Aproximação com cliente: estratégia para elevar experiência de consumo

Segundo dados da Abrasel e do Sebrae, a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes se destacam na hora de escolher bares e restaurantes

O perfil dos consumidores muda constantemente, motivando bares e restaurantes a realizar melhorias e inovações para manter o cliente presente e fiel. Para tanto, é necessário compreender a importância de uma prestação de serviço de excelência e executá-la. Uma pesquisa feita pelo Vox Populi, a pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, destacou que 32,4% dos entrevistados indicaram que o principal aspecto na hora de escolher bares e restaurantes é a limpeza, seguido de 17%, que indicam a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes. 

Para Bruno Gordodicht, diretor de novos negócios do Grupo Impettus, uma das maiores holdings de franquias de bares e botecos do Brasil, acompanhar as tendências do mercado é fundamental para planejar o futuro das empresas. “É importante também que o empresário pense como consumidor. Como ele espera ser atendido? Como ele espera ser impactado para conhecer o estabelecimento? Em diversas situações esperamos ter uma experiência confortável para voltar a fazer negócio”, explica. 

Conhecer o público-alvo do próprio estabelecimento é um dos pilares para que empresários do setor possam direcionar ações e práticas estratégicas para o crescimento do negócio.

O especialista em novos negócios para bares e restaurantes reforça ainda que o acesso à informação gera nas pessoas a necessidade de consumo e que, para alcançar o possível cliente por meio de publicidade, campanhas digitais e ações presenciais em lugares diversos para promover o bar ou restaurante, possibilita o início da jornada de relacionamento com o cliente.“Mas é importante que o que foi apresentado seja real: o ambiente deve estar limpo, comida de qualidade e os atendentes bem preparados. A presença online, especialmente nas redes sociais, colabora de forma assertiva com o público”, comenta. 

Segundo o Instituto FoodService Brasil (IFB), o Brasil tem cerca de 2 milhões de bares e restaurantes. O especialista do Grupo Impettus destaca a importância do setor em inovar, mantendo qualidade, pois dessa forma, os estabelecimentos conseguem se consolidar no mercado competitivo. “Estar aberto às mudanças comportamentais dos consumidores, ter a certeza que investimento não é custo, a tecnologia vem como colaborador, a necessidade de ações de sustentabilidade, transparência, e um marketing eficaz são estratégias que podem fazer a diferença”, finaliza.