O mês de maio foi marcado pela realização do Seminário Facing the Giants, do Instituto Êxito de Empreendedorismo. A 12ª edição do evento ocorreu na versão online e contou com palestras de um dos maiores empreendedores do Brasil, Ricardo Bellino; da doutora em Saúde Pública e docente Iara Xavier; e do advogado e empresário Anderson Rocha.

Eles compartilharam experiências no empreendedorismo educacional e acrescentaram ideias acerca do contexto atual, que exige novas posturas e competências, principalmente no sentido de vencer as barreiras entre a economia e o mercado de trabalho. Ricardo Bellino abordou o tema “Como transformar limões em limonadas”. Iara Xavier falou sobre “A Educação empreendedora como referencial para o Século XXI” e a conversa com ela foi voltada para o ensino superior. Já Anderson Rocha trouxe reflexões sobre “O poder do network”. Os três palestrantes falaram com o Empreeda com Êxito sobre os temas de suas palestras. Confira:

Ricardo Bellino, ex-sócio do Donald Trump e fundador da School of Life Academy
Foto: Kodama
Ricardo Bellino, ex-sócio do Donald Trump e fundador da School of Life Academy


Empreenda com Êxito: Qual o maior desafio para quem quer empreender?

Ricardo Bellino: O maior desafio para empreender é aceitar, a princípio, que você vai ter que se expor a correr riscos e que, nesse processo de correr riscos, terá que aceitar o princípio que você vai falhar, que você vai cair para levantar novamente. O empreendedor é um sujeito que tem uma coragem, quase uma loucura lúcida, que acredita que coisas que a maioria das pessoas julga impossíveis de acontecerem. Essa visão, esse entusiasmo, essa criatividade e otimismo que fazem com que o empreendedor transforme suas próprias projeções, suas ideias, seus sonhos e, também, a projeção, a realidade, o sonho de tantas pessoas que participam. Realmente, é um sujeito que tem que acreditar no impossível e, acreditando no impossível, ele supera todas as etapas que fazem ele chegar na construção de um sonho. Não é apenas querer, não é apenas sonhar, mas é acreditar. O empreendedor tem que exercitar todos os dias o verbo acreditar.

Empreenda com Êxito: Qual a estratégia para transformar limão em limonada em tempo de pandemia?


Ricardo Bellino: Primeiro é você ter a capacidade de enxergar em problemas, em crises, oportunidades. Quando é imposto uma condição de isolamento de quarentena você olha e ressignifica isso, e transforma isso num momento sabático, como eu estou fazendo e esse momento sabático, é um momento de reflexão, é um momento de rever valores, é um momento de repensar os seus próprios negócios e criar novos negócios, exatamente o que eu fiz. Eu quero dizer que nunca me senti tão pleno, criativo, feliz, realizado e ressignificado como estou me sentindo a cada um dos dias desse momento sabático que eu decidi assumir do zero no dia primeiro dessa quarentena. Então, o segredo de transformar o limão em uma limonada é realmente você olhar uma coisa sobre uma perspectiva maior, sobre uma perspectiva de transformação daquilo que as pessoas estão chorando e reclamando, e transformar aquilo numa grande oportunidade de transformação.

Empreenda com Êxito: Quais são as personalidades que te inspiram?


Ricardo Bellino: Se eu pudesse citar duas grandes figuras que me inspiram demais uma é o meu eterno amigo, mentor, sócio e que me ajudou a aprender, a pensar como rico, a agir como rico, e me tornar rico, não simplesmente na acumulação financeira, mas nas atitudes do pensar grande, no pensar realmente de uma maneira disruptiva que foi o John Casablancas, fundador da Elite com quem eu tive o privilégio de começar a minha grande jornada empreendedora e tive a honra de ter sido convidado por ele em vida para cuidar do seu funeral. Não tem nada mais significativo na construção de uma relação de amizade, parceria, do que essa caminhada que nós tivemos por mais de trinta anos. E agora eu tenho um grande velho amigo Richard Saul Wurman, que é o fundador nada mais, nada menos que do TED, da plataforma TED de conferências. Com esse homem eu aprendi e tenho aprendido grandes lições dessa famosa e incrível escola da vida da qual eu sou fundador, dessa academia chamada School life Academy, que tem uma das maiores lições que eu aprendi na minha vida, que se chama understanding of things precedes actions, e quer dizer o entendimento das coisas precedem as ações. Então, é quando você entende que understanding é mais importante do que o laning, porque o ensinamento sem o entendimento não vale nada. O entendimento é a capacidade de processar esse conhecimento e tirar dele o sumo, é poder pegar o limão e não apenas espremer e fazer uma limonada, não é cortar o limão e pegar a semente do limão, é entender a essência desse limão para ressignificá-lo na forma de uma limonada e aí você fazer uma coisa realmente extraordinária com tudo isso. Estou às vésperas de lançar um novo negócio, uma new invention, ou melhor, como gosto de dizer, uma new business advention com Richard Saul Wurman. Com oitenta e cinco anos de idade, um jovem velho empreendedor visionário, que transformou a forma de fazer as conferências no mundo e, com ele, nós vamos fazer um novo formato, um novo modelo de conferências, o que ele chama de “a arte da conversação”. E deixo como um teaser, uma semente de um limão que a gente vai plantar para germinar, gerar frutos e distribuir muitos limões pelo mundo afora para poder inspirar as pessoas a acreditarem que elas podem, sim. Quando a vida oferecer limões para elas, elas podem transformar esses limões em deliciosas limonadas.

