Atualmente, o brasileiro prefere se arriscar em uma jornada empreendedora a ir em busca de um desenvolvimento de carreira em empresas. Essa é a conclusão a que o Sebrae chegou em 2021 em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) a partir da produção do relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM). No estudo, que contou com a participação de 2.000 respondentes e 46 especialistas, ficou evidente que empreender é o terceiro maior sonho da população brasileira, ficando atrás somente do desejo de viajar pelo país e conquistar a casa própria. Ao todo, o Brasil apresenta 43 milhões de empreendedores. 

Diante desse contexto, Gabriel Andrade, CEO da Quero 2 Pay, fintech de meios de pagamentos por maquininhas de cartão, aponta a importância dos empreendedores refletirem sobre as estratégias de vendas dos negócios visando além dos lucros. “O processo de venda não termina quando o consumidor fecha um serviço ou adquire um produto. Se o vendedor souber criar um relacionamento com o cliente, pode garantir até mesmo a sua fidelização”, diz Andrade.

Pensando em auxiliar aqueles que desejam encontrar a realização profissional sendo donos do próprio negócio, o executivo listou as quatro principais técnicas para fechar uma boa venda. Confira abaixo: 

Invista na divulgação
Com o fortalecimento do digital, os consumidores passaram a ter um maior poder de compra, visto que é possível estar diante de muitas marcas a apenas um clique de distância. Desta maneira, o empreendedor precisa garantir que o seu negócio se destaque entre os players por meio do investimento em divulgação. Aqui, é importante ressaltar os diferenciais. Reflita: por que o consumidor deve escolher a sua marca? além de reforçar os pontos positivos do empreendimento com o auxílio do depoimento de clientes mais recorrentes.

Personalize o atendimento 
No início de uma venda, é natural que o empreendedor comece o contato comunicando o que o consumidor irá poder encontrar no seu negócio. Por isso, personalizar o atendimento é um caminho para se manter à frente da concorrência. Para que isso aconteça, é necessário colocar o possível cliente no centro do processo. Ou seja, entender as necessidades particulares que o fizeram procurar o seu negócio a fim de alinhar as características do produto ou serviço a essas demandas.  

Busque um posicionamento claro 
Que vendedor nunca escutou frases como “vou fazer mais algumas pesquisas antes de decidir” ou “vou pensar e depois te retorno”? A verdade é que como os consumidores têm muitas possibilidades à disposição, costumam ‘enrolar’ para tomar uma decisão assertiva. Portanto, é papel do empreendedor fazer com que o cliente tenha um posicionamento claro dentro de um limite de tempo. Algumas sugestões de ações para alcançar esse tipo de resultado são: oferecer um desconto com prazo de validade; destacar vantagens como entrega antecipada ou garantia estendida, caso ele feche a venda naquele momento; ou comentar sobre a escassez de estoque. 

Valorize o pós-venda 
A etapa do pós-venda é negligenciada por muitas marcas que pensam já ter atingido o objetivo principal após o fechamento de uma compra, mas na verdade, é uma chance de estreitar o relacionamento com o cliente a fim de garantir uma recorrência maior de consumo. Na prática, basta acompanhar e manter contato com o consumidor nos momentos de pós-venda. Ou seja, acompanhar o recebimento do produto para garantir uma boa experiência de entrega e retomar o contato com o consumidor para oferecer uma nova compra próximo de terminar o tempo de uso. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!