O sonho de muitos brasileiros é ter o próprio negócio, por isso, empreender está se tornando uma escolha cada vez mais recorrente. Além disso, o franchising é o que mais chama a atenção dos investidores por se tratar de uma empresa já testada e consolidada no mercado, além de poder contar com um suporte da franqueadora. No momento da escolha pelo empreendimento, é imprescindível ter em mente o setor pelo qual você mais sente afinidade e terá o prazer de trabalhar.
Roberson Alvarenga, especialista em direitos de trânsito e CEO da Help Multas, é ex-servidor público militar e trocou sua vida de concursado para empreender. “Quando temos certeza do que queremos, precisamos nos jogar sem medo, mas claro que com muito estudo e pesquisa. Me encontrei na área de recursos de multas enquanto ajudava amigos próximos com seus processos de trânsito, foi assim que tive minha virada de chave e percebi a oportunidade para algo maior. Abri minha própria empresa, comecei por baixo e, em pouco tempo, tornei o negócio franqueável”, revela.
Se você também quer se tornar um empreendedor e não sabe em qual área embarcar, Roberson listou quatro pontos importantes do setor de serviços e outros negócios para você considerar, confira:
1. Expansão
Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Serviços e Outros Negócios registrou alta de 25,3% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. “Este é um segmento que não vai parar de crescer devido a gama de opções que o englobam. Você pode se especializar em finanças, limpeza ou multas, por exemplo”, aponta o CEO.
2. Baixo custo
Normalmente, uma franquia de serviços possui um investimento inicial menor porque não há necessidade de investimentos em estoques ou em grandes locais de armazenamento. “Neste segmento você deixa de investir em produtos físicos, palpáveis, para aplicar toda a atenção em aprimorar os serviços que sua empresa vai oferecer”, sugere Alvarenga.
3. Tempo de implantação menor
Seja loja ou home based, uma franquia de serviços e outros negócios, por não depender de estoque, pode ser inaugurada em menos tempo. “Há menos burocracia para abrir e dar início aos trabalhos. No caso do home based, porque você já tem o espaço, e as lojas não precisam ser grandes estruturas”, conta o CEO”, conta o CEO.
4. Alta demanda e recorrência
Independente da área que escolher dentro deste segmento, você perceberá um grande número de pessoas buscando pelo seu serviço e com altas chances de voltarem a consumir o seu negócio. “É importante entender o que você vai vender. Estude o mercado para analisar a necessidade das pessoas, conhecer as demandas e, então, ao tomar a decisão do que quer oferecer, aperfeiçoar a ideia para entregar o melhor. A recorrência será seu aliado, pois a chance do consumidor voltar será grande”, aconselha Roberson.