De acordo com o levantamento realizado pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) , em sua pesquisa ”ESG e sua Comunicação nas Organizações no Brasil”, o tema ESG está presente como prioridade em 95% das agendas corporativas das organizações. O principal objetivo para que as empresas tenham ações nesse setor é causar impactos positivos para com a sociedade. Desta forma, investir na agenda demonstra alinhamento com as expectativas de seus clientes e corrobora com a construção e reputação da marca.

Atualmente, uma organização ter ações de ESG, demonstra a sua preocupação com o dia a dia de seus funcionários e clientes. 

Conheça as seis empresas que estão presentes no mercado brasileiro que possuem práticas ESG visando o bem-estar de seus clientes, colaboradores e da sociedade, no geral: 

Octa  (Investida da Fisher )

A Octa é uma startup que transforma a cadeia automotiva em economia circular, criando pontes entre pessoas e empresas que possuam veículos que por algum motivo não cumprem mais com a sua função, sendo eles inativos, batidos, queimados ou sucateados, direcionando-os para os centros de desmontagem veicular, responsáveis por fazer o desmonte adequado com boas práticas técnicas, levando ao consumidor final peças que cumprem um padrão de qualidade e preço acessível.

A startup ajudou a reduzir 350 toneladas de CO2 em apenas 30 dias para a empresa SLC Agrícola. Segundo a empresa, apenas 0,5% da frota nacional é convertida em veículo em final de vida, enquanto países mais maduros na reciclagem automotiva,como os EUA, elevam esse número para 4% a 5% da frota anualmente.

O objetivo da Octa é criar um novo mercado no Brasil para desviar o atual consumo de peças em desmanches ilegais para empresas comprometidas com boas práticas, gerando benefícios para a economia, segurança pública e meio ambiente. A startup realiza isso, por meio da venda ativa de veículos para centros de desmontagem e está desenvolvendo a frente de venda de peças usadas ao mercado, buscando fechar a circularidade do frotista ainda neste semestre.

“A Octa é fruto de um propósito muito claro de criar impacto positivo no Brasil em questões sociais e ambientais e foi construída para que sua cultura refletisse essa visão. Ter nossos clientes, parceiros e investidores abraçando esse posicionamento, não apenas nos dá orgulho e aumenta nossa responsabilidade, mas também demonstra como os negócios de impacto são uma forte tendência e que o mercado está reconhecendo seu potencial prático”, explica Arthur Rufino, CEO da empresa. 

CM.com

O tema ESG tem se tornado prioridade nas empresas, e a CM.com , empresa holandesa líder em comércio conversacional (ConvComm), tem realizado iniciativas que mostram comprometimento e responsabilidade no mercado que atua. Recentemente, a empresa disponibilizou seus serviços tecnológicos para fortalecer a comunicação com a base de contatos e o processo de prospecção de novos doadores da  Casa do Zezinho , organização sem fins lucrativos do Capão Redondo.

Ronald Bragarbyk, Country Manager da CM.com, afirma que a tecnologia deve ser usada a favor de um objetivo comum, que é o bem da sociedade.“É uma felicidade imensa poder contribuir e apoiar esta instituição tão importante que atua de maneira tão admirável na zona leste da cidade. Com a nossa API é possível quebrar barreiras e tornar o acesso às informações mais fácil e democrático, o que leva mais pessoas a se conectarem com diversas causas e ainda ajudar a divulgá-las”, finaliza o executivo.

Flexpag

A Flexpag , fintech das utilities, aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciativa desenvolvida que visa mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

“Participar dessa iniciativa é importante para nós. Além de promover o apoio aos  dez Princípios do Pacto Global, a Flexpag amplia a competitividade do setor empresarial, uma vez que no mundo atual as empresas são acompanhadas de perto pelos seus diversos stakeholders que buscam a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Atuar em conformidade com essas práticas demonstra solidez, credibilidade e resiliência em meio à volatilidade, complexidade e desafios do ambiente empresarial que vivemos ``, comenta Luis Filipe Cavalcanti, Diretor de Operações da Flexpag.

Fênix DTVM

Para a Fênix DTVM, a adoção de práticas relacionadas ao meio ambiente, governança corporativa e bem-estar social (ESG), estão sendo incorporadas em todos os seus processos. A empresa é a primeira do ramo a aderir e se comprometer com os princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), demonstrando compromisso em ajudar o país a avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Talita da Silva Pereira Galvão, gestora de ESG da Fênix DTVM, conta que em 2022 o foco foi o processo de mapeamento dos temas materiais e riscos voltados ao ESG, a fim de conhecer a necessidade e o meio em que a empresa atua, alinhando a missão, visão e valores. 

"Para 2023, o foco é lançarmos a estratégia de ESG da Fênix DTVM, que é um modelo de gestão que reflete o posicionamento da empresa e o compromisso com o desenvolvimento responsável e sustentável, bem como a transparência, a ética e a inovação como alavancas para  desenvolvermos as áreas ambientais, sociais e de governança dentro da cadeia de valor da mineração do ouro", explica.


Adyen 

Desde o final do ano passado, a Adyen , plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes, em parceria com a Casa1 vem promovendo diversas campanhas. A primeira promoveu a arrecadação interna de materiais de higiene, em que os próprios colaboradores se engajaram, além de participarem de workshops promovidos por eles e doações para que a Casa1 continuasse de portas abertas. A  instituição é muito importante para parte da população LGBT+ que se encontra em situação de vulnerabilidade, seja por não ter recebido o apoio familiar, seja por diversas outras questões de ordem econômica e social. A Casa1 atua prioritariamente em São Paulo, desenvolvendo atividades na sua própria sede, na clínica de atendimento psicossocial e na casa de acolhimento. A instituição faz um trabalho sério, atuando em mais de uma frente, do qual a Adyen contribui de maneira recorrente e duradoura.

Casa do Zezinho

Casa do Zezinho é uma organização sem fins lucrativos que atende crianças, adolescentes e jovens, entre 6 e 21 anos. Ao todo, são mais de 1,2 mil Zezinhos matriculados e todos têm acesso a oficinas de educação, bilinguismo, gastronomia, artesanato, programação, mundo gamer, cultura e desenvolvimento pessoal. Eles vivem e experimentam a tecnologia social própria e inovadora, a Pedagogia do Arco-íris, fundada pela pedagoga Dagmar Rivieri, conhecida como Tia Dag! E para tudo isso acontecer, doações e o apoio de empresas é fundamental! São diversos projetos realizados para impactar positivamente a vida das crianças, adolescentes e jovens. 

“As ações adotadas pela organização consistem na melhoria de vida para seus atendidos, refletindo diretamente na sociedade, em todas as áreas. Por exemplo: meio ambiente, segurança, qualidade de vida, saúde, educação. Uma empresa pode ter mais de uma bandeira para fortalecer o S: sociedade atendida nestes pontos é uma sociedade mais justa que gera oportunidade para todos”, explica Eduardo, que faz parte do desenvolvimento institucional e inovação da ONG.

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