Black Friday fraca? Saiba como alavancar as vendas para o fim de ano

Apesar do desempenho irregular, empresas ainda podem explorar sazonalidade da data comercial fortalecendo suas equipes

De acordo com um levantamento realizado pela Neotrust em parceria com a ClearSale, a Black Friday 2023 foi a segunda pior da história do Brasil, desde que começou no País, em 2010. Os varejistas faturaram cerca de R$ 4,9 bilhões, montante 15% menor em relação a 2022. Além disso, a NielsenIQ Ebit também aponta que as vendas caíram cerca de 13% no e-commerce. 

Duas das causas citadas para o fraco desempenho são o encarecimento dos produtos e o endividamento da população. Para Thales Zanussi, fundador e CEO do Mission Brasil, referência em digital outsourcing e staff on demand no País, as empresas precisam olhar para esses fatores com atenção ainda este ano, de forma a driblarem os problemas para o período de festas.

“São obstáculos que afetam ambas as partes e precisam de uma solução conjunta para que as festividades natalinas não tragam resultados desanimadores como os da Black Friday. A contratação de equipe sob demanda pode ser uma alternativa excelente, já que oferece mão de obra qualificada aos contratantes em uma data comercial movimentada, ao mesmo tempo que garante aos consumidores recursos para lidarem com os preços atuais do mercado e tomarem decisões de compra conscientes”, diz o executivo.

Como flexibilizar a estrutura de contratação pode ajudar as empresas?

No trabalho sob demanda, os contratos são feitos apenas para projetos específicos, sem vínculos permanentes. Ou seja, companhias de diferentes segmentos entram em contato com especialistas das suas áreas por todo o território brasileiro, alcançando seus objetivos de forma menos custosa e burocrática. Já os trabalhadores podem acessar mais oportunidades e desafogar as contas do mês, além de equilibrar suas vidas pessoais e profissionais. 

Por conta da flexibilidade e democratização dessa estrutura, o setor está em constante ascensão. Segundo um relatório da Future Market Insights, esse mercado deve atingir US$ 1,1 bilhão (R$ 5,7 bilhões) até 2032, crescendo o valor de US$ 387 milhões (R$ 2 bilhões) estimado em 2022 em 11,7% ao ano.

No Mission Brasil, as atividades estão dispostas em áreas como pesquisa de mercado, shopper ou repositor, cliente oculto, monitoramento de PDV e software de gestão de força de campo, dentre muitas outras. As funções são disponibilizadas em formato presencial ou virtual, com o pagamento das missões sendo realizado após 48 horas, justamente para reforçar a ideia de praticidade e autenticidade do segmento.

Devido aos resultados irregulares da Black Friday, Zanussi ressalta que essa agilidade característica do trabalho sob demanda permite que as empresas tragam mais eficiência às suas operações a tempo para o período de Festas. “Por exemplo, atualmente estamos com milhares de missões disponíveis de uma multinacional que está chegando no Brasil que requer apenas que o nosso missionário cadastre um estabelecimento, explicando sobre o aplicativo da empresa e orientando o responsável pelo estabelecimento a fazer cadastro e download. Assim, o Mission está contribuindo com a montagem de uma rede credenciada para essa multinacional em todo o País, de forma rápida e prática, sem que a empresa precise dispor, por hora, de uma equipe própria. Portanto, são saídas eficazes para que o contratante consiga bater as suas milhares de metas em uma época promissora, mas também desafiadora”, conclui.