6 formas de deixar o onboarding de sua empresa mais interativo
Imersões com alto padrão de engajamento são estratégias de integração de novos colaboradores. Especialista da Team Upp, dá dicas de interatividade para RH
Engajar e reter grandes talentos é um dos grandes desafios encontrados pelas empresas nos primeiros meses dos novos colaboradores. Pensando nisso, Pedro Iglesias, sócio e business development manager da Team Upp - Consultoria especializada em engajamento e bem-estar gamificados, com soluções personalizadas de Employee Experience, preparou uma lista de dicas para deixar o onboarding da sua empresa mais interativo. Confira:
1) Realidade Aumentada:
o recurso é interativo e possui alto poder de engajamento. Com a tecnologia, é possível utilizar vídeos que mostram o dia a dia da empresa, apresentando os desafios que representam a cultura ou outros pontos que farão parte do dia a dia do colaborador.
2) Tour Virtual:
permite que o colaborador navegue pelos principais espaços da empresa e conheça inclusive lugares que não estão próximos geograficamente, como outras unidades e matrizes. É uma ótima solução para companhias com sedes em diferentes estados ou países, por exemplo, pois faz o profissional sentir que pertence a todos aqueles espaços.
3) Vídeos:
são uma importante ferramenta para contar histórias e apresentar processos. Vídeos interativos permitem que o colaborador siga por diversos caminhos.
4) Kit de boas vindas:
o material pode ser virtual, com vídeo de apresentação da empresa, materiais informativos sobre métodos de trabalho, ebooks e guias que são fundamentais para o colaborador ficar a par do funcionamento da empresa. Além disso, podem ser enviados alguns brindes personalizados, como materiais de escritório - sempre um gesto de acolhimento.
5) Eventos de integração:
promover oportunidades de socialização para que novos colaboradores se familiarizem com o time.
6) Um responsável para acompanhar o colaborador:
diversas companhias já aderiram ao modelo de apadrinhagem. Os padrinhos ficam responsáveis por acompanhar o novo funcionário e por passar orientações durante as primeiras semanas de trabalho. A técnica faz com que aconteça uma maior integração social do novo talento, assim como auxilia na vivência da dinâmica real da empresa.
Chegar a uma nova empresa é também se deparar com um grande volume de informações. Essas dicas tornam o onboarding mais agradável e facilitam a absorção dos detalhes que são passados nos primeiros dias de trabalho dos novos colaboradores.
Além disso, essas ferramentas causam uma melhora imediata na produtividade, uma vez que o colaborador já chega em sua posição preparado, com informações claras, e a par dos processos daquela organização.