Convidado pela Instituto Êxito de Empreendedorismo da qual sou sócio e mentor, trago aqui algumas reflexões para o cenário empreendedor neste ano de 2022, que envolve agilidade de se adaptar (sobreviver/ajustar a rota), aprimorar (estudar/ampliar a consciência/desenvolver-se), acelerar (crescer) e prosperar (impactar mais).

Virada de chave:

Programas do governo para ajudar pessoas e empresas a sobreviverem na pandeia foram oportunos e agora precisam cessar para que o ente público mantenha o foco em saúde, educação e segurança.

Muitas pessoas que foram dispensadas de suas empresas podem empreender de suas residências através de cursos em infinitas instituições como o Instituto Êxito de Empreendedorismo, Sebrae, etc.

Outros empreendedores puderam aprimorar suas competências e habilidades (hard-skills, soft-skills, human-skills) em centenas de instituições de renome no país e no exterior através de cursos de liderança, inteligência emocional, resiliência, agilidade, empreendedorismo, etc.

Mar de Oportunidades:

Ao longo de dois anos navegamos por tempos difíceis e dolorosos por conta da pandemia. Por outro lado, desenvolvemos como nunca nossa capacidade de adaptação e de aprendizado, que são duas competências fundamentais para qualquer empreendedor de sucesso. O vírus e suas diversas variantes continuarão a habitar nosso planeta, assim como outros tantos vírus e bactérias. Não há mais um início do fim da pandemia. Tivemos apenas um começo de uma história sem fim.

Com esta maior capacidade adaptativa e de agilidade, os empreendedores estão melhor preparados para enfrentar as mudanças regulatórias, comerciais e competitivas, assim como dos clientes, fornecedores, acionistas e comunidades impactadas.

Com o conhecimento se tornando cada vez mais commodity, está mais fácil encontrar conteúdo, mentores, palestrantes, consultores e demais profissionais e empresas dispostos a tratar temas espinhosos como gestão, liderança, estratégia, vendas, atendimento, logística, governança, produção, etc.

Caminho mais amplo para crescer:

Leia Também

Leia Também

Se por um lado o conhecimento para se empreender está farto, por outro o capital para investir também. Linhas do governo, instituições creditícias e investidores estão dispostos a aumentar a oferta a quem está empreendendo.

No universo das startups a injeção de capital atinge patamares históricos impulsionados pelo nascimento de unicórnios (empresas de valor de mercado maior que USD 1 milhão) como Nubank, Pagseguro, IFood, 99 Táxi, Stone, Gympass, Loggi, VTex, entre os 20 unicórnios brasileiros e pela oportunidade que diversas startups podem trazer para gigantes como Magazine Luiza (que durante a pandemia já comprou 21 empresas). O mercado global de fusões e aquisições movimentou mais de USD 5 trilhões em 2021. Olhando o histórico, 2022 será também aquecido.

Pesquisas recentes (setembro a novembro de 2021) apontam que 1 de cada 4 solicitações de empréstimos feitos por pessoas físicas tem como destino investir na própria empresa ou na abertura de novos negócios.

Olhar futuro:

Investimentos em aprendizado, na formação dos colaboradores, desenvolvimento de novos produtos e serviços para pessoas cada vez mais exigentes com a sustentabilidade do planeta, das pessoas e das comunidades, exigirão dos empreendedores evolução contínua e agilidade.

Tecnologias emergentes serão fundamentais para aprimorar mercados existentes e criar novos mercados: já ouviu falar de impressão 3D, bioimpressão, internet das coisas, inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, blockchain? Isso já é passado, pois estão acontecendo agora. E NFT, metaverso, entrega por drones, carros autônomos? Estes virão nos próximos meses e anos.

Já ouviu sobre rede móvel de internet 6G? Nem bem chegou a 5G (velocidades de 40 e 1.100 Mbps) no Brasil e testes atuais no exterior apontam que já conseguiram taxas de 6G (velocidades até 1 Tbps (1.000.000 Mbps) fazendo um download de 200G em 7 segundos.

Tenha agilidade na velocidade do empreendedor atual, moderno, capaz de se adaptar e prosperar independente das condições. Seja um #ProtagonistaÁgil do empreendedorismo.

Andre Sanches é conselheiro, palestrante, mentor, professor, escritor, podcaster de agilidade no empreendedorismo. É fundador da Alotuz Transformações, sócio/mentor no Instituto Êxito de Empreendedorismo, membro da Confraria dos Empreendedores, embaixador do Human Skills Manifesto, criador do programa #JornadaÁgil731 e do Universo Ágil.
Divulgação

Andre Sanches é conselheiro, palestrante, mentor, professor, escritor, podcaster de agilidade no empreendedorismo. É fundador da Alotuz Transformações, sócio/mentor no Instituto Êxito de Empreendedorismo, membro da Confraria dos Empreendedores, embaixador do Human Skills Manifesto, criador do programa #JornadaÁgil731 e do Universo Ágil.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!