Ismael Dias é mais um dos empreendedores que, com foco e determinação, mudaram a própria realidade. A CotaFácil, rede de franquias de soluções financeiras fundada por ele, arrecadou R$ 530 milhões no ano passado e prevê terminar 2024 com faturamento na casa dos R$ 1 bilhão. A marca expandiu as fronteiras brasileiras e começou a operar no ano passado com duas unidades internacionais, nos Estados Unidos e no Japão; hoje, conta com seis franqueados e com previsão de chegar até o final do ano com outras 20 unidades no exterior.

Por trás do negócio de sucesso, existe uma história de superação. Natural de Douradina, interior do Paraná, Ismael precisou trabalhar desde novo para superar as adversidades. 

Aos 10 anos, perdeu a mãe, que, assim como todos os parentes, trabalhava em uma fábrica de colchões na cidade, que tem pouco mais de 8 mil habitantes. Triste com o acontecimento, o dono da companhia em que a matriarca trabalhava foi prestar condolências e oferecer ajuda com os custos do velório. “Na ocasião, ele também me ofereceu um emprego como auxiliar administrativo, uma oportunidade que agarrei para ajudar o pai e os dois irmãos. Me dediquei muito e conheci todas as áreas do negócio, chegando em 2011 ao cargo de gerente de compras. Mas, após doze anos de muito empenho, senti que era hora de ter meu próprio negócio”, comenta Ismael.

Como tudo começou

O objetivo era ter uma loja e, com olhar visionário aliado a pesquisa de mercado, viu na cidade de Umuarama, também no interior do Paraná, a chance de empreender. Na época, o município estava em pleno desenvolvimento com os negócios imobiliários em alta e, por isso, as compras feitas com as cartas de crédito estavam crescendo muito.

“A mudança não foi fácil, já que ao chegar em Umuarama não conhecia ninguém e nem tinha contatos para me ajudar nessa tarefa de investir em um negócio, como encontrar um fiador e um local certo para abrir a loja. Mesmo assim, segui firme no meu propósito e, em 2012, com um investimento de R$ 50 mil vindos da minha rescisão, abri a Loja Dias, especializada em serviços financeiros, o início da minha jornada empreendedora”, comenta Dias.

Em 2015, com o crescimento dos negócios, a unidade mudou de nome e passou a ser CotaFácil. A marca se mostrou promissora e já no ano seguinte, 2016, foi formatada para entrar no franchising. Criada com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que têm o desejo de se tornar dono do próprio negócio, conta com quatro modelos de investimento: home based a partir de R$ 19.997; office a partir de R$ 24.997; loja a partir de R$ 44.997; e o Prime, a partir de R$ 99.997. 

A empresa oferece ao cliente todo tipo de empréstimo, consignado ou não, financiamento de veículos e diversos tipos de seguros. Atualmente conta com 530 unidades em diversas regiões do país e tem projeção de terminar este ano com 1000 operações em todo território nacional. 

A rede acompanha o crescimento identificado pela Associação Brasileira de Consórcios (Abac). De acordo com o balanço anual, o sistema encerrou 2023 batendo recordes em diversos indicadores, reafirmando sua importância na economia. De janeiro a dezembro, o acumulado de vendas atingiu 4,18 milhões de novas cotas, um recorde histórico. Segundo a pesquisa, o crescimento foi de 6,4% sobre as 3,93 milhões de adesões de 2022. A rede está ainda no ranking das 20 maiores microfranquias do Brasil da ABF, ocupando a posição 17.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!