Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo faz parte do plano de estratégias para o seu empreendimento apresentar um crescimento considerável dentro de seu mercado de atuação. A área comercial e outros setores internos correlatos são setores importantes a receberem foco no momento de definir os próximos objetivos. De acordo com a pesquisa Panorama de Marketing Digital 2023, realizada pela RD Station, apenas 33% das empresas possuem metas conjuntas para Marketing e Vendas.
As metas no ambiente profissional ajudam os gestores a entenderem se estão trilhando o caminho certo para alcançar os resultados. Elas descrevem os objetivos da organização e devem ser compartilhadas com os colaboradores. Trabalhar com um planejamento adequado e realista pode levar à equipe da sua empresa mais assertividade, produtividade, comunicação clara e senso de prioridade.
“Definir os objetivos para a sua empresa, pensando no prazo, te ajuda a traçar a reta mais adequada para o seu crescimento. É importante ser realista nesse momento, principalmente para analisar os seus recursos. Busque sempre fugir de metas vagas e identifique a relevância disso para o seu empreendimento”, afirma Juliana Queissada, CEO da agência Queissada Comunicação .
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de gestão empresarial Falconi, apenas 10% das companhias brasileiras se dedicam a produzir um planejamento. Criar metas e ações para o presente e futuro de sua empresa é um dos pontos que consolidarão a sua marca. Contar com um planejamento estratégico fará com que seus colaboradores tenham um direcionamento para uma operação saudável e como lidar com os desafios.
Com experiência na área do empreendedorismo e de gestão, Juliana Queissada, CEO da Queissada Comunicação, cita 5 dicas para a elaboração de um bom planejamento para 2024:
1. Seja claro com seus colaboradores:
participar de um novo projeto sem detalhes claros pode fazer com que as metas e o resultado sejam afetados. Explique a importância daquilo que a equipe está trabalhando e o que realmente deseja que seu colega de trabalho realize. Dessa forma, você evita conflitos e chega naquilo que deseja.
2. Crie objetivos alcançáveis : por mais que a vontade de crescer seja grande, é necessário ser realista. Considere o cenário atual da sua empresa, a situação do mercado e todos os fatores que afetam o alcance das metas. Objetivos inalcançáveis apenas desmotivam sua equipe.
3. Entenda o cenário atual : saiba sobre seus resultados mensais, entenda a situação atual da organização e do mercado, enumere os pontos positivos e negativos de seu time. Uma análise SWOT é uma boa estratégia para que isso seja feito. Verifique o que pode ser melhorado.
4. Elabore metas por funções ou departamentos: deixe claro o que deve ser feito de maneira individual para os membros de sua empresa. Cada colaborador tem um ponto forte para colaborar. Identifique o perfil e designe uma função segundo a aptidão de cada um. Com funções bem estabelecidas, sua equipe será mais produtiva.
5. Revise o plano: por mais que a estratégia tenha sido estabelecida, muitos imprevistos podem acontecer durante a rotina. Por conta disso, podem ocorrer atrasos ou adiantamentos. Realize uma revisão periódica de suas metas e verifique se tudo está saindo conforme o planejado. Se necessário, faça alterações.
Objetivos atingíveis são benéficos e podem trazer um olhar positivo para o futuro do seu negócio. Em consequência disso, toda a sua equipe vai em busca dos objetivos da empresa.