Empresários contam como amizade é vantajosa no comércio e nas relações

Em dupla, em trio e até em grupo, fundadores de marcas brasileiras compartilham as experiências de empreender com amigos

Data criada para celebrar a família que nós escolhemos ao longo da vida, o Dia do Amigo movimenta a economia e incentiva a busca por presentes e até por encontros marcados por bebidas, boas comidas e risadas gostosas. O que esse público não imagina é que do outro lado do balcão, alguns de seus restaurantes, lojas e marcas favoritas também foram criados por duplas ou grupos de amigos, que reuniram habilidades distintas, porém complementares, para consolidar gigantes do mercado nacional. Conheça a seguir histórias de amizades que construíram empresas ou que nasceram dentro delas:

Conversa de bar

O ano era 2021 quando João Machado e Alexandre Kac, amigos desde a faculdade, estavam conversando em uma mesa de bar, em Belo Horizonte (MG), e idealizaram a Zoppy, um ecossistema de relacionamento das marcas com seus consumidores que oferece estratégias digitais para fidelizar clientes de pequenos e médios varejistas.

Três meses após o encontro, os amigos uniram forças, alugaram uma sala de 5m² na capital mineira e passaram a dividir o tempo entre o trabalho em que atuavam como home office e a criação da primeira versão do produto. “Precisávamos de recursos para colocar a ferramenta para rodar, então, começamos uma dupla jornada em que, de segunda a sexta, conciliamos dois trabalhos e, aos sábados e domingos, percorrendo a cidade para ajudar imobiliárias a localizar terrenos para negociações”, relembra Machado, CEO da Zoppy.

O feito deu certo e os R$ 180 mil arrecadados com a parceria com as imobiliárias, possibilitaram à dupla de amigos investir em desenvolvedores e a construir a primeira versão do produto do negócio. Desde então, são 500 clientes e mais de 3,7 milhões de consumidores impactados em todo o Brasil. “Nos conhecemos durante o estágio que fizemos em uma consultoria ligada à faculdade e a amizade que construímos juntamente aos progressos dentro do ambiente corporativo, conservou o nosso desejo de seguirmos unidos no empreendedorismo”, comenta o executivo. 

Para 2024, os amigos preveem conquistar mais de 1.200 novos clientes e R$ 6,9 milhões de faturamento. 

Amizade estruturou a maior rede de franquias de bares e botecos

A história de amizade de Leandro Souza e Bruno Gorodicht vem desde a infância. Leandro, de origem humilde, com a mãe trabalhando como empregada doméstica e o pai como porteiro, cresceu no subúrbio carioca e, na adolescência, conheceu Bruno Gorodicht, amigo que o incentivou a ir aos Estados Unidos em busca de mais oportunidades.

Sem dominar o idioma, Leandro não se limitou e a coragem o levou a trabalhar como manobrista, segurança de boate e entregador de pizza, logo o espírito empreendedor ascendeu, abriu sua própria empresa de vallet e realizou o sonho de ser piloto de avião.

Em 2009, de volta ao Brasil, enxergou possibilidades de trabalhar com um petisco que é muito quisto por todos os brasileiros, espetinhos de churrasco. Foi então que em 2011, junto ao amigo Bruno, criou o Espetto Carioca, rede de bares e restaurantes, hoje presente em seis estados, e que originou o Grupo Impettus, uma holding que está entre as maiores redes de franquias de bares e botecos do Brasil, assumindo a gestão de marcas como Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito, além de deter o frigorífico Carioca Foods e a fábrica de chocolates e sobremesas OMG, que atuam na distribuição dos insumos para todas as unidades da holding.

Os planos dessa dupla de amigos não para por aí, até o fim deste ano projetam levar a experiência brasileira aos Estados Unidos, com a internacionalização da marca Espetto Carioca. Ainda este ano, a expectativa é ter um aumento de 25% em relação ao ano anterior, e alcançar o faturamento de R$ 250 milhões.

Todos os caminhos levam ao bubble tea

Amigos desde a infância, Rodrigo Balotin, 41 anos, e Alex Lin, 38, cresceram juntos em Foz do Iguaçu, cidade no interior paranaense fronteira com Paraguai e Argentina. Descendente de taiwaneses, Alex passou a juventude em comunidade de imigrantes, mergulhado na cultura e gastronomia de seus antepassados, consumindo produtos como o bubble tea, chá tradicional do Taiwan, acrescido de pérolas de tapioca que formam macias ‘bolhas’.

Já adultos, Rodrigo e Alex cursaram juntos a faculdade e iniciaram a carreira empreendendo com Comércio Exterior: Rodrigo na China e Alex entre Paraguai e Brasil. Neste período, Alex conheceu Rogério Arcanjo, 39, mineiro que fazia faculdade em Foz do Iguaçu e trabalhava com logística. Na China, Rodrigo deparou-se com o sucesso do bubble tea, bebida da infância de Alex.

Do outro lado do globo, Alex apresentava ao Rogério o mesmo produto. Retornando ao Brasil, Rodrigo trouxe na bagagem o desejo de profissionalizar o chá caseiro da cultura taiwanesa, e o trio reuniu habilidades para fazer o negócio acontecer. A Bubble Mix nasceu como marca local no estado do Paraná, em 2014, e dois anos depois tornou-se franquia, atingindo hoje mais de 80 unidades em 17 estados brasileiros e faturando no último ano mais de R$ 29,3 milhões.

Da pausa para o café para uma das maiores franquias do Brasil

A história de empreendedorismo de sucesso dos amigos Alan Parise, Gare Marques, Hilston Guerim e Vinicius Delatorre começa numa fila incômoda de cafeteria. Certa vez, os executivos paranaenses, que já atuavam em outras sociedades, queriam fazer uma pausa para o café após o almoço e pararam na fila de uma cafeteria, a demora no atendimento os fizeram perder uma reunião, o que gerou conversas e comentários sobre o episódio vivido.

Assim, a partir dessa experiência, eles tiveram a ideia de criar um negócio que todo o processo, do pedido ao pagamento, fosse mais prático e ágil. Dessa forma, nasce a Mais1.Café, uma das maiores redes de cafeterias do Brasil. Atuante no mercado desde 2019, a franquia está em 220 cidades, em 25 estados brasileiros e no Paraguai, oferecendo a qualidade do café especial aos amantes da bebida, com mais de 30 opções quentes e geladas, além de acompanhamentos doces e salgados importados da Europa e da América Latina.

Já em 2024, o quarteto ultrapassou a marca de 700 lojas confirmadas e investe em grandes parcerias para conquistar os consumidores, como o lançamento do Cappuccino Ovomaltine® Rocks.

Amizade e propósito em comum 

Após trabalharem em negócios em comum, Guilherme Mauri e Douglas Pena perceberam que poderiam ir além e desenvolver uma empresa que oferecesse praticidade, segurança e conveniência para complexos residenciais e comerciais. Com esse pensamento, em 2020, eles fundaram a Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem intermediários para a realização das compras.

A partir do conceito de superproximidade, os sócios celebram a expansão com mais de 255 unidades em todo o país, que oferecem a partir do uso da tecnologia a possibilidade de gerenciar os minimercados com ferramentas próprias para garantir a funcionalidade e o fluxo de vendas. Até o final deste ano, a rede pretende alcançar 455 lojas confirmadas e um faturamento de R$ 38 milhões.