Em meio a um cenário macroeconômico cada vez mais competitivo, a busca por formas de aumentar o engajamento das equipes de vendas vem crescendo nas empresas. Para cumprir esse objetivo, algumas tecnologias se transformaram em verdadeiras aliadas das companhias, sendo o software de gestão uma das principais delas.

Segundo Thales Zanussi, fundador e CEO do Mission Brasil, referência em digital outsourcing e staff on demand no país, plataformas como essa são fundamentais por integrarem todas as cadeias ligadas ao time. “Boas conversões dependem não apenas dos recursos tecnológicos disponibilizados aos colaboradores, mas também sobre como suas habilidades podem ser potencializadas de maneira estratégica”, diz.

Em cada companhia, o software terá um determinado tipo de aplicação, dependendo de fatores como porte, setor, entre outros. No entanto, há 5 direcionamentos de uso que ajudam a impulsionar qualquer marca. São eles:

Automatização de tarefas repetitivas

A implementação de um software de gestão nas operações de vendas traz como uma das suas maiores vantagens a possibilidade de automatizar funções administrativas e mecânicas. "É uma característica que libera o time de vendas para focar todos os seus esforços no que realmente importa: construir relações duradouras com os clientes", comenta Zanussi.

Ainda vale observar que a digitalização de processos viabilizada pela tecnologia ajuda a companhia a evitar uma série de desperdícios. “Seja em questão de tempo ou recursos financeiros, cada decisão é voltada para a maximização de valor das estratégias”, complementa o especialista.

Análise de dados e inteligência de mercado

A capacidade de coletar, analisar e interpretar grandes volumes de dados também transformou o software de gestão em um aliado crucial para entender as dinâmicas de mercado e o comportamento do consumidor. Com isso, todas as informações ligadas àquele negócio podem se tornar insights valiosos para a equipe de vendas brilhar.

"A plena consciência das tendências de consumo e a metrificação do desempenho das soluções implementadas resulta em entregas assertivas. Ou seja, o índice de retrabalho despenca, já que os colaboradores realizam ajustes precisos e em tempo real nas suas estratégias”, destaca o CEO.

Gamificação das plataformas

Se a Newzoo aponta que 3,3 bilhões de pessoas jogam ao redor do mundo, seja em celulares, consoles ou em computadores, não é só por diversão. A gamificação é uma estratégia inovadora que, quando integrada ao software de gestão, potencializa o desenvolvimento das equipes de vendas.

“Aqui no Mission Brasil, por exemplo, estruturamos uma plataforma que permite o acompanhamento de performance em tempo real e a criação de rankings e sistemas de recompensas. A ideia dessas funcionalidades é justamente estimular a superação de metas de forma lúdica e eficaz, transformando objetivos em desafios saudáveis e fazendo com que os profissionais atinjam suas melhores versões", pontua Zanussi.

Feedbacks personalizados

Outro ponto reforçado pelo software de gestão é o monitoramento detalhado do desempenho individual e coletivo das equipes. Com os dados extraídos dessa análise, os colaboradores podem receber orientações precisas para aprimorar competências e otimizar o dia a dia. O executivo explica que é um tipo de feedback voltado para o aprendizado contínuo:

"Cada vendedor passa a saber exatamente o que melhorar e as condutas que devem se perpetuar. Juntando essas duas informações, o profissional pode acelerar tanto a progressão da sua carreira como o crescimento da empresa", ressalta.

Comunicação e colaboração integradas

Em tempos onde o trabalho remoto se tornou uma realidade para muitas companhias, manter o time de vendas conectado também é imprescindível. Nesse aspecto, o software de gestão é capaz de romper barreiras físicas, facilitando a troca de informações e a colaboração instantânea, independente da localização dos profissionais.

“Um dos maiores desafios das empresas na era digital é garantir uma comunicação eficiente em todos os âmbitos. O e-commerce, por exemplo, é o único canal de vendas para muitas delas. Portanto, as organizações precisam utilizar a tecnologia de modo que as pessoas se sintam próximas umas das outras, sejam elas colaboradoras ou clientes”, conclui o líder do Mission Brasil.

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