Nos últimos meses, participar de processos seletivos online e entrevistas por vídeo tornou-se comum. Porém, mesmo que a seleção aconteça em casa, de maneira remota, é fundamental estar preparado e checar que tudo corra de forma segura.

Pensando nisso e com o objetivo de orientar candidatos a terem uma boa performance durante a entrevista, Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo ( https://www.jobconvo.com/pt-br/ ) - startup de recrutamento, seleção e admissão digital, por meio de inteligência artificial - dá cinco dicas de como se portar durante uma entrevista por vídeo.

Conectividade e Ambiente:
Antes de começar a entrevista, é importante testar a conexão de internet e a câmera do computador. Um dos principais problemas que acontece em entrevistas online são técnicos - desde o sinal da internet à câmera do computador do candidato apresentam falhas de sinal.

Procure um ambiente confortável, quieto e com boa iluminação e sinal de internet, que não desvie a sua concentração e nem a do entrevistador. Lugares com ruídos de barulhos tiram a atenção do recrutador e candidato, além de atrapalhar o andamento da conversa e entendimento do entrevistador sobre as respostas dadas.

Você viu?

Pontualidade:
Um dos erros mais comuns que acontece é em relação à pontualidade na entrevista e isso causa uma má impressão sobre o candidato. Ficar online, cinco minutos antes de iniciar a entrevista ajuda a se preparar para o bate-papo e evitar possíveis imprevistos.

Conheça a empresa:
Estudar sobre a empresa e elaborar perguntas para o recrutador, independente se a entrevista é online ou presencial, é fundamental e causa boa impressão.

Ao se candidatar para uma posição em uma empresa, pesquise sobre valores e cultura, mercado de atuação, concorrentes, etc. Este é um momento importante para tirar dúvidas, porque o candidato também está avaliando se esse é a melhor empresa para trabalhar. Atitudes assim demonstram o interesse do candidato sobre a empresa e a vaga desejada.

Objetividade e respeito ao recrutador:
Ser claro e objetivo nas respostas, respeitar o tempo de fala do recrutador, sem interrompê-lo, para depois o candidato colocar seus pontos às perguntas realizadas é importante e causam boa impressão.

Vestimenta:
Mesmo que o processo acontece em casa, é importante nos arrumarmos para receber uma ligação online. É importante pensar como se estivesse indo para a empresa fazer a entrevista, como você iria vestir-se? Vista-se para impressionar!

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!