A diversidade e inclusão nas empresas , quando bem estruturadas, reúnem perspectivas e experiências distintas que formam times com mentalidade inovadora que são capazes de criar soluções ousadas e transformadoras . Os resultados são inúmeros, desde o bem-estar dos funcionários e colaboradores como aumento no faturamento da empresa.
Mas, você sabe como ampliar a diversidade e inclusão na sua empresa?
Abaixo, seguem 7 ações que você, os seus líderes ou gestores, podem promover no ecossistema da sua empresa para promover a diversidade e inclusão e ter um grande diferencial competitivo no mercado.
1. Diagnóstico
Iniciar pelo diagnóstico é o melhor jeito para entender qual é o cenário atual da sua empresa, pois ele permite levantar dados que possibilitam tantos ações que atendam as necessidades de curto prazo, quanto de longo prazo. Além disso, com o diagnóstico em mãos, é possível elaborar um plano estratégico com metas e objetivos para alcançar o cenário desejado, de modo a garantir a sustentação no clima e na cultura da empresa.
A consultoria de diversidade Who Is Missing auxilia organizações no diagnóstico inicial, com perguntas claras e certeiras para identificar o momento atual da empresa, além de proporcionar um ambiente seguro para os colaboradores , líderes e equipe de Recursos Humanos , para que respondam de forma sincera e genuína a perguntas sobre quão inclusivo é o espaço em que estão inseridos. Além de estar em concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados.
2. Comunicação Externa
Debater assuntos sobre diversidade e inclusão e se declarar “empresa inclusiva” é fácil, contudo, se a narrativa não vai além do marketing, o consumidor pode se sentir enganado e deixar de adquirir os seus produtos.
Lembre-se que a forma de consumir mudou: hoje, quem estipula as regras do jogo são os clientes e não mais as empresas.
Por isso, esteja atento às promessas de marca levadas ao público externo, cumpra o que foi prometido e leve a narrativa para ação. Tenha como ponto central o consumidor e evite o marketing da diversidade apenas em datas comemorativas.
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3. Elabore programas interno de diversidade e inclusão
Os programas têm a responsabilidade operacional sobre ações de diversidade e inclusão. Defina um ou mais responsáveis para criar comitês ou grupos de afinidade , para estruturar a governança e assegurar a eficiência de todas as ações como ampliar a temática dentro da organização, tornando o assunto permanente e que atinja toda a organização.
Treinamentos, palestras, mentorias e rodas de conversa, são exemplos de algumas ações inclusivas para conscientizar e engajar a todos sobre a importância e relevância do tema.
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4. Políticas internas
As ações inclusivas devem estar presentes nas políticas internas da empresa e nos valores. Determine regras que devem nortear as relações entre todas as pessoas que fazem parte da organização e também entre os parceiros externos e deixe claro sobre o que a empresa acredita no quesito diversidade e inclusão .
5. Advertência e punições
Esclareça quais comportamentos e possíveis práticas são passíveis de advertência e outras punições, a exemplo de racismo , LGBTfobia , assédio moral e sexual , violência contra a mulher , agressões , discriminação e outros.
6. Comunicação interna
Iniciativas de comunicação interna podem reforçar a inclusão e promover ambientes de trabalho mais receptivos e acolhedores . Canal de ouvidoria e apuração de denúncias podem ser o começo.
7. Métricas
Crie métricas para monitorar o avanço das ações e para acompanhar os resultados. Isso ajuda no ajuste das práticas propostas e a definir novas ações, se preciso for. Além disso, ter os números sobre a diversidade da sua empresa em mãos, aumenta a sua competitividade no mercado, aumenta a chance de parceria com outras empresas e sua visibilidade entre os consumidores .
Pode parecer complexo, mas assim como há ações de marketing e vendas, inclua também as de diversidade e inclusão. Quanto mais esses temas estiverem presentes no seu dia-a-dia, maior a naturalidade para aplicar as ações inclusivas .
Vale lembrar que não existe uma receita de bolo e cada empresa tem sua realidade e equipes. Portanto, utilize as ações de acordo com o contexto de sua empresa.