A digitalização tem forçado diversos setores a adotar novas ferramentas para manter a competitividade diante de concorrentes. No setor financeiro isso não é diferente: empresas do segmento têm se voltado para a tecnologia como aliada para gerar leads e construir relações duradouras com clientes, investindo em técnicas de cross-device para superar desafios no mercado.
Não à toa, de acordo com o estudo Digital AdSpend Brasil, produzido pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, no primeiro semestre de 2023, o setor financeiro se destacou como um dos principais investidores em publicidade digital , com um crescimento de 5,94%. “As estratégias de digital advertising se tornaram essenciais para que as instituições financeiras melhorem a visibilidade da sua marca e criem conexões autênticas com seus clientes, que passam a olhar com mais cuidado para as instituições que oferecem um processo ainda mais personalizado e transparente. Estamos observando uma tendência crescente de adoção de técnicas que possibilitam às marcas se conectarem com seu público de maneira diferenciada e eficaz,” , comenta Paulo Fernandes, Diretor Geral da Siprocal - plataforma de tecnologia para distribuição e monetização de campanhas em múltiplos dispositivos - no Brasil.
Acompanhamento de usuários por múltiplos dispositivos: após a pandemia, o comportamento do consumidor mudou graças ao avanço da tecnologia na área, que permitiu um processo de digitalização acelerado. Os usuários passaram a se relacionar com as instituições bancárias por meio de aplicativos móveis e plataformas digitais. Para se adaptar a esse cenário, as empresas devem adotar estratégias de marketing digital que proporcionem uma experiência consistente em todos os dispositivos usados pelo cliente, garantindo uma interação mais eficaz e contínua.
Aumento do engajamento dos clientes: Utilizando técnicas de cross-device, as marcas podem compreender melhor seu público e criar experiências personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada consumidor. Isso inclui desde recomendações de produtos até um atendimento mais eficiente. Esse nível de personalização não só melhora o engajamento e a conversão, mas também reforça a confiança na marca.
“Em mercado dinâmico como o atual marcas que investem em ações personalizadas e proporcionam uma experiência consistente em múltiplos dispositivos ganham uma vantagem competitiva significativa.Isso não só aumenta as oportunidades de conversão, mas também responde à crescente demanda por soluções financeiras acessíveis e personalizadas na palma da mão.”, finaliza.