Amizade: história de amigos que fundaram negócios de sucesso

Nesta quinta-feira (20) é comemorado o Dia do Amigo

No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo. A data foi criada em 1979, pelo professor de psicologia e filósofo argentino, Enrique Ernesto Febbraro, com o objetivo de ser um momento de celebrar a importância da amizade. No entanto, segundo a frase “amigos, amigos, negócios à parte”, a única coisa que não combina com amigo é negócio, isso porque, muitos acreditam que misturar trabalho com relacionamento pode não dar certo, mas, essa afirmação não é uma regra. É possível estabelecer relacionamentos comerciais bem-sucedidos com amigos.

Por isso, reunimos histórias de oito empresas que foram fundadas por amigos e viraram um sucesso. 

D4Sign 

A D4Sign é uma plataforma de assinatura eletrônica e digital que foi fundada em 2015 por três amigos de infância: Rafael Figueiredo, Nahim Francis e Rodrigo Figueiredo. A ideia surgiu a partir de um desafio que Nahim teve em seu antigo trabalho: eliminar o uso de papel dentro da organização e digitalizar os processos da companhia. Com essa missão, ele logo lembrou de seu amigo Rafael Figueiredo e juntos desenvolveram a plataforma, completando o squad, no mesmo ano eles convidaram Rodrigo para ficar à frente do time comercial. Na pandemia, com a digitalização ganhando espaço, a empresa cresceu mais de 400%, e segue na contramão do mercado com novas contratações e grandes números alcançados como 80 milhões de documentos que já foram processados na plataforma e mais de 500 mil clientes atendidos. 

Ao longo de sua história, a D4Sign ainda trouxe a solução de assinatura eletrônica atrelada a redução dos impactos no meio ambiente. “Todos os resultados alcançados até aqui, são resultados de um trabalho construído a partir de uma amizade de longa data, que uniu o conhecimento de todos para criar um negócio firmado na tecnologia e que pudesse resolver um problema comum entre as empresas e, também do público final, que tem buscado mais agilidade e segurança na assinatura de documentos”, conclui Rafael Figueiredo, CEO da D4Sign.

Foto: Foto: Divulgacao
Da esquerda à direita, Rodrigo Figueiredo, Rafael Figueiredo e Nahim Francis, os fundadores da D4Sign.


Fast Escova

Fundada em 2018 pelas empreendedoras Márcia Queirós e Michelle Wadhy, a  Fast Escova é a maior rede de escovarias da América Latina. A marca nasceu da conversa das duas amigas, ao identificarem a dificuldade em encontrar um salão que atendesse de forma rápida, sem a necessidade de agendamento e com serviço de qualidade. Em poucos minutos e em uma conversa pelo WhatsApp, as amigas desenharam o modelo de negócio, pediram empréstimo e executaram todo o plano de expansão da rede de franquias. Em menos de cinco anos, Márcia e Michelle já venderam mais de 200 unidades e faturaram 75 milhões em 2022. Com pontos espalhados por todas as regiões do Brasil, a rede incorpora o conceito Fast a outros serviços, desde penteados, unhas, sobrancelhas, maquiagem e até tratamentos capilares. 

Foto: Divulgação
Michelle Wadhy e Márcia Queirós, fundadoras da Fast Escova.


Siprocal

Formados em engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) e com experiência em mobile, engajamento de clientes, algoritmos e perfil de usuário, os amigos André Bain, Victor Lira e Nadav Peretz fundaram a Flowsense em 2016. Após a primeira rodada de investimentos, outro ex-aluno da Poli-USP entrou na sociedade: Rafael Goldenberg. Em 2021, a plataforma de mobile engagement passou a integrar o grupo de empresas comandadas pela DigitalReef. Em 2023, a DigitalReef anunciou uma fusão com Gamersclub e deu origem à Siprocal, empresa de publicidade digital que atua com a distribuição, monetização e engajamento para estratégias de mídia em celulares, TVs conectadas e games. Os quatro amigos seguem trabalhando juntos na nova fase do negócio. 

Foto: Divulgação
Amizade de milhões: história de amigos que fundaram negócios de sucesso


Casar.com

Há mais de 10 anos, as amigas Paula Raimo e Camila Piccini tornaram-se sócias ao assumirem a feira Casar - evento lançado em 2001 em São Paulo - vendida pela fundadora, Vera Simão. “A Paula atuava como Gerente de Vendas em um espaço que recebia os eventos do meu blog Say I Do, em que eu compartilhava dicas sobre organização de casamentos”, explica Piccini sobre a escolha de convidar Raimo para embarcar com ela no projeto.

As duas se juntaram ao administrador Fabio Camillo, que, de consultor, passou também a fazer parte da sociedade. Juntos, fizeram da feira uma marca que oferece um produto digital, uma plataforma de listas de casamentos convertidas em dinheiro. Desde que os sócios assumiram a empresa, o negócio já cresceu 34 vezes e o evento está em sua 21ª edição.

