Ao longo dos anos, as mulheres vêm lutando para terem seu espaço na sociedade, inclusive no mercado de trabalho. Pouco a pouco, elas vêm se destacando em áreas predominantemente dominadas pelos homens. E no empreendedorismo não tem sido diferente. Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor identificou que 24 milhões de mulheres empreendem no Brasil em relação a 28 milhões de homens. Por esta razão, o Dia do Empreendedorismo Feminino entrou no calendário. A data, que é comemorada em 19 de novembro, surgiu com o intuito de dar enfoque à importância do público feminino como dono de seus próprios negócios.

A partir de iniciativas como essa, o cenário vai se modificando. Segundo informações divulgadas pelo Monitoramento de Empreendedorismo Global, em 2003, havia somente 29% de mulheres empreendendo. Já em 2019, o número passou para 65%. Pensando em contribuir ainda mais com o movimento, empreendedoras de diversos segmentos selecionam as principais dicas para aquelas que também desejam ter sucesso em seus próprios negócios. Confira abaixo:

Andressa Rando Favorito, especialista em gestão de negócios de Moda

“Esteja à frente da sua marca. As pessoas se identificam com pessoas, então, as chances de alguém preferir fechar negócio com você em vez da concorrência são altas. Procure não se esconder, saia do anonimato com autenticidade. Lembre-se que, para o piloto de Fórmula 1 ganhar a corrida, ele olha sempre para a frente e não para quem está no retrovisor. Foque em si e no desenvolvimento do seu empreendimento. Dessa maneira, estará na liderança”.

Luana Ribeiro, CEO da Devninjas, startup com foco em transformação digital

Você viu?

“Muitas pessoas acreditam que o empreendimento precisa ser inovador. Ou seja, disruptar todo um mercado. Mas, na verdade, para um negócio ter sucesso, basta simplesmente suprir as necessidades de alguém. Então, no momento de idealizar uma iniciativa, insira o consumidor no centro do processo, até porque, no final das contas, é ele quem irá comprar a sua ideia”.

Sabine Zink cofundadora do SAS Brasil, organização social itinerante que leva saúde à locais de vulnerabilidade

“A mulher é, com certeza, a maior protagonista da mudança social no mundo hoje. Somos engajadas, somos pivô de transformação. Cerca de 70% dos nossos voluntários hoje são mulheres e isso é muito poderoso. Se você tem um problema no mundo ou na sociedade e acredita que merece ser solucionado, aposte no seu potencial, olhe para quem você é na sua melhor versão e arregace as mangas para fazer acontecer. Eu sempre acreditei que as grandes transformações começam com pequenos passos e, construindo uma coisa de cada vez, vamos longe”.

Patrícia Ramos, influenciadora digital e dona da loja Collection By Paty

“Comece com o que você tem. Não espere ter o valor ‘x’ para iniciar. Para dar certo é preciso ter uma boa administração do dinheiro, mas se você ainda não tem uma verba para dar o start, inicie estudando, pesquisando bastante sobre o que você quer de fato fazer. Jamais se compare aos outros, pois cada negócio é um. E, por último, foque sempre no melhor: no melhor atendimento, no melhor produto, na melhor administração. Foque onde você quer chegar”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!