Um levantamento realizado pela Reeducation, edtech referência em projetos de transformação digital para instituições de ensino, revelou que a integração de dados pode reduzir o trabalho operacional dos professores em cerca de 30%. Ao unificar o acesso a informações em apenas uma plataforma, a equipe docente não precisa gerenciar manualmente suas turmas, o que garante economia de tempo e abre espaço para a melhoria das aulas.

A empresa também detectou que a integração de ferramentas de automação baseadas em Google pode simplificar os processos educacionais e tornar a tecnologia mais acessível aos alunos, resultando em um aumento de até 80% no uso diário das plataformas digitais para estudos. É o caso do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (Consa), que viu uma maior adesão às tecnologias Google por parte de alunos e colaboradores após a integração de recursos como login único, Chromebooks, espaços makers e educação bilíngue em suas unidades.

Reforçando a crescente relevância da automação de processos, um estudo conduzido pela Tamr, Inc. em 2023 revelou que 65% das organizações indicam que investir em tecnologias de gerenciamento de dados é crucial para alcançar informações assertivas e de melhor qualidade. 

“Vivemos um momento único na educação. Tecnologias como hiperautomação e IA generativa vão transformar a jornada dos alunos e professores. E, nesse movimento de inovação, os dados terão um papel central como ativos estratégicos das instituições. Hoje, integrar e gerenciar dados é um passo imprescindível para inovação educacional”, afirma Walison Abreu, Chief Digital Officer (CDO) da Reeducation.

Nesse contexto, as soluções de dados e AI baseadas em Google têm ganhado cada vez mais visibilidade, permitindo às instituições de ensino integrar dados em sala de aula e remodelando esse ambiente em termos operacionais e estratégicos. “Com isso, o corpo docente tem mais tempo e ferramentas à disposição para a produção de formatos de aprendizagem imersivos, que contribuam para a absorção do conhecimento e jornada do aluno”, destaca o executivo.

Os benefícios da automação e integração de dados

A automatização de processos nas instituições de ensino impacta não só professores, mas beneficia também gestores de TI e TE, diretores, pais, alunos e outros profissionais da área pedagógica como um todo.

Segundo a Reeducation, alguns dos outros benefícios que a transformação digital pode promover incluem a minimização de erros e retrabalho, o acesso facilitado aos alunos e a centralização de processos. 

Minimização de erros e retrabalho

Outra vantagem da automatização do ambiente educacional é a eliminação do risco de erros humanos no cadastro de aulas, alunos e recorrências. Isso não só facilita a gestão de matrículas, frequência e produtividade dos estudantes, mas também ajuda a instituição de ensino a se adequar aos padrões de governança, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Para Abreu, esse benefício deve ser olhado com atenção especialmente pelos diretores de escolas. “Os insumos que podem ser recolhidos têm a capacidade de se tornarem insights valiosos para os gestores da instituição de ensino, esclarecendo quais os caminhos para resolver as dores das turmas e professores de modo assertivo”, explica.

Acesso facilitado para os alunos

Automatizar e integrar dados em sala de aula também permite aos estudantes acessar conteúdos, materiais complementares, aulas e reuniões em grupo de qualquer lugar, a qualquer momento. Todos os eventos ficam agendados nos calendários, com notificações geradas nos dispositivos móveis minutos antes do início de cada um.

“Independente da localização dos estudantes e profissionais pedagógicos, a comunicação entre todos os envolvidos nessa cadeia se torna mais clara e transparente. Assim, não é preciso recorrer a recursos como o WhatsApp pessoal para fins educacionais”, afirma o CDO.

Centralização dos processos

Outro benefício é o gerenciamento centralizado de turmas, equipes e arquivos, o que viabiliza o aumento da produtividade de professores e alunos. Com esse tipo de ferramenta, os professores podem criar grupos de estudo para compartilhar conteúdos, apresentados de forma organizada. Isso facilita a visualização rápida de todos os materiais compartilhados em sala de aula.

“Ao centralizar os processos, a comunicação interna nas instituições de ensino também é facilitada. Professores e coordenadores podem utilizar a mesma plataforma para trocas de informações, eliminando a necessidade de utilizar outras ferramentas para discussões e compartilhamento de arquivos escolares”, explica o especialista.

Para Abreu, ao integrar dados e investir na transformação digital, as instituições de ensino promovem uma verdadeira revolução na forma como os alunos aprendem e os professores ensinam. “Um ambiente mais eficiente, colaborativo e centrado no desenvolvimento do conhecimento é a maior via para captar e reter estudantes nas salas de aula, portanto, não é uma oportunidade que pode ser deixada de lado", finaliza.

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