O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que, somente em 2023, 73.610 mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil . Além de acender um alerta, o dado também reforça a importância da conscientização sobre o tema nas diferentes esferas sociais, incluindo o mercado de trabalho. De olho nesse cenário, empresas de todos os portes têm aderido à campanha Outubro Rosa , que visa promover uma conscientização sobre esse tipo de câncer, que é considerado o mais comum entre as mulheres.
Carine Roos, mestre em Gênero pela LSE e fundadora da Newa , empresa de consultoria em DE&I e saúde emocional para as organizações, considera que é dever das empresas manter um olhar integral para a saúde das mulheres, seja levando informações ou oferecendo condições dignas e personalizadas para as colaboradoras que estão enfrentando a doença. “As empresas podem desempenhar um papel crucial na minimização dos impactos negativos do câncer de mama em suas funcionárias adotando uma postura mais próxima e humanizada, oferecendo horários flexíveis de trabalho, auxílio psicológico, criação de uma rede de apoio interna, sensibilizações para a equipe e liderança e plano consistente de reintegração adaptado às necessidades delas para um retorno acolhedor”, argumenta.
Para exemplificar as ações que estão sendo adotadas pelas organizações que apoiam a campanha Outubro Rosa, listamos três empresas com iniciativas que buscam conscientizar e levar qualidade de vida para as mulheres.
Adeste:
A Adeste
, empresa que transforma subprodutos de origem animal em grandes negócios, está promovendo uma série de ações em alusão ao Outubro Rosa. Com o objetivo de promover o autocuidado com a saúde feminina e despertar a consciência sobre a importância dos exames preventivos, a companhia terá um mês repleto de ativações estratégicas e sensibilizações, com palestras informativas com profissionais de saúde e atividades presenciais em suas unidades que visam reforçar a pauta. Para além das ações pontuais, a companhia também conta com o programa Vida e Prazer de Viver, informações e práticas de saúde e bem-estar, seja para o corpo ou para a mente. O programa também oferece apoio psicológico para os mais de 1.000 colaboradores da Adeste.
Nstech:
No mês de outubro para além do autoexame e de mamografias regulares - indispensáveis para a saúde da mulher, a nstech
, mais completa plataforma open logistics do mundo, tem incentivado o bem-estar e a prática de hábitos saudáveis na promoção da saúde das mulheres.
Entre as ações dedicadas à Campanha do Outubro Rosa, estão: uma palestra com a nutricionista Letícia Mendes sobre como a alimentação saudável ajuda na prevenção de doenças, que contou com a participação de mais de 400 colaboradoras e a isenção da co-participação nos exames preventivos. Os colaboradores também têm recebido mensagens de incentivo à prevenção e foram orientados a usar peças de roupa rosa e um fundo de tela especial para reuniões, como forma de demonstrar seu apoio à causa.
A empresa também firmou uma parceria com o Projeto Fios de Berenice para doação de cabelos. Todas essas ações fazem parte do Ativamente, o programa de bem-estar para todos os colaboradores do ecossistema da nstech.
PinePR
Com um quadro composto por mais de 75% de mulheres, a PinePR,
agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia com atuação dentro e fora do Brasil, se apresenta como uma importante aliada das mulheres e do seu bem-estar diariamente.
Neste mês de outubro, a agência promove uma roda de conversa sobre prevenção ao Câncer de Mama com Nicole Morás, jornalista que recebeu o diagnóstico de câncer de mama aos 31 anos de idade e, desde então, compartilha sua história no perfil @deumpeitoaberto no Instagram. Portadora da mutação genética BRCA1, Nicole fez quimioterapia, mastectomia e está em remissão há 3 anos, durante o bate-papo contará aos piners, como os colaboradores são carinhosamente chamados, sobre toda sua jornada lutando contra o quadro oncológico.