Quando pensamos na experiência dos consumidores em restaurantes, é fundamental que os empreendedores dediquem tempo para aprimorar a prestação de serviço, em linha com as expectativas de seu público.
Pensando neste cenário, a CPlug, empresa do grupo Locaweb, organizou 8 tipos de serviço de mesa que podem ser adotados nos mais variados tipos de restaurantes, de forma a ajudar na consolidação do perfil do estabelecimento e na gestão dos custos operacionais atrelados aos níveis de qualificação exigidos para os garçons. Importante reforçar que todos esses serviços devem ser prestados de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias, como o uso de máscaras adequadas, disponibilização de álcool gel para os clientes, esterilização de pratos, talheres e mesas, além de manter distanciamento social entre os clientes.
• Serviço empratado: o mais utilizado em restaurantes a la carte por conta de sua simplicidade, com preparo e finalização realizados dentro da cozinha do estabelecimento. Como os garçons precisam apenas tomar os pedidos e levar o prato aos clientes, é um serviço que exige pouca experiência ou especialização dos profissionais.
• Serviço à americana: mais conhecido entre os brasileiros como buffet ou "quilo", é popular entre clientes que preferem se servir conforme sua vontade em restaurantes e eventos. Como as próprias pessoas se servem, é um serviço que não exige a contratação de muitos profissionais, que trabalham mais precisamente na reposição de pratos e, eventualmente, para servir bebidas.
• Serviço à brasileira: marcado pelo despojamento, desperta familiaridade por se assemelhar com a forma que serviços refeições domésticas. Todos os pratos são colocados à mesa e os próprios convidados/clientes se servem. Assim como o serviço à americana, exige baixo custo operacional e é adequado para estabelecimentos ou eventos de perfil mais moderno.
Você viu?
• Serviço volante: uma das formas mais inovadoras de servir refeições, uma vez que as pessoas podem ficar de pé e circular livremente pelo espaço. Neste tipo de serviço, é fundamental que exista um bom investimento na contratação de muitos garçons, que devem ser organizados e sintonizados com as informações vindas da cozinha
• Serviço à inglesa direto: este é um serviço muito semelhante ao rodízio brasileiro em churrascarias e pizzarias, pois o garçom apresenta o prato ao cliente antes de servir (sempre pelo lado esquerdo). Por ser um serviço requintado, sugere espaços para decoração nas mesas e a contratação de garçons ágeis e atenciosos com o cliente.
• Serviço à inglesa indireto: nesta abordagem, o cliente prova o prato, cuja montagem é realizada com uma mesa auxiliar chamada guéridon, antes de ser servido. Caso exista reposição, deve ser acionada a versão direta deste serviço. Adequado para eventos formais, este serviço exige garçons bastante qualificados, uma vez que eles precisam montar os pratos para os clientes
• Serviço à francesa: reservado aos eventos de alta elegância, é repleto de formalidades e costuma contar com locais marcados para os convidados. Nele, o garçom lida com um menu de três etapas (entradas, pratos principais e sobremesas), segura os pratos com a mão esquerda e se posiciona ao lado esquerdo da pessoa. Geralmente, as mulheres são servidas primeiro e os convidados devem esperar todos serem servidos para começarem a comer.
• Serviço à russa: semelhante ao serviço à francesa e à inglesa direto, esta abordagem exige que os pratos sejam servidos sobre um recháud para que não esfriem. Importante ressaltar que, neste serviço, dois garçons são designados para finalizar e servir o prato aos clientes, o que também exige que ao menos um deles seja suficientemente treinado e qualificado.