Na Semana do Consumidor, em que se celebra o Dia do Consumidor, a 15 de março, o varejo brasileiro prepara uma série de promoções e ofertas especiais para os consumidores. Com tantos cupons promocionais e descontos atrativos, criminosos se aproveitam do período para aplicarem golpes por meio de descontos, sites e links falsos, com o objetivo de furtarem dados pessoais, como contas bancárias, números de telefone e clonar cartões de crédito.
Observando o comportamento dos criminosos digitais há mais de 25 anos, Longinus Timochenco, Vice-Presidente da Clear IT, empresa de proteção de dados, nuvem híbrida e cibersegurança, lista 5 dicas para o consumidor aproveitar as ofertas e comprar com segurança. Confira:
Faça compra com cartão de crédito
Os cartões de crédito são um aliado na hora de aproveitar as ofertas especiais, sendo o principal método utilizado pelos consumidores. O especialista em segurança cibernética explica que o consumidor pode adotar cartões virtuais para realizar compras no e-commerce com mais segurança.
“Uma vantagem é que o cliente pode solicitar o cartão virtual para realizar compras específicas, bloqueando o mesmo logo após realizar a transação. Desta forma, caso algum suspeito tente realizar uma nova compra ou roube o código de acesso, não conseguirá utilizar”, afirma.
Reputação do vendedor
Com o grande número de empresas nativas digitais e lojas nas redes sociais, antes de finalizar a transação de pagamento do item desejado, é importante que o consumidor pesquise o histórico de entrega da loja. “Além das avaliações no site da empresa desejada, é importante que o cliente busque o histórico de reclamações em sites especializados na internet, leia com atenção, observe o relacionamento de pós-venda. Em caso de dúvida, é indicado não efetuar a compra”
Esteja atento a e-mails suspeitos
Buscando uma comunicação mais próxima dos clientes, as empresas aumentam o envio de e-mails promocionais, assim como SMS e contato via WhatsApp para a recomendação de produtos e lembretes de compras não finalizadas. Além das lojas, os criminosos digitais também criam endereços de e-mail similares para roubar o cliente, conhecido como phishing, a técnica visa direcionar o usuário para plataformas falsificadas, induzindo-o a fornecer dados pessoais para ganhar cupons ou acessar com exclusividade alguns itens.
“O cliente precisa estar atento aos selos de autenticação da comunicação da empresa com ele, seja pelo cadeado no site ou selos de verificação em canais de WhatsApp. Caso perceba a insistência por dados pessoais, é necessário interromper a comunicação e realizar a denúncia em sites de reclamação e nas autoridades policiais”
Evite comprar conectado à redes públicas de Wi-Fi
Segundo o especialista, os hackers aproveitam a distração dos consumidores conectados em redes públicas de internet para roubar dados pessoais, monitorar e-mails importantes e realizar transações bancárias. “Enquanto as pessoas estão em uma rede pública, os criminosos monitoram seus movimentos, sendo fácil direcionar o consumidor para uma site malicioso ou infectar o aparelho com um vírus”, exemplifica Longinus.
Software atualizado
Para combater ataques e minimizar o risco de roubos de dados, também é recomendado que o usuário mantenha o sistema operacional atualizado, além de antivírus em dia. Isso aumenta a proteção do dispositivo contra malware. “Infelizmente, não é uma prática comum no Brasil manter os aparelhos atualizados, a falta desta ação permite que o sistema operacional fique vulnerável aos ataques que são constantemente desenvolvidos pelos criminosos”.
O especialista também afirma que durante períodos elevados de compra o consumidor também deve estar atento às políticas de devolução das compras adquiridas em períodos promocionais e guardar comprovantes de compra e confirmação de pagamento para proteção. Isso para que caso o cliente seja vítima, possa comprovar a fraude e acionar as autoridades.