela. Noções básicas de marketing, gestão, finanças, franchising e outros são fundamentais para você tomar as rédeas da sua empresa. Já passei por vários cursos profissionalizantes nesses últimos oito anos, mas costumo dizer que estou em constante aprendizado”, comenta Francielle Faria.