Iara Xavier, doutora em Saúde Pública, docente e palestrante
Acervo pessoal

Iara Xavier é doutora em Saúde Pública, docente e palestrante

Iara Xavier

Empreenda com Êxito: Qual a importância da educação empreendedora no ensino superior?

Iara Xavier: A educação empreendedora, além de preparar melhor os estudantes para o mercado de trabalho, traz em si a construção de atitudes como criatividade e autoconfiança, que são primordiais na construção de um profissional cidadão ciente do seu papel social e apto a colaborar no crescimento e desenvolvimento do país. Assim, o empreendedorismo possibilita uma formação acadêmica inovadora e contextualizada, instrumentalizando os estudantes para o enfrentamento dos desafios presentes no mundo do trabalho. 

Empreenda com Êxito:  Como o empreendedorismo na área educacional pode contribuir para o desenvolvimento do país?

Você viu?

Iara Xavier: Ao trazer o empreendedorismo para a Educação Superior como eixo transverso e estruturante, vemos mais claramente a sua importância no desenvolvimento econômico, social e intelectual, não somente dos seus estudantes (que serão futuros profissionais), mas no desenvolvimento econômico, intelectual, científico e tecnológico de uma região, de um país e de uma sociedade. A educação empreendedora no Brasil ainda é embrionária e carente de iniciativas, tanto no aspecto estratégico quanto no aspecto pedagógico. É ainda pequeno o número de IES que compreendem o papel estratégico do empreendedorismo dentro dos espaços acadêmicos.

Empreenda com Êxito:  Quais são os desafios do aluno empreendedor no contexto da sociedade contemporânea?

Iara Xavier: O maior desafio dos estudantes é vivenciar de fato o empreendedorismo como um constructo importante na formação acadêmica a ser contemplado em todas as áreas do conhecimento. Outro desafio é a construção de uma postura empreendedora que vai muito além de abrir uma empresa. O terceiro desafio é ainda a pouca experiência das Instituições de Educação Superior com o empreendedorismo, isto é, na maioria das IES há apenas a oferta de disciplinas teóricas sem o exercício prático.

Empreenda com Êxito: Como as tecnologias digitais podem contribuir efetivamente na área do empreendedorismo no Brasil?

Iara Xavier: As tecnologias digitais podem contribuir com o incremento e a disseminação das bases científicas, dos fundamentos teóricos e das práticas ligadas ao empreendedorismo, além de incentivar e contribuir para a criação de uma cultura empreendedora no Brasil.

Anderson Rocha, advogado e empresário do setor imobiliário
Arquivo pessoal

Advogado e empresário do setor imobiliário

Anderson Rocha

Empreenda com Êxito: Como o network pode contribuir para a carreira e os negócios?

Anderson Rocha: Pode contribuir de maneira definitiva, porque ao longo da vida profissional todos nós iremos precisar de indicações e de referências comerciais, tanto para nossa carreira quanto para os nossos negócios.

Empreenda com Êxito: Como ter network ativo através de meios digitais?

Anderson Rocha: Basta você manter suas redes sociais atualizadas e divulgar constantemente suas habilidades e ocupações empresariais, pois “quem não é visto não é lembrado”.

Empreenda com Êxito: Quais táticas para ter um bom network?

Anderson Rocha: Seja honesto e verdadeiro nos seus relacionamentos, praticando sempre a “regra de ouro”, o resto é semântica.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!