Realidade Mista: avanços e transformações

Recurso é mais do que uma tendência momentânea, e moldará o futuro da experiência humana

O mercado de Realidade Mista está em ascensão, capturando atenção global de investidores e líderes do setor. De acordo com relatório da Comissão Europeia, o potencial de mercado é tamanho que há a expectativa de geração de 860 mil empregos na Europa até 2025. No Brasil, o cenário não é diferente: a tecnologia tem despertado interesse devido às suas possibilidades inovadoras em diversos campos, como jogos, educação, saúde e negócios. 

Segundo André Assis, CEO da XLab, empresa desenvolvedora de tecnologias que humanizam a comunicação, a Realidade Mista é mais do que uma tendência momentânea e moldará o futuro da experiência humana: "Estamos vivenciando uma revolução tecnológica com a ascensão da Realidade Mista. Acredito que essa tecnologia moldará o futuro da experiência humana. Seu desenvolvimento nos ajudará a estabelecer padrões de excelência, além de criar um cenário inovador para sua aplicação em diferentes áreas, promovendo avanços significativos”.

Setores estratégicos como Arquitetura, Entretenimento e Jogos, e Saúde serão impulsionados pelo avanço da tecnologia. A Associação Brasileira de Realidade Estendida (XRBR) também prevê um avanço global para o mercado de Realidade Mista em 2024, impulsionado pela inteligência artificial, que desempenha um papel fundamental na aceleração do desenvolvimento de conteúdos imersivos.

Além disso, o executivo destaca a evolução expressiva da receita nesse setor ao longo dos anos. “Inicialmente na casa dos milhões de dólares em 2016, a receita cresceu ainda mais em 2020 e é esperado que alcance múltiplos milhões de dólares até 2026, segundo o levantamento da Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR)”, explica. Esses avanços indicam uma trajetória promissora para o mercado nos próximos anos, refletindo um interesse significativo em diversos setores profissionais

Seguem abaixo casos de uso de realidade mista em diferentes  setores, segundo o executivo:

Trabalho remoto:

O trabalho remoto tornou-se uma tendência crescente, e a RM oferece soluções para os desafios enfrentados em ambientes virtuais. Empresas como a Japan Airlines e a NASA estão utilizando dispositivos como o HoloLens para treinar equipes remotas, melhorando a eficiência e a qualidade do trabalho. Isso representa uma evolução no modo como as organizações abordam o trabalho remoto, proporcionando experiências imersivas e colaborativas.

Varejo:

No setor de varejo, a realidade mista está transformando a interação entre clientes e produtos. Ao permitir que os consumidores manipulem representações digitais tridimensionais dos produtos, a tecnologia aumenta o envolvimento do cliente. Além disso, oferece a oportunidade de experimentar virtualmente produtos antes da compra, proporcionando uma abordagem inovadora para atrair os consumidores.

Assistência médica:

A realidade mista é uma ferramenta valiosa no campo da medicina, proporcionando aos estudantes e profissionais uma visão detalhada e interativa do corpo humano. Desde a visualização de órgãos em funcionamento até o aprimoramento das habilidades médicas, essa tecnologia oferece um ambiente de aprendizado seguro e eficaz. Além disso, auxilia os pacientes na compreensão de diagnósticos.

Educação:

Para os educadores, imergir os alunos em seus ensinamentos de forma mais profunda é um desafio. Grande parte dessa dificuldade vem de quão difícil é trazer uma lição para a vida. As pessoas aprendem melhor quando podem ver o impacto do seu assunto no mundo real. E é exatamente onde a realidade mista se destaca em um ambiente de sala de aula. RM também é uma combinação perfeita para ensino remoto e à distância. 

O futuro da experiência humana está, de fato, sendo moldado por essa  tecnologia, e as perspectivas indicam um cenário cada vez mais fascinante e transformador.