Neste 23 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Livro, data que homenageia três grandes e emblemáticos escritores: Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare. A escolha da data se deu por uma infeliz coincidência, pois os três morreram no dia 23 de abril de 1616. O hábito da leitura ultrapassa séculos e se mantém como importante momento de lazer, reflexão, aprendizado e inspiração. 

Empreendedores e executivos brasileiros também buscam na literatura o estímulo para desenvolverem suas carreiras e prosperarem nos negócios, a partir de ideias que surgem durante a leitura. Pensando nisso, separamos algumas indicações de livros que ajudaram a inspirar os profissionais abaixo:

Felipe Buranello, CEO e cofundador Maria Brasileira, maior rede de franquias de cuidados e limpeza residenciais e corporativas 

Livro: Oportunidades disfarçadas - histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades

Autor: Carlos Domingos

“O livro mostra exemplos reais de empresas brasileiras e globais de como, muitas vezes, as oportunidades estão em lugares onde a gente menos espera, escondidas. A pandemia que estamos vivendo é um bom exemplo. Por ter lido o livro antes, consegui tirar insights para a rede, como criar novos serviços e maneiras de atrair e fidelizar clientes na crise.”

Denny Mews, CEO da CargOn, logtech que atua como operador logístico digital no gerenciamento do transporte de indústrias e transportadoras

Livro: A Regra é não ter Regras – A Netflix e a cultura da reinvenção”

Autores: Reed Hastings e Erin Meyer

“Esse livro tem sido um balizador de muitas decisões da CargOn esse ano. Estamos crescendo bastante e é bom ter a Netflix como referência. Nossa grande ameaça a longo prazo não é cometer um erro, e sim, a falta de inovação.”

José Guilherme Honorato, CEO do PsicoManager, ferramenta completa de gestão para psicólogos e clínicas de psicologia

Livro: Hooked (Engajado)

Autor: Nir Eyal

"Crie hábitos nos seus usuários usando o modelo gancho. Com essa proposta, o livro contempla, de forma simples, o que você precisa fazer para seu cliente ficar apaixonado pelo seu produto. Aqui na startup procuro inserir as dicas na comunicação com nossos clientes."

José Papa,  sócio e CEO da Trace Brasil, multiplataforma pioneira de valorização da cultura afrourbana

Livro: Outliers, de Malcom Gladwell 

“Obra que mergulha nos casos que mostram que o sucesso é o encontro da vocação e competência com enorme dedicação. A famosa “10000 hour rule” onde para obter resultados excepcionais a regra da prática de 10000 horas de dedicação funciona. 

Você viu?

Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta e CEO da PretaHub, aceleradora de afroempreendedores

Livro: Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias, de Jake Knapp, John Zeratsky  e Braden Kowitz 

“Gosto desse livro porque me ajudou a desenvolver um método ágil para apoiar o desenvolvimento  de novos produtos e estratégias para os negócios. Em 2018 criamos uma metodologia para o programa educacional da Feira Preta que se chama Afrolab que foi desenvolvido em co-criação com o British Council e uma Universidade do Reino Unido e usamos o Sprint como base metodológica”.

Moacy Veiga, 43 anos, CEO do Kinvo, app para gestão de investimentos

Livro: A Startup Enxuta, de Eric Ries

"Esse livro tem um papel fundamental na mudança de visão do empreendedor, de como ele pode montar um negócio. Na maioria das vezes, queremos fazer algo muito complexo, muito rebuscado e, no fundo, validar um modelo de startup deve ser simples, rápido e fácil. E esse é o desafio, pois nem sempre o simples é fácil. A Startup Enxuta foi um divisor de águas para mim em relação a visão de quem quer montar uma startup, ou mesmo fazer um negócio tradicional, só que de uma maneira um pouco diferente."

Daniel Kriger, 35 anos, cofundador e CEO da Kenzie Academy, escola de programação para desenvolvedor web full stack

Livro: The Hard Thing About Hard Things, de Ben Horowitz

“O livro conta os altos e baixos do empresário, investidor e empreendedor de tecnologia, Ben Horowitz, durante sua trajetória profissional. Gosto muito desse livro, pois mostra com muita transparência e veracidade, a maneira com que o Ben pensa e decide em relação aos vários momentos que a grande maioria dos empreendedores já passaram ou vão passar em algum momento de sua jornada”. 

Suzana Pires, 44 anos, atriz, autora, empresária, empreendedora social e fundadora do Instituto Dona De Si

Livro: Para Meu Amigo Branco, de Manoel Soares

“O livro aborda diversas questões fundamentais, partindo da convicção de que ninguém nasce odiando ou desprezando o outro pela cor da pele, mas, na realidade, constrói uma personalidade racista ao longo do desenvolvimento humano. O autor aborda assuntos extremamente necessários para identificar as curvas dos ambientes sociais em que vivemos que semearam, regaram e abudaram o nosso racismo interior”. 

Alex Monteiro, 37 anos, sócio-fundador da Non Stop, a maior agência de talentos digitais da América Latina

Livro: Adams Óbvio - Como Obter Sucesso Incomum na Vida Profissional, de Robert R. Updegraff

“O livro ensina que a observação é necessária antes de emitir qualquer opinião e fazer qualquer análise. Com a leitura, percebemos o quanto é importante sairmos da nossa ‘bolha social’ para vermos coisas que, naturalmente, não iríamos enxergar quando estamos sempre imersos em uma mesma situação”. 

Fernando Farias, 41 anos, CEO da Gofind, primeiro localizador de produtos omnichannel do Brasil

Livro: Cabala e a arte de manutenção da carroça - Lidando com a lama, o buraco, o revés e a escassez, de Nilton Bonder
“O livro nos oferece uma nova forma de refletir e lidar com os riscos, imprevistos e dificuldades que são inerentes a gestão dos negócios. Leitura rápida, mas que inspira e contribui não só para os negócios, mas para a vida pessoal”. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!