Janguiê Diniz

Moldando competências no local de trabalho

O processo de aprendizagem pode ocorrer em diversos ambientes, incluindo o local de trabalho

O processo de aprendizagem pode ocorrer em diversos ambientes, incluindo o local de trabalho. Nesse contexto, aplicamos na prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo de nossa formação, que varia desde o ensino fundamental e médio até o ensino técnico e superior, incluindo mestrado, doutorado, pós-doutorado, entre outras qualificações. Esse aprendizado é possível, em parte, pela neuroplasticidade da nossa mente.

A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro humano de se reorganizar. Essa reorganização cerebral pode ocorrer de duas formas: estrutural ou funcional. Na modalidade funcional, os neurônios são capazes de se reorganizar para assumir funções que não seriam, a princípio, suas. Isso ocorre, por exemplo, no processo de aprendizagem, em que há uma modulação na rede neural para acomodar as novas informações.

No entanto, essa conexão entre conhecimento e trabalho não é rígida. Durante o desenvolvimento das atividades profissionais, é possível aprender coisas que não foram ensinadas ou que não foram completamente assimiladas durante a formação inicial na escola ou na universidade. Assim, a construção de uma carreira poderia ser comparada à construção de um prédio. O conhecimento formal representa a base e a estrutura, a fundação. É sobre ele que todo o resto será erguido. Os tijolos e as paredes levantadas se equiparam à condução das nossas aptidões dentro do ambiente de trabalho. É um conjunto que só funciona quando bem desenvolvido e em harmonia. Do contrário, toda a estrutura fica ameaçada e pode, fatalmente, vir a ruir.

A neuroplasticidade desempenha um papel ativo nesse contexto. Ao fazermos escolhas sobre as atividades que vamos realizar, estamos moldando ativamente nossas sinapses e nossa maneira de pensar sobre processos, atividades ou até mesmo relações de trabalho. Dado que passamos a maior parte de nossas vidas envolvidos em atividades laborais, é crucial entender que nossas conexões neurais são amplamente influenciadas pelas tarefas que optamos por realizar nesse ambiente.

O processo de aprendizagem é uma constante em nossas vidas. Devemos segurar o leme para tomar decisões acertadas sobre como direcionamos nossa carreira, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. A aplicação da versatilidade como um princípio no ambiente profissional nos capacita a lidar melhor com nossas habilidades diante de desafios desconhecidos, promovendo a formação de novas conexões neurais e, por conseguinte, tornando-nos indivíduos mais adaptáveis e satisfeitos com a realidade que construímos para nós mesmos.

Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional, Fundador da JD Business Academy, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo e da ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior