Moisés Ramos

Desvendando o poder transformador do marketing de conteúdo

Mostre seus produtos e serviços de uma forma criativa!

Planeje seu conteúdo, para todas as plataformas, mas publique-o de uma forma que pareça o mais natural possível. Gerar proximidade é uma excelente forma de criar empatia com as pessoas, por isso seu conteúdo precisa ser direto e de fácil compreensão. Uma excelente dica é apostar em conteúdos educativos como tutoriais, conselhos e truques.

Esse tipo de conteúdo atrai a atenção das pessoas e gera engajamento, afinal você prende atenção do público ao mesmo tempo que ensina algo a ele. Mostre seus produtos e serviços de uma forma criativa! Não adianta apenas colocar uma foto do que você oferece, procure mostrar o produto ambientado, o serviço sendo feito, vídeos de bastidores, imagens que despertem curiosidade ou desejo em quem está assistindo.

Já que falamos em bastidores, é importante ressaltar que mostrar os bastidores é uma excelente estratégia. As pessoas gostam de ver o “por trás das câmeras”, isso aproxima o seguidor do perfil, pois ele percebe uma humanização de quem está ali exibindo o conteúdo. Crie um calendário de conteúdos para você não precisar acordar todos os dias e ficar pensando no que vai postar naquela data. Deixe o documento pronto e assim você só precisa ir seguindo o que já foi organizado.

Ao produzir seu calendário você pode separar seus posts, por exemplo, em três categorias:
● Motivacionais - Formas de inspirar as pessoas através do seu produto ou serviço.
● Técnico - Conteúdo voltado ao seu nicho, dicas, ensinamentos
● Produto - Demonstração do seu produto ou serviço de forma criativa para gerar desejo

Não existe uma regra específica de quantas publicações você precisa fazer diariamente. Mas existe um fundamento importante: Constância! É de suma importância que você publique sempre, sem grandes janelas entre uma postagem e outra. As redes querem usuários que produzam conteúdo constantemente, ou seja, quanto menos você deixar de postar, mas as plataformas vão indicar seu conteúdo. A indicação média é que você faça, pelo menos, duas publicações de Feed/ Reels e stories à vontade, mas cuidado para não abusar.

Os vídeos ao vivo nas redes são conhecidos como lives. Essa é uma tendência que gera impactos muito positivos. Mesmo que a audiência seja baixa no início, é importante que você comece a utilizar este recurso para gerar engajamento e reconhecimento do público. Faça pelo menos uma vez por semana, convide pessoas para participarem, faça colaborações com profissionais. Dê preferência para o horário da noite e reforce a interatividade, ou seja, fale o nome das pessoas que estão assistindo, deixe que elas façam perguntas e se sintam participantes do processo. Não esqueça de fazer um roteiro e de divulgar em todas as suas redes sociais (e na das pessoas que forem convidadas).