Investidores que desejam apostar em um novo negócio em 2024, devem estar atentos às demandas atuais do mercado e às tendências que prometem ganhar força no próximo ano. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o volume de microfranquias cresceu 87% entre 2021 e maio de 2023, passando de 322 para 604 marcas. A expansão das microfranquias foi tão acelerada que hoje o modelo representa 44% do total de marcas franqueadas Entre os setores mais promissores estão as franquias de educação, beleza e estética, alimentação e serviços de saúde.
“O mercado de microfranquias no último ano, se mostrou muito promissor, em âmbito nacional. Só em 2022, de acordo com a ABF, tivemos um aumento de quase 50% só deste modelo, quando comparamos com o ano de 2021. Isso mostra como o modelo de negócios pode ser muito assertivo para incentivar o franchising e o empreendedorismo no nosso país”, comenta Umberto Papera Filho, especialista em franquias e fundador da Wings Company.
“As microfranquias têm se destacado cada vez mais como uma tendência significativa no franchising. São unidades menores, com investimentos iniciais mais baixos em comparação às tradicoonais. Essa abordagem tem atraído bastante os empreendedores que buscam ingressar no mundo dos negócios com recursos limitados, mas querem a segurança de um negócio já testado e aprovado”, explica Clodoaldo Nascimento, fundador do Grupo BDC, que implementou o formato de microfranquias na YES! Idiomas e fundou a FOLLOW ME Idiomas, rede de ensino de idiomas diretamente voltado para o modelo de negócios low cost.
De acordo com Nascimento, apostar em microfranquias foi um ponto positivo para o crescimento dos negócios. “Notamos que atraímos um número maior de franqueados, ou seja, expandimos a nossa rede franqueada”, comenta.
A empresária Aline Soaper também apostou nesse modelo de negócios. “Em 2022, começamos a desenvolver o modelo de franquias para ser facillmente operacionalizado pelos nossos franqueados. Com baixo custo de investimento inicial e baixo custo fixo, porque entendemos que no início de um negócio ter altos custos é um complicador para a continuidade do negócio”, comenta. Soaper, que está à frente das franqueadoras Healthy Money e Efinckids, explica que, para começar um negócio, ter modelos validados e suporte é fundamental. “Muitas pessoas tem interesse em começar a empreender e as microfranquias são uma excelente solução, Sendo possível começar com o dinheiro de uma rescisão, por exemplo.”
Para quem deseja empreender com uma microfranquia, o CEO da YES! Idiomas aconselha ser participativo no dia a dia da operação, estando imerso no negócio. Já Aline Soaper acredita que o franqueado se destaca neste mercado quando segue processos estabelecidos e batendo as metas propostas pela franqueadora.
“A empresa que está considerando adotar o formato de microfranquia, é importante planejar cuidadosamente e garantir uma implementação bem-sucedida. Para isso, sugiro procurar empresas especializadas em formatação de marcas, bem como se associar a ABF, para assim iniciar de maneira profissional o seu processo de expansão da marca”, recomenda Clodoaldo Nascimento.
Para 2024, os especialistas do mercado prospectam um crescimento sólido e significativo. “2024 é um ano d e recuperação para o mercado. Muitas oportunidades estão surgindo para novos negócios e, em 2025, a expectativa é que as oportunidades continuem crescendo. A tendência hoje é do empreendedor investir mais em negócios já validados, sabendo que terá mais chances de sucesso do que começando do zero, sozinho”, finaliza a franqueadora à frente da Healthy Money e Efinckids.