Todos os anos, são publicadas diversas listas com projeções de profissões que tendem a ficar em alta ou os setores mais promissores para os próximos meses. E há algum tempo, a Tecnologia da Informação, mais conhecida como TI está sempre entre eles, pois trata-se de uma área que se tornou imprescindível no mundo conectado em que vivemos.

Pensando nisso, e em atrair cada vez mais profissionais qualificados ao mercado, Caio Lopes, que é co-fundador e CTO (Diretor de Tecnologia) da  Mobile2you - mobile-house especializada no desenvolvimento de soluções digitais sob medida (tailor-made) - lista 5 dicas que todo iniciante em TI deve seguir.

Confira:

1) Defina seu objetivo

Sabe aquelas perguntas que os recrutadores fazem em processos seletivos? Pense nelas e em como aplicá-las em sua vida. Ter um mindset programado para o sucesso pode fazer toda a diferença! Então, como você se imagina daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos? O que você pretende alcançar com sua carreira? Todas essas perguntas ajudam a moldar o seu objetivo, então reflita bastante e tente definir respostas que podem te guiar e nortear seu futuro.

2) Escolha um bom ensino

É verdade que hoje existe uma infinidade de cursos de TI. Pagos ou gratuitos, de 15 dias ou 3 meses, presenciais ou à distância. Mas apesar de ser sempre útil aprender e continuar estudando, a melhor base para TI vai vir da faculdade. É lá que você vai desenvolver um leque amplo de conhecimento básico na área e a partir daí, traçar sua rota para o futuro, determinando qual percurso seguir. Mas é importante ter em mente que cursar uma boa faculdade pode abrir portas que você nunca imaginou. Vale sempre lembrar que apenas deter conhecimento não tem significado. Para ter sucesso, o conhecimento precisa ser aplicado.

Você viu?

3) Aprenda inglês

Sem essa de the book is on the table. O mundo está cada vez menor, e as tecnologias tornam possível que não existam barreiras geográficas entre nós. Assim, o inglês é o idioma universal para se comunicar com outros profissionais da área, e seguirá sendo por muitos anos. Além disso, grande parte dos softwares e ferramentas são em inglês, então é muito importante ter o domínio do idioma para não ficar para trás. É um investimento que agrega muito às nossas vidas, então seja trabalhando, viajando ou conhecendo pessoas novas, ter o inglês em dia é fundamental.

4) Desenvolva as Soft Skills

Todos sabem que no setor de TI é preciso conhecer muito (e gostar) de computação, programação, e diversos outros atributos técnicos. O que vai te diferenciar do resto, no entanto, são as soft skills (no português, algo como "habilidades suaves"). Elas são definidas pela sua capacidade de se relacionar com pessoas, de resolver problemas e de lidar com diferentes situações. Resumindo competências emocionais e comportamentais que se forem bem trabalhadas e desenvolvidas, podem te diferenciar e alavancar tanto sua carreira quanto os resultados da sua empresa. Então lembre-se que é importante sair um pouco da frente do computador e ter contato com outras pessoas, treinando suas habilidades não-técnicas.

5) Adquira experiência

Após muito estudo, treino e preparo, é a hora da verdade: o estágio. Como a área está em constante expansão, não faltam oportunidades para adquirir experiência em empresas. Sejam elas startups ou multinacionais, o importante é que todas vão agregar muito ao seu conhecimento e te dar expertise de mercado, e com o tempo você vai se tornar um verdadeiro ninja em TI! O site da Mobile2you tem uma área para cadastro de currículos , e novos talentos são sempre bem vindos.

Quem quer trilhar o caminho de TI ainda tem um longo caminho pela frente, mas essas 5 dicas com certeza vão ajudar os futuros profissionais da área na preparação para o futuro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!