Nesta quarta-feira, 20 de março, é celebrado o Dia Mundial da Felicidade. No ambiente profissional este é um dos principais fatores para garantir um bom desempenho dos colaboradores – um estudo feito pela Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais. 

“Um bom líder é aquele que tem inteligência emocional corporativa e isso inclui a capacidade de perceber as necessidades inerentes dos colaboradores, como o fator felicidade. O gestor que estabelece um propósito único consegue manter as pessoas mais engajadas. Além disso, ele precisa valorizar o time de forma justa e genuína, além de saber dar voz para cada membro da equipe”, explica Patricia Y. Agopian, especialista em formação e aceleração de Carreira Executiva.  

Agopian, que é CEO da Bússola Executiva, maior escola digital de Aceleração de Carreira Executiva que já formou mais de 4 mil líderes, ensina cinco estratégias valiosas para líderes cultivarem a felicidade no ambiente de trabalho e consequentemente, serem mais produtivos:    

1 - Incentive as relações . Crie um ambiente que favoreça a interação da equipe, através de eventos sociais ou exercícios que incentivem a colaboração e a descontração entre o time. Isso auxilia na coesão do grupo, mas também na melhora da eficiência, visto que os colaboradores se sentirão mais à vontade para trocar ideias.  

2 - Priorize o bem-estar . Incentive o equilíbrio entre vida e trabalho e priorize extrair o melhor de cada membro da equipe. Com isso, você demonstra valorização e cuidado com os colaboradores, o que resulta em uma equipe mais saudável, motivada e que produz em seu máximo potencial.  

3 - Reconheça os esforços . Não apenas grandes vitórias, mas reconheça o processo, as micro vitórias que acontecem na rotina enquanto o colaborador está desenvolvendo algum projeto. Pequenas palavras e atitudes no dia a dia já incentivam o colaborador.  

4 - Saiba comunicar expectativas de maneira clara . Estabelecer rituais com o time é uma ótima maneira de manter a equipe constantemente alinhada e direcionada para executar as demandas de maneira efetiva. 

5 - Ajude na tomada de consciência das emoções . Proporcione workshops e treinamentos sobre habilidades emocionais dentro e fora do trabalho. Isso ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, faz com que o profissional se sinta valorizado e impacta diretamente no rendimento do trabalho.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!