Por Ivan Sene, fundador e CEO da Spoten

O marketing esportivo tem passado por grandes transformações ao longo dos anos, especialmente, com a chegada de novas tecnologias que possibilitam uma maior interação e personalização entre clubes e torcedores. Por meio de estratégias cuidadosamente planejadas, é possível não apenas atrair, mas também manter esses torcedores envolvidos com o time de coração.

Para começar, uma compreensão profunda do público-alvo é essencial para o sucesso de qualquer ação. A combinação de análise de dados com interações físicas e digitais permite identificar tendências, padrões de comportamento e necessidades específicas da comunidade.

Essa abordagem possibilita a personalização eficaz das estratégias de marketing e vendas, criando uma experiência única e significativa para o usuário. Enquetes, grupos focais e uma cultura de feedback aberto ajudam a moldar essa personalização para os clientes.

Com o passar dos anos, as redes sociais foram dando uma guinada e virando apoio fundamental para essa estratégia. Imagine só, por exemplo, que o time com a maior torcida do Brasil, o Flamengo, contava com 42 milhões de afiliados nas redes sociais em 2021. O engajamento é enorme. O palco, maior ainda.

Criando conexões entre clube e torcida

Sim, o marketing esportivo é ferramenta fundamental para aproximar o público do time. A parceria do negócio. O objetivo do resultado. Porém, ele sozinho e feito de maneira “nua e crua” tende a ficar com uma cara robotizada. Por isso, é a hora de entrar outro apoio na jogada: a experiência exclusiva com foco na fidelização.

Aplicativos como o da Spoten, plataforma especializada na conexão entre o time e o torcedor, buscam estar presentes nessa transformação facilitando esse contato e proporcionando novas formas de monetização para as equipes de todos os tamanhos. Através de uma abordagem centrada em dados, é possível implementar sistemas que recomendam e analisam o histórico de interações dos usuários, sugerindo conteúdos, produtos e eventos adaptados a cada perfil.

O esporte por si só é um emaranhado de possibilidades para entretenimento. Um torcedor que sabe que pode visitar seu estádio favorito, participar de promoções únicas, ter os produtos do clube em primeira mão e sentir que a paixão e emoção são prioridades para o seu time do coração, está a um passo de ser fidelizado. Ele se sente conectado até porque o clube atua em sua rotina levando informações, notícias e conveniências como compra de ingressos, estacionamento e alimentos diretamente por um app gerando novas oportunidades de negócios, por exemplo.

“Quando levamos esse contexto para equipes de menor estrutura ou que não estão na divisão de elite, essa conexão é essencial indo além das quatro linhas. Por não contarem com grandes patrocinadores ou até mesmo cotas de televisão, eles buscam justamente essa fidelização, ofertando muitas vezes uma experiência muito mais personalizada, que capturem a essência local e promovam seu crescimento e bem-estar” comenta Ivan Sene, fundador e CEO da Spoten.

Um exemplo é o Maringá Futebol Clube. O clube conta com quase 30 mil downloads do seu app, com aproximadamente 20 mil contas criadas. Por lá, é possível encontrar as áreas de Sócio Torcedor, Ingressos - agilidade para o torcedor, e economia para o clube, Noticias e Conteúdo - Mais facilidade para o torcedor, e o Marketplace - integração de outros negócios da cidade na plataforma do Maringá.

Com isso, é possível ter um desenvolvimento sustentável da comunidade, através do apoio do crescimento econômico da região somado ao fortalecendo dos laços sociais.

Ecossistema e experiência do usuário

Programas de fidelidade são uma maneira eficaz de reconhecer e recompensar a lealdade dos clientes. Ao oferecer recompensas personalizadas e significativas, é possível criar uma conexão emocional mais profunda com os torcedores, aumentando a satisfação e a fidelidade com o clube.

Além disso, é fundamental enriquecer o ecossistema com tecnologias que abram caminhos para experiências de usuário mais abrangentes e imersivas. O uso de blockchain para compra segura de ingressos minimiza o risco de fraude e transforma o ingresso em um item colecionável, enquanto que a Inteligente Artificial proporciona interações naturais e intuitivas dentro da plataforma.

Marketing esportivo com novas tecnologias: aplicativo está aí para isso

O SPFC é outro exemplo na questão de uso de aplicativo para aproximar o seu público do time. Assim como foi feito com o clube de futebol, o time apostou na tecnologia para sua equipe de basquete, com isso, espera aumentar sua base de fãs aproveitando também o bom momento da equipe que foi vice-campeã do NBB (Novo Basquete Brasil) em 2023.

Através de quizzes interativos, enquetes e acesso a conteúdos exclusivos a ideia é garantir que os torcedores se sintam parte da família do clube. Além disso, a ferramenta é um canal perpétuo de monetização para a equipe, permitindo que patrocinadores interessados em penetrar o ecossistema o qual os que gostam do SPFC e de Basquete fazem parte, alcançando segmentos específicos da base e fãs maximizando o impacto de suas mensagens através de custos acessíveis.

Cada evento representa uma chance de se conectar com os usuários. Se tiver uma plataforma equipada com CRM integrado, melhor ainda. Cada interação

fortalece a capacidade de ouvir e compreender o que a comunidade valoriza, permitindo fornecer exatamente o que eles buscam.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!