Com o poder de compra reduzido pela inflação, as empresas brasileiras precisam ser criativas para não fecharem as portas. Mas a criatividade é apenas uma das qualidades requeridas para manter o negócio em funcionamento. Neste momento, um olhar empreendedor se torna um grande diferencial para que a marca ganhe notoriedade e a preferência dos clientes.

Nos últimos anos, houve uma explosão de empresas de tecnologia que começaram pequenas, como é o caso da ZENVIA, plataforma de comunicação que empodera empresas a criarem experiências únicas para seus clientes finais, e subiram degrau por degrau até alcançar seus propósitos de várias maneiras, até mesmo com a abertura de capital. Esse avanço foi possível graças a uma visão empreendedora dos gestores, que aproveitam todas as oportunidades para crescer, principalmente em momentos de crise.

Cassio Bobsin é um exemplo neste sentido. “Sempre tive algo dentro de mim que me movia e eu sabia que queria liderar uma transformação. Por isso, sempre que vi uma porta para criar o futuro, eu entrei. Quando eu encontrei o propósito e ele me encontrou, tudo fez sentido”, diz o CEO da ZENVIA.

Para se tornar um empreendedor, é preciso estar atento à movimentação do mercado e conhecer as necessidades do público-alvo. Se o crescimento da companhia vem apresentando níveis de estagnação, esse é um indicativo de que é necessário mudar de rota. De olho nisso, a ZENVIA listou seis práticas capazes de transformar os negócios e fazer sua empresa deslanchar.

1. Seja inovador

Problemas surgem a todo momento, por isso, é necessário desenvolver a criatividade para solucioná-los mais rapidamente. Um modo de exercitar isso é observar as tendências e adotar uma postura mais proativa, analisando o que pode ser usado em seu negócio. Manter a mente aberta ao novo e fazer escolhas mais flexíveis também é importante para ser inovador. Mas, cuidado. Inovar não é apenas criar. É criar para resolver um problema, associado ao negócio.

2. Busque a melhoria contínua

Não se acomode mesmo quando chegar ao patamar que deseja. Buscar novos conhecimentos é fundamental para que a empresa acompanhe o ritmo das mudanças no mundo dos negócios. Lembre-se sempre de que nenhum jogo está definitivamente ganho. Para se manter no topo, é preciso aprimorar habilidades e estar em constante evolução para atingir a excelência.

3. Marque presença on-line

Hoje em dia, a maior parte das pessoas vive com um celular em mãos para navegar por horas na internet. Possuir um site, redes sociais e blogs institucionais se tornou obrigatório para as empresas que desejam atrair e fidelizar seus clientes. A presença digital foi acelerada durante a pandemia e a tendência é que cada vez mais a tecnologia seja usada para o contato com os consumidores. Mas marcar presença online não é apenas se comunicar no mundo digital. É estar no virtual com os seus propósitos e valores de maneira personalizada, levando em consideração cada uma das pessoas que compõem o seu público, a sua audiência.

4. Conheça profundamente seu público-alvo

A trilha para o sucesso é conhecer profundamente as pessoas que serão impactadas com suas mensagens, produtos e serviços. Um recurso comumente utilizado é a criação de personas, representação fictícia e mais fiel possível do que seria um cliente ideal para a empresa, baseada em dados reais. Para tanto, a empresa deve obter informações por meio ferramentas como as pesquisa de mercado. Entre os dados mais importantes que devem ser identificados estão: objetivos, dores, desafios e preocupações, comportamentos e motivações.

5. Plano de negócios

Um plano de negócios bem definido servirá como ponte para traçar metas e alcançar objetivos a curto, médio e longo prazo. No entanto, ele deve ser constantemente atualizado para que a empresa acompanhe as novidades do mercado. 

6. Invista em tecnologia

Reserve uma parte do orçamento para investimentos em tecnologia. Com a digitalização dos processos, há diversas soluções disponíveis para diferentes tipos de negócios. No varejo, por exemplo, os gestores vêm utilizando plataformas de comunicação para aprimorar a experiência do consumidor. De modo automatizado, as ferramentas auxiliam no disparo de campanhas de marketing, resolução de problemas, atração de clientes, entre outros benefícios. Nunca se esqueça de que o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico andam de mãos dadas.

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