O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro. A data foi escolhida devido à fundação da Biblioteca Nacional, que aconteceu nesta data, em 1810, no Rio de Janeiro. Os primeiros livros do acervo bibliográfico foram disponibilizados pela Família Real Portuguesa, e hoje ela é considerada pela UNESCO a maior biblioteca da América Latina e uma das dez maiores do mundo, com mais de 9 milhões de itens em seu acervo.

O hábito da leitura ultrapassa séculos e se mantém como importante momento de lazer, reflexão, aprendizado e inspiração. Então, conheça e inspire-se nos livros de que empreendedores e executivos tiram insights para a vida e a carreira.

Denny Mews, CEO da Cargon, logtech que atua como operador logístico digital

Livro: Blitzscaling: o caminho vertiginoso para construir negócios extremamente valiosos
Autores: Chris Yeh e Reid Hoffman
“O livro retrata a realidade de uma empresa que deseja ter um crescimento acima de qualquer outra startup. Narra as dores, as necessidades e os problemas que irá encontrar, além de mostrar quando não fazer o blitzscaling (crescimento a qualquer custo) e quando parar. Ótima leitura, que mostra a realidade nua e crua para quem toma a decisão de seguir por esse caminho.”

Lorelay Lopes, head do UP Consórcios, fintech da Embracon

Livro: Gestão por competências
Autor: Pedro Carbone
“Foi o livro que mudou alguns rumos da forma como eu e minha equipe fazemos a gestão de pessoas. Ele traz a história da liderança em uma clara linha do tempo e a importância de valorizar o colaborador e desenvolver também os pontos fortes que, inclusive, são aqueles que não têm limites de evolução.”

Eduardo Pirré, CTO da Maria Brasileira, franquia de cuidados e serviços

Livro: O ego é meu inimigo
Autor: Ryan Holiday
“É o meu livro de cabeceira, pois todos nós, em algum momento, deixamos o ego nos acompanhar e a história mostra o quanto isso é prejudicial tanto para a vida particular como a profissional.”

Cadu Guerra, CEO do Allugator, maior plataforma de assinatura de eletrônicos da América Latina

Livro: Empreender - A arte de se foder todos os dias e nunca desistir
Autor: Lucas Marques e Israel Salmen
“O livro conta a história de uma empresa que surgiu muito de baixo, que faz questão de mostrar que empreendedores não são super-heróis e pessoas perfeitas, mas sim pessoas comuns, que também sofrem com as armadilhas colocadas pelo próprio ego. Com base em resiliência, propósito e cultura muito forte, eles superaram isso e criam algo muito grande que muda a vida de muitas pessoas.”

Marco Ferelli, fundador da Allya, HR Tech com foco em benefícios corporativos e bem-estar financeiro

Livro: O Milagre da Manhã
Autor: Hal Elrod
“Sempre dormi muito tarde e, nos últimos tempos, senti que isso estava prejudicando meu dia, minha energia e produtividade. Conheci o livro por meio da minha esposa e a ideia principal é acordar um pouco mais cedo e praticar algumas atividades diárias, colocando o desenvolvimento pessoal como prioridade através de exercícios físicos, leitura, escrita, afirmações, visualizações e o silêncio. Colocar esses passos em prática e torná-los um hábito aumentou as minhas capacidades, produtividade, saúde e energia, e me ajudou na vida pessoal e profissional”. 

Natalie Melaré, fundadora do Instituto Devolver, organização sem fins lucrativos para apoiar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Livro: The Power of Unreasonable People
Autor: Pamela Hartigan e John Elkington
“Este deve ser o livro de cabeceira de todo empreendedor social, pois é uma grande inspiração para quem está buscando mudar o mundo por meio do impacto social e/ou ambiental. Durante a leitura, são apresentados diversos projetos transformadores e como a criação de novos mercados podem transformar o mundo”. 

Rodolfo Gomes, CEO e cofundador da PPTGO, startup especializada em vídeos interativos e apresentações de alto impacto

Livro: Story – Substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro
Autor: Robert Mckee
“Este livro é um ótimo manual para escrever um bom roteiro. Inspirado nas melhores práticas da indústria do cinema, todas as dicas e ensinamentos desta obra podem ser adaptados para o nosso dia a dia com os vídeos nas redes sociais. Temas como papel do personagem, estrutura e clímax são tratados com maestria. Este livro é um ótimo ponto de partida para quem deseja estudar e se aprofundar em técnicas voltadas para o storytelling”. 

Vinicius Nunes, CEO da Universidade do Intercâmbio, empresa especializada em preparação para intercâmbios 

Livro: Ferramentas dos Titãs
Autor: Tim Ferris
“Existe um grande poder em aprender com os erros, experiências, rotinas e formas de pensar das pessoas mais bem sucedidas do mundo. E é exatamente isto que esse livro traz: um compilado de rotinas, visões de mundo, estratégias e aprendizados dos melhores ao redor do globo.”

