Comemorado em 23 de abril, o Dia Mundial do Livro é uma ocasião especial para destacar que o poder da leitura não apenas enriquece a mente, mas também é capaz de expandir a visão de mundo e permite aprender com os outros. Fonte de inspiração e conhecimento para líderes em todos os setores, os livros impactam diretamente em suas jornadas, tanto pessoal quanto profissionalmente. Por isso, dez CEOs compartilham suas recomendações de obras para inspirar e motivar outros.
Paixão por Vencer , Jack Welch e Suzy Welch
Rodrigo Ressurreição, CEO e fundador da Total Clean
O empresário conta que esse livro foi extremamente motivador para ele. “Com essa leitura tive uma clareza sobre o caminho que precisava trilhar. E ele envolve dessa maneira, mostrando o que uma pessoa precisa fazer para se tornar um ser humano melhor na vida e nos negócios. Além de ser um estimulador em determinar o que precisa ser feito”.
O Jeito Harvard de Ser Feliz , Shawn Achor
Lucas André, CEO e fundador da Fast Tennis
Para o CEO, é imprescindível entender que, assim como o autor afirma na obra, a felicidade precede o sucesso e quanto mais positivos, mais o cérebro se envolve, o que o torna mais criativo, resiliente e produtivo no trabalho. “A pessoa mais feliz tende a ter mais sucesso. Por isso, as empresas que prezam por um time mais feliz aumentam significativamente a chance de sucesso. Não precisamos esperar pelo pote de ouro para atingirmos a felicidade, mas sim, ser feliz durante a jornada”, explica.
Ideas Have Consequences , por Richard M. Weaver
Luiz Teixeira, CEO da Oral Sin, referência em implantes dentários no Brasil
Há quatro anos na Oral Sin, Luiz Teixeira assumiu o cargo de CEO em 2023 e possui uma vasta experiência no setor. Uma das leituras que marcou sua jornada profissional, foi o Ideas Have Consequences, por Richard M. Weaver. “É um livro que eleva a necessidade de conectar com o transcendental, que deixa claro o significado nobre do trabalho, da labuta honrosa e do sacrifício. Também aborda os pontos fracos da modernidade, armadilhas para uma liderança de referência. Me encorajou a procurar ser virtuoso pelos outros, por significado no meu ofício, dando meu melhor”, disse o CEO.
A Arte da Guerra , deSun Tzu
Cristiano Corrêa, CEO da Ecoville
Com táticas sobre como manobrar em um campo de batalha, a obra não influencia apenas no militarismo, mas também na gerência administrativa e nas técnicas modernas de liderança. “Esta leitura me ensinou que nunca devemos ir para uma batalha sem saber o que pode estar contra nós e que a vitória está reservada àqueles que estão dispostos a pagar o preço, ou seja, não entro no mercado sem antes conhecê-lo, entender como ele funciona e quem são as referências. Após isso, sabemos que o trabalho e a constância das ações planejadas, alinhadas a uma cultura empresarial forte serão fundamentais para colher os resultados. Foi isso o que vivi aos 12 anos, quando comecei a trabalhar como panfleteiro, e hoje, aos 44 anos, conquistei a posição de maior liderança na rede de franquias Ecoville”.
Rebeldes têm asas , escrito por Rony Meisler
Daniel Bittencourt, sócio fundador do Mané
O livro conta a história da Reserva, que se tornou uma das marcas mais inovadoras do mundo. “Sou fã da marca Reserva e do Rony Meisler. O Livro fala da coragem de empreender, da necessidade de sempre inovar, da busca por fugir da mesmice e de transformar sonho em negócio. Eu me identifiquei com os valores, pego muito da alma da marca Reserva e tento levar para o Mané”.
Sonho Grande , escrito por Cristiane Correa
Gabriel Farrel, CEO da Borda & Lenha
Acreditando na importância de fontes inspiradoras para empreendedores, o executivo recomenda a leitura da obra pois a mesma destaca a jornada de sucesso de empresários brasileiros renomados e por meio das histórias de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, os leitores são motivados a buscar metas ambiciosas e a superar desafios com resiliência. “O livro proporciona valiosos insights sobre estratégias empresariais, cultura organizacional e visão de longo prazo. Ao aprender com as experiências desses líderes, os empreendedores podem desenvolver uma mentalidade determinada e focada, cultivando uma cultura de excelência em seus próprios negócios”, comenta Farrel.
Nada Easy: O passo a passo de como combinei gestão, inovação e criatividade para levar minha empresa a 35 países em 4 anos , de Tallis Gomes
Giovanni Bruno, fundador e CEO da Spicy Tuna
Giovanni explica que este livro é uma verdadeira inspiração para qualquer empreendedor que busca inovação e crescimento acelerado. “O autor compartilha sua jornada audaciosa e as estratégias que o levaram a expandir sua empresa globalmente em um tempo recorde. Sua abordagem direta e os insights sobre gestão, inovação e criatividade foram essenciais para moldar minha visão de negócios e de crescimento escalável”, finaliza.
Empresas feitas para vencer , escrito por Jim Collins
Thariel Manteiga, CEO da Prohouse Colchões
Para Thariel Manteiga, CEO da Prohouse Colchões, rede especializada em colchões, bases box e complementos para o dormitório, os pioneiros na cama box e cama baú no Brasil, presente no mercado há mais de 40 anos, a obra o ajudou a desmistificar alguns pontos sobre liderança e, ao mesmo tempo, facilitou a compreensão do seu perfil como um líder, além de reafirmar algumas convicções acerca do foco e cultura da empresa. "Outro ponto fundamental em que o livro me influenciou está relacionado com a grande relevância na seleção e gestão de pessoas, o que reforça minha defesa até hoje de que elas devem vir em primeiro lugar na construção de um negócio vencedor", conta Manteiga.
Um café com Sêneca , de David Fideler
Fábio Argenta, CEO e diretor técnico da Saúde Livre Vacinas
O livro é um Guia Estoico para a arte de viver, trabalhando valores que nos ajudam como profissionais e empresários, empreendedores, como viver a arte da amizade verdadeira, valorizar nosso tempo, superar a preocupação e a ansiedade, domando as adversidades e ainda, nos ensina a cultivar o amor e gratidão. “Todas as pessoas deveriam ler esse livro, afinal, a busca por saúde emocional e qualidade de vida deve ser constante” complementa Fábio.
Como fazer amigos e influenciar pessoas , por Dale Carnegie
Renata Barbalho, fundadora e CEO da Espanha Fácil
Renata é uma apaixonada por leitura, tanto que chega a ler cerca de quatro livros por mês. Esse livro em especial é um clássico na categoria autoajuda e network, além de oferecer muitos insights sobre habilidades sociais, empatia e comunicação assertiva. “Para mim ele trouxe lições relevantes, que me ajudam no meu dia a dia como empresária e na minha vida pessoal. Indico para quem quer avançar na carreira, cultivar uma rede de contatos sólida e melhorar os relacionamentos interpessoais”, conta Barbalho.