Por vezes, na vida, apresentam-se desafios que nos fazem fraquejar e até querer desistir. No entanto, é a capacidade de seguir em frente e resistir às intempéries que constroem pessoas de sucesso. O mais importante é começar, fracassar, recomeçar, mas não desistir jamais dos seus ideais, sonhos, projetos e propósitos de vida, pois, “quando você desiste de algo na vida, desiste de tudo que vem depois ” (A.D.).

Steve Jobs, fundador da Apple, disse certa vez que “cada sonho de que você desiste é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”, e Thomas Edison ressaltou que “muitos dos fracassos da vida ocorrem quando não percebemos o quão próximos estávamos do sucesso na hora em que desistimos”. Eles são provas de que a persistência, a determinação e a resiliência são capazes de levar o ser humano a lugares inimagináveis. Edison, por exemplo, falhou cerca de 10 mil vezes antes de conseguir criar a lâmpada incandescente. Imagine se ele tivesse desistido na décima tentativa. Mais do que isso, em vez de apenas erros, ele encarou cada fracasso como um aprendizado, afinal, chegara à conclusão de que, ao errar, você, no mínimo, aprende uma nova maneira de não fazer algo.

Não podemos esquecer que a vida tem duas regras que devem ser profundamente seguidas por aqueles que querem triunfar. A primeira é não desistir jamais. A segunda é nunca se esquecer da primeira. E, como dizia Henry Ford, “quando tudo parecer estar contra você, lembre-se de que o avião decola contra o vento, não com a ajuda dele”. É nesses momentos de adversidades, de provações e desafios, que se pode desenvolver novas habilidades, evoluir como ser humano, expandir o pensamento e estimular a criatividade, a fim de chegar a uma resolução para os problemas enfrentados.

Por outro lado, como afirmou o piloto Ayrton Senna, “nas adversidades, uns, os fracos, desistem, outros, os vencedores, batem recordes”. É que “covardes nunca começam, os fracos nunca terminam e os fortes e vencedores nunca desistem”.(AD) Entretanto, não podemos esquecer que o forte também passa pelas mesmas dificuldades e adversidades que o fraco. “O forte chora, o forte entristece, o forte esmorece, e às vezes desfalece” (A.D.), mas, mesmo desacreditado e ignorado por todos, ele não se entrega e jamais desiste de seus sonhos, ideais, projetos e propósitos de vida.

Nessa mesma linha, nunca perca de vista que 95% das pessoas que desistiram cedo demais de seus sonhos, ou estão chorando amargamente a desistência, ou estão trabalhando para os 5% que nunca desistiram. Pois, como vaticinou Henry Ford, “há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”. E se você cansar, ficar exausto de tentar e não conseguir? Ora, aprenda a descansar, nunca a desistir, pois a pessoa não é derrotada quando perde, falha, quebra ou fracassa, ela é derrotada quando desiste de seus sonhos e de seus projetos de vida. Você pode diminuir o ritmo, parar e até dar um passo atrás, mas apenas se for para redefinir estratégias, rumos e trajetórias. Entretanto, em seguida, recomece e avance novamente, sem parar. Logo, comece, avance, diminua, pare, recue, pivote-se, reinvente-se, recrie-se, refaça, recomece, avance, sempre avante, só nunca desista de sua caminhada rumo aos seus propósitos.

Você viu?

Quem não quer desistir também precisa ter as ferramentas necessárias para seguir em frente, quais sejam: preparo, estudo, determinação e, principalmente, trabalho duro. Não adianta querer começar uma jornada “no escuro”, sem adquirir o mínimo de conhecimento para se preparar para aquele desafio. Da mesma forma que a falta de dedicação tampouco levará alguém a progredir. É preciso decidir verdadeiramente se dedicar a um propósito, para que seu corpo e sua mente entendam o que você quer e trabalhem em conjunto para tal fim. Em suma, é uma soma de fatores que torna alguém um vencedor, com prosperidade plena. Quando se angaria todos – ou a maioria deles –, a trajetória se torna muito mais fácil – embora não simplória – e realizável.

Lembre-se sempre que o impossível é composto de várias partes possíveis, então, é de suma importância saber transformar um objetivo que parece inexequível em um conjunto de metas alcançáveis, para que, passo a passo, degrau a degraus, se construa a vitória. Essas etapas menores facilitam todo o processo, uma vez que permitem, a cada marco alcançado, ter a alegria de uma realização, mesmo que pequena, o que traz ainda mais motivação para continuar lutando.

Dessa forma, como foi ensinado por Bill Gates, se tiver que desistir de um sonho,  “desista de ser fraco”. Eu reafirmo, se tiver que desistir de um sonho, um ideal, um projeto ou propósito de vida  desista de desistir. Na verdade, você pode até desistir de algo em sua vida, desde que seja do bom para perseguir o ótimo, ou do pequeno para perseguir o grande, pois, para os conquistadores, este é o único tipo de desistência que se admite na vida. Faça um juramento para si próprio no sentido de que, por mais que as dificuldades e os obstáculos apareçam em sua vida, você simplesmente não vai desistir nunca até viver a vida que sempre sonhou, pois “a vida é questão de fazer e agir até dar certo, e não se der certo” (Fagner Borges).

Janguiê Diniz%2C Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo.
Arquivo Pessoal/Janguiê Diniz

Janguiê Diniz, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!