Leia Também

Vera Bermudo, co-fundadora e líder da área de finanças e parcerias estratégicas da Chá Dō, curadoria especializada em chá

Livro: Radioactive
Autor: Lauren Redniss
“Extasiante biografia de uma das primeiras mulheres a se destacar como maestrina na história da música, a primeira a montar uma orquestra completamente feminina e a primeira a conduzir a Orquestra Filarmônica de NY, em 1938. O filme retrata cenas chocantes, habituais no universo feminino, incluindo uma cena onde os músicos não queriam ser conduzidos por uma mulher, questionando suas habilidades, apenas em virtude do seu gênero.”

Milton de Moraes Machado, CEO e fundador da dolareasy®, plataforma de remessas para o exterior e marca registrada da fintech Atlantis Pagamentos Eletrônicos

Livro: "Os Axiomas de Zurique"
Autor: Max Gunther
"Já tinha lido o livro há alguns anos e acabei de concluí-lo novamente, já que o tema de investimentos em criptomoedas está em alta. Ele é um quebrador de paradigmas e mitos sobre investimentos e aborda quais foram os princípios utilizados por banqueiros para enriquecer.Tudo isso por meio de 12 axiomas principais onde o autor dá conselhos sobre investimentos, é uma boa leitura para quem deseja se informar mais sobre o mercado"

Cassiano Maschio, Diretor comercial e de Marketing da Inbenta Brasil, empresa global, especializada em atendimento online por meio de inteligência artificial

Livro: Receita Previsível
Autor: Aaron Ross & Marylou Tyler
“Para negócios que precisam escalar rapidamente, é um livro divisor de águas. Os autores explicam de maneira bem didática e prática como estruturar uma 'máquina de vendas' para garantir uma receita muito mais previsível em um cenário de cada vez mais concorrência, com profissionais especializados e dedicados em cada etapa do processo: pesquisa, prospecção, qualificação, negociação, fechamento”.

Francisco Barguil, CEO da Opus Software, empresa que fornece soluções para a transformação digital há mais de 30 anos.

Livro: “Qual o Seu Modelo Digital de Negócio?”
Autor: Peter Weill e Stephanie Woerner
O livro aborda a digitalização acelerada da economia e mostra que a Transformação Digital não trata de tecnologia, mas de mudança. A digitalização muda os modelos de negócios das empresas em duas dimensões fundamentais: cadeia de valor e entendimento nítido das necessidades dos clientes. “O livro apresenta questionários que ajudam a reavaliar o modelo de negócio. Neste momento de pandemia, muitas empresas tiveram que acelerar processos de Transformação Digital para continuarem relevantes, e o livro apresenta um roteiro seguro para avaliar posicionamentos neste cenário e realizar uma correção de rota, se for o caso”.

Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, principal plataforma de inovação aberta do país, que conecta startups e grandes empresas

Livro: “Da ideia ao bilhão”
Autor: Daniel Bergamasco
“O livro ajuda a entender a trajetória das startups que se tornaram Unicórnios brasileiros”. O jornalista Daniel Bergamasco faz um panorama do ecossistema nacional de startups, contando a história dos dez primeiros unicórnios (empresas que alcançam valor de mercado de US$ 1 bilhão) brasileiros.

Luana Ribeiro, CEO da DevApi, startup com foco em integração de sistemas

Livro: Sonho Grande
Autor: Cristiane Correa
"Para chegar até aqui, precisei encontrar uma forma de aprender com os erros e, principalmente, com quem já trilhou o caminho. Neste contexto, o Sonho Grande de Cristiane Correa me marcou muito porque ao abordar a história dos três empreendedores da Ambev (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira) transmitiu-se a mensagem de que nada é impossível”.

Fernando Farias, CEO da Gofind, empresa de inteligência de dados que digitaliza o estoque do varejo de forma rápida e fácil

Livro: Discover Your True North
Autor: Bill George
“O livro é importante para entender que a liderança começa com você ser autêntico. Alguns dias serão melhores do que os outros, mas contanto que você seja fiel a quem você é, você pode lidar com as circunstâncias mais difíceis que a vida apresenta.”

Sérgio All, CEO da Conta Black,  hub de serviços financeiros e de consumo, alocado em uma conta digital

Livro: O Jogo Infinito
Autor: Simon Sinek
“Esse é um daqueles livros que eu li mais de uma vez e em cada uma delas, tive um novo aprendizado. Gosto da linguagem e da simplicidade com que os assuntos são abordados.”

Fernanda Ribeiro, COO da Conta Black

Livro: A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção
Autor: Erin Meyer e Reed Hastings
“Acredito que a preocupação da maioria dos empreendedores é perder aspectos da sua cultura ao longo do seu crescimento. Esse livro me trouxe insights, sobre como é possível criar uma cultura de uma maneira menos cartesiana, respeitando a diversidade e individualidade das pessoas.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!