Foto: foto: Marina Malheiros
Camila Piccini, Fabio Camillo, Paula Raimo, sócios do Casar.com (Camila Piccini, Fabio Camillo, Paula Raimo, sócios do Casar.com


WeClever

Ana Abreu (COO) e Rodolfo Reis (CEO) se conheceram em 2015, quando Ana começou a trabalhar na Leiturinha, uma startup fundada por Rodolfo. Lá, a executiva trabalhava na área de CX. Foi a experiência de estreitar as relações entre a Leiturinha e os clientes que os deu insumo para criar a WeClever anos depois.  “A ideia da WeClever surgiu em um almoço. Discutimos sobre como grande parte das empresas não sabe como criar um relacionamento duradouro com seus clientes e também não sabem lidar com os potenciais clientes que por qualquer motivo, até então desconhecido, não consomem seus produtos. Nosso objetivo nesse momento era resolver essa dor”, conta Ana Abreu, COO da WeClever.

A WeClever é pioneira em marketing conversacional no Brasil somente no ano passado faturou R$ 15 milhões, um crescimento de 100% em relação à 2021. A empresa já impacta mais de 4 milhões de pessoas por meio de conversas personalizadas.

A executiva acredita que confiança é primordial em uma sociedade. “O conselho que posso dar é que ambos tenham as mesmas expectativas e vontade de fazer dar certo. Amigos, casais ou familiares são pessoas que já confiam umas nas outras. Além disso, é importante ter objetivos e responsabilidades bem definidas para que cada um tenha espaço para contribuir e que estejam dispostos a conversarem muito, uma boa comunicação é essencial”, finaliza Ana.

Foto: Divulgações
Rodolfo Reis, CEO, Ana Abreu, COO e Daniel Morais, CTO



Kuba Audio

Leonardo Drummond e Eduarda Vieira se conheceram na faculdade enquanto cursavam design de produtos na PUC, no Rio de Janeiro. Desde o início, formavam grupos e duplas de trabalho, e ao fim do curso, planejavam abrir um escritório de Design. No entanto, tudo mudou quando Leonardo foi estudar empreendedorismo no MIT, nos Estados Unidos. Após essa experiência, ele retornou ao Brasil com a ideia de unir sua paixão por fones de ouvido com o conhecimento adquirido em startups. Assim, em 2016, fundaram a Kuba Audio, uma marca brasileira que busca oferecer um produto inovador e 100% nacional. Tornaram-se a única marca de headphones e equipamentos de áudio com desenvolvimento e produção no Brasil. Os fones são modulares, o que permite atualizações e adaptações dos produtos ao longo do tempo. Recentemente, receberam um investimento de R$ 2 milhões do Fundo Desenvolve Amazônia e estão focados em conquistar o mercado europeu e impulsionar o crescimento no mercado B2B nacional. A Kuba Audio vem revolucionando o mercado de áudio brasileiro com sua abordagem inovadora e produtos de alta qualidade.

Foto: Divulgação
Leonardo Drummond (à dir.) e Eduarda Vieira


MB Labs

MB Labs foi fundada em 2014, pelos amigos Renan Basso e Marcello Marabita, que anteriormente trabalhavam juntos no Instituto Eldorado. A empresa é focada em consultoria de tecnologia que oferece ao mercado soluções que integram design, tecnologia, estratégia, e engenharia de software com uma gama de produtos e serviços digitais. Atualmente a companhia conta com, cerca de, 250 colaboradores e mais de 300 projetos desenvolvidos por todo o País.

Sweet Secrets

Inaugurado em 2021 com o propósito de reunir formadores de opinião e líderes empresariais, o speakeasy e clube de membros, Sweet Secrets , representa não apenas um novo conceito de exclusividade e networking, mas também uma nova etapa na duradoura amizade entre os seus dois fundadores, David Politanski e Felipe Lombardi. 

Ligados por meio da comunidade judaica e alguns colegas em comum, a amizade dos empreendedores começou há mais de dez anos, em um momento onde ambos se encontraram durante negociações para investirem em uma mesma oportunidade de negócio. A partir da inauguração deste novo local, semanalmente era realizado um poker para sócios e pessoas mais próximas, o que fez com que David e Felipe criassem uma relação de amizade e, futuramente, pudessem investir na fundação do seu próprio empreendimento. 

E deu super certo. Além de se complementarem, já que um deles possui amplo conhecimento sobre negócios e o outro é um expert em bares e grandes eventos, ambos consideram a confiança um fator crucial para o sucesso atual do Sweet Secrets. 

Foto: Divulgação
David Politanski (à dir.) e Felipe Lombardi


Drip

A fintech  Drip foi fundada em 2021 pelos fundadores Patrick McDougall Sterea e Paulo Albuquerque. O início da parceria se deu quando os sócios trabalhavam juntos no Nubank, maior banco digital do Brasil. Após criarem uma boa relação profissional, ambos decidiram sair do banco e lançar a própria fintech com um meio de pagamento utilizando o Pix que será o cartão de crédito do futuro, com menos taxas e mais vantagens para consumidores e varejistas.

A Drip é uma alternativa inteligente para compras parceladas online, com uma solução inovadora de pix parcelado em 3x, por meio do aplicativo “Drip”. A tecnologia dá a oportunidade para que consumidores tenham uma experiência melhor de compra com um método de pagamento simples e justo, sem cartões de créditos ou taxas. Melhorando a experiência de compra para os consumidores a Drip também aumenta a conversão e ticket médio dos e-commerces parceiros.