O Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia , divulgado no final de 2021, revelou que o Brasil obteve mais uma vez recorde no número de empresas abertas em um quadrimestre, atingindo a marca de 1,4 milhão de novos negócios . O saldo positivo de mais empresas em funcionamento no país de maio a agosto de 2021 chegou a 936.229 . Esse saldo é a diferença entre todos os negócios abertos (1.420.782) e fechados (484.553) no período.

Para auxiliar os brasileiros que ainda desejam empreender, Ronaldo Bahia , fundador e CEO da JobConvo, startup de recrutamento e seleção por meio de inteligência artificial, destaca cinco dicas que podem ajudar empreendedores a terem sucesso em seus negócios.

1) Descubra o seu "porquê" 

O seu "porquê" é o que o manterá em movimento quando as coisas não correrem necessariamente como o planejado e você quiser desistir. “Começar um negócio é um desafio e, inevitavelmente, nas dificuldades, o compromisso do empreendedor com seus sonhos será testado. Fica mais fácil se manter comprometido e motivado quando temos raízes fincadas em algo pelo qual somos apaixonados. Esse deve ser o nosso porquê, a razão de ser do nosso empreendimento”, destaca Bahia.


2) Encontre um mentor

Mentores são uma ótima maneira de evitar erros dispendiosos. Aproveite as habilidades e experiências de outras pessoas e use-as para ajudá-lo a crescer nos negócios, para se inspirar, se orientar e ter ajuda para resolver problemas. E você não precisa ter apenas um mentor e não precisa ser um acordo formal. Com o crescimento do podcasting e das plataformas digitais, ficou mais fácil mergulhar na mente de grandes exemplos.


“Para uma sessão informal de mentoria, pesquise o nome da pessoa que você admira em sua plataforma de podcasting e ouça todas as entrevistas que ela fez. É inspirador ouvir como empreendedores construíram seus negócios, o que os motivou e seus planos para o futuro. Eles sempre dão dicas úteis”, ressalta o executivo.


3) Aproveite o poder do digital

A pandemia ensinou muitas lições aos proprietários de pequenas e microempresas sobre a importância de ter uma presença online. Devido às oportunidades limitadas de conhecer pessoas durante os períodos de isolamento, muitos confiaram apenas nos meios digitais para vender seus produtos.

Leia Também


Além disso, muitas empresas aproveitaram a pandemia e começaram a usar as mídias sociais para construir suas comunidades. “Alavancar o digital quando você não tem grandes orçamentos de marketing é uma vantagem que as pequenas empresas têm sobre as grandes, pois podem ser muito mais ágeis nessa atividade”, comenta o CEO.


4) Seja adaptável e aberto à mudança

Qualquer empreendedor deseja que os estágios iniciais de seu negócio ocorram da melhor maneira possível, mas, como a pandemia ilustrou, ser capaz de se adaptar e estar aberto à mudança é essencial para a sobrevivência.


“Muitas empresas tiveram que mudar repentinamente suas operações e estratégias e temos que estar preparados para sermos ágeis. Ter uma mentalidade aberta e entender que as coisas podem mudar ajuda a enfrentar o que está por vir”, orienta Bahia.

5) Faça suas pesquisas

Um estudo recente nos EUA descobriu que até 82% das pequenas empresas que faliram em cinco anos não tinham compreensão sobre o fluxo de caixa. Então, se você quer construir um negócio, saber quanto vão custar as coisas, suas despesas e margens de lucro, é a diferença entre ser bem-sucedido e mal sucedido.


“Quanto mais você souber, mais controle terá sobre como impulsionar seus negócios ou gerenciar custos inesperados. Você pode precisar de algum financiamento para tirá-lo do papel, então antes de comprometer seu dinheiro com qualquer coisa, abra uma planilha e faça uma pesquisa sobre quanto você realmente precisará. Há muito financiamento e suporte gratuito disponíveis. Explore as opções e veja que ajuda você pode obter para dar vida à sua ideia“, finaliza Bahia